Pode fazer tatuagem amamentando?
O aleitamento materno exige uma série de cuidados para que mãe e filho não sejam prejudicados. Confira as orientações do especialista.
Após o nascimento do bebê, muitas mães têm vontade de eternizar esse momento especial na pele. No entanto, durante o período de pós-parto, é preciso ter alguns cuidados especiais, e isso inclui a realização de tatuagens.
Quem amamenta pode fazer tatuagem? Se não, depois de quanto tempo é permitido? Essas e outras dúvidas você esclarece a seguir.
Boa leitura!
Pode fazer tatuagem amamentando?
Especialistas não recomendam a prática durante o período de aleitamento materno. Isso porque existe um risco de contaminações de vírus e bactérias por meio da agulha, sem contar que a pigmentação é feita à base de metal, o que pode desencadear reações alérgicas.
Além disso, durante a gestação, a pele da mulher também passa por algumas alterações. Por isso, cabe reforçar os riscos de desenvolver quadros alérgicos.
O que diz a Sociedade Brasileira de Pediatria?
A Sociedade Brasileira de Pediatria não recomenda fazer tatuagens na região da mama ou do mamilo durante o período de amamentação. A orientação é de prevenir o risco de inflamações no local e obstruções nos ductos mamários, o que pode ocasionar o empedramento do leite e a mastite. Ainda de acordo com a entidade, como não há evidências científicas especificando o que deve ou não ser feito, os especialistas orientam que a lactante evite se tatuar durante esse momento.
Quando será possível fazer tatuagens?
Passado o período de amamentação, já é possível fazer tatuagens sem correr nenhum tipo de problema de saúde nem de prejudicar o bebê. Também vale reforçar alguns cuidados especiais recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Pediatria.
A amamentação deve ser exclusiva até o sexto mês de vida do bebê, e deve continuar em paralelo à alimentação complementar até os 2 anos ou mais. Não deixe de consultar seu profissional de saúde para obter orientações individualizadas.
Saiba mais sobre amamentação
Se você quiser saber mais sobre amamentação, confira os artigos publicados no Nestlé Baby&Me. Os conteúdos contam com dicas e orientações dos profissionais da área da saúde, que falam sobre os desafios e as dificuldades enfrentadas durante o período de aleitamento materno, sobre a alimentação da mãe nesta fase, além de outras recomendações para ter uma experiência afetiva.
Acesse já!
Artigos relacionados