Seio dolorido durante a amamentação: o que pode ser?
No início da gestação, toda mãe enfrenta alguns desafios; especialistas orientam sobre como superar essas dificuldades.
No início da fase de amamentação, é absolutamente normal que as mães enfrentem algumas dificuldades. Entre as mais comuns relatadas, estão as queixas de seios doloridos.
O Nestlé Baby&Me, a seguir, explica as principais causas dessas dores e dá dicas de como prevenir e tratar os machucados das mamas.
Boa leitura!
Seio dolorido: principal causador
O principal fator que provoca machucados nos seios é a pega. Ter uma boa pega consiste em maior nutrição do bebê e estimula a produção do leite materno; mas acertar é um desafio e por isso é necessário mudar as posições do bebê até que ele consiga abocanhar o mamilo, de modo que seja confortável para mãe e filho.
“É preciso de alguém que ajude com essa questão da pega e te apoie por esses primeiros dias mais difíceis, porque quando a dor passar, você vai ter um momento maravilhoso com o seu filho pelo tempo que você conseguir manter a amamentação”, explicou a pediatra Dra. Patrícia Fábregas.
A especialista reforça que, no início, os desafios da amamentação são muito comuns, e somente depois que a lactante aprende a superar essas dificuldades ela vai poder desfrutar dessa experiência da melhor forma.
Além disso, uma outra recomendação dos especialistas é que, se a mãe ainda continuar com dificuldades para amamentar, ela deve procurar pela ajuda de uma consultora em aleitamento materno ou consultar um pediatra, e jamais interromper a amamentação
Assista ao vídeo com a Obstetra e Ginecologista Dra. Ana Claudia Capanema para saber mais:
Como prevenir e tratar os machucados no mamilo?
O melhor método preventivo aos machucados é acertar a própria pega do bebê, afinal, é o principal causador.
Quanto aos tratamentos, o uso de pomadas ou de outros medicamentos para tratar as fissuras é contraindicado pelos especialistas ouvidos pelo Nestlé Baby&Me. Isso porque alguns desses produtos podem piorar os machucados, como é o caso da lanolina, que ainda é muito procurado pelas lactantes. Esse tipo de óleo ajuda a hidratar o mamilo, porém, o deixa mais sensível.
“Quando o bebê abocanha aquele seio que está muito hidratado e oleoso, a boquinha simplesmente escorrega e ele, ao invés de pegar o bico e a auréola, pega somente o bico, o que aumenta a incidência de fissura”, explica a Dra. Patrícia Fábregas.
A dica da especialista para tratar os machucados é o próprio leite materno. “Depois de amamentar, a mãe vai passar o próprio leite materno no seio e deixar arejar um pouquinho. Hoje em dia, a gente não estimula que a mãe ande com protetores nos seios porque eles acabam enchendo de leite, ficam úmidos e a umidade não combina com a cicatrização desses machucados”, disse a pediatra
Saiba mais sobre amamentação
O Nestlé Baby&Me tem uma série de conteúdos voltados à gestantes, lactantes e recém-nascidos. Além disso, você também pode conferir as recomendações dos especialistas da área da saúde no podcast Baby&Me. Acesse já!
As orientações acima não substituem uma consulta médica. Não deixe de consultar seu profissional de saúde para obter orientações individualizadas.
Fontes:
Entrevista com a pediatra Dra. Patrícia Fábregas
Artigos relacionados