O que é a constipação intestinal?
Trata-se da dificuldade da criança ou do bebê em eliminar as fezes, exigindo muito esforço na hora de evacuar e, normalmente, com a presença de fezes ressecadas. Ela também é conhecida por outros nomes, como intestino preso, prisão de ventre e, por alguns médicos, como obstipação e pseudoconstipação.
Como sei se meu bebê está constipado?
Para saber ou reconhecer se o bebê está constipado, antes é necessário compreender o que seria o normal. No começo da vida, é muito comum que lactentes evacuem várias vezes ao dia, e o esperado é que essa frequência reduza por volta dos seis meses de idade. Depois que a criança começa a se alimentar, a frequência vai reduzindo até chegar a uma média de 3 a 4 evacuações por semana, sendo isso considerado como normalidade.
De acordo com o pediatra e neonatologista Dr. André Laranjeira, é possível identificar sinais de constipação na hora de evacuar, quando a criança:
- Faz muito esforço.
- Fica com a pele vermelhinha
- Começa a se contorcer
- Apresenta sangue nas fezes
Um bebê pode ficar sem evacuar por até 10 dias e, apesar de ser um número longo, se ele está bem, sem fazer esforço e se alimentando bem, é possível tolerar. Já para as crianças maiores, o esperado é que elas evacuem em até 3 dias no máximo. Se elas começarem a apresentar esforço, dor e choro, recomenda-se pedir ajuda ao pediatra da criança.
O que posso fazer se meu filho estiver constipado?
Dr. André informa que existem ações que podem ser realizadas pelos cuidadores quando o bebê estiver constipado:
- Massagens suaves no abdômen do bebê.
- Fletir as perninhas sobre o abdômen (conhecido como “bicicletinha”).
- Estímulos com algodão umedecido na região perianal para que a criança sinta vontade de evacuar.
- Se for necessário, também é possível conversar com o pediatra do bebê sobre o uso do supositório mais adequado.
Na criança acima de 1 ano deve-se avaliar:
- a hidratação, se ela está bebendo água de forma adequada, e
- a alimentação, percebendo se há uma ingestão adequada de fibras
- Também é possível realizar as mesmas ações já mencionadas, como massagens e movimento de bicicletinha. Se houver necessidade, conversar com o médico sobre o melhor tratamento.
A constipação traz algum problema ao bebê ou para a criança?
A constipação não traz problemas graves para o bebê ou para a criança. Mas, existem algumas observações: quando as fezes estão muito endurecidas, elas podem ocasionar pequenas fissuras, que trazem sangramento nas fezes e a longo a prazo, quando a criança começa o processo de desfralde, a constipação pode gerar medo e insegurança. Então, os cuidadores que cuidam da constipação do bebê desde cedo já estão ajudando para que o processo de desfralde aconteça bem. Não deixe de consultar o pediatra do seu filho se estiver com dúvidas em relação à constipação e para obter orientações individualizadas. As dicas presentes neste texto não substituem uma consulta médica.
Agradecemos a colaboração do Dr. André Laranjeira nesta edição do "Pergunte ao Médico":
Artigos relacionados