Intolerância à lactose na gravidez: como lidar
Quem tem intolerância à lactose precisa mudar alguns hábitos alimentares. Saiba como lidar com esse distúrbio durante a gestação.
Intolerância à lactose acontece quando o corpo não consegue digerir por completo a lactose, o principal carboidrato encontrado em leite e derivados. É causada por uma deficiência da enzima lactase, e quando isso ocorre, ela fica no intestino e sofre fermentação pelas bactérias. Isso provoca algumas reações no nosso organismo.
É importante ressaltar que a intolerância à lactose não é a mesma coisa que a APLV, que é a alergia à proteína do leite, e tem sintomas e tratamentos diferentes da intolerância.
Quais são os sintomas de quem tem intolerância à lactose?
Os principais sintomas de intolerância à lactose são:
- Dor abdominal
- Estufamento
- Diarreia
- Excesso de gases
- Dor de cabeça
- Barriga inchada
Normalmente, esses sintomas se manifestam de forma combinada (dor de cabeça e sensação de barriga inchada, por exemplo). Ao observar alguns desses sintomas, procure por uma especialista para o diagnóstico correto e procedência no tratamento.
Como lidar com a intolerância à lactose durante a gravidez
A intolerância à lactose pode não prejudicar a saúde da gestante e do bebê. Muito pelo contrário, pode acabar se tornando uma oportunidade de buscar uma alimentação balanceada.
Quem explica melhor isso é a nutricionista Cheila Terence. Em conversa com o Nestlé Baby&Me, ela afirma que pelo fato de a grávida ter que substituir os alimentos que contêm lactose, a variação de alternativas é muito maior, e por isso a gestante pode ingerir ainda mais nutrientes. Consequentemente, isso gera ainda mais benefícios ao desenvolvimento do bebê.
“Na gravidez, você começa a fazer uma alimentação bem rica em muitos nutrientes. Hoje, na intolerância à lactose”. Grávidas podem descobrir a intolerância à lactose durante em meio ao período de gestação, mas não é muito comum. No entanto, caso isso venha acontecer, é possível lidar de forma simples: é só procurar por um especialista.
“Se porventura ela vier a desencadear essa intolerância no período de vida normal, depois engravidar, vai ser mais fácil de tratar porque ela já vem de uma educação alimentar sem a lactose. Agora quando ela desencadeia essa intolerância durante a gravidez, a gente tem que tratar toda a parte comportamental e explicar sobre o que tem lactose e o que não tem lactose, e é super fácil de lidar”, disse.
Saiba mais sobre intolerância à lactose!
Quer saber mais sobre esse assunto? O Nestlé Baby&Me tem uma série de conteúdos sobre intolerância à lactose na fase infantil. Acesse já!
E não perca outras novidades, orientações dos especialistas da área da saúde e artigos voltados para uma ótima gravidez e o melhor desenvolvimento infantil que são publicadas na página do Nestlé Baby&Me.
Artigos relacionados