Desenvolvimento do feto na 14ª Semana de Gravidez
Na 14ª semana de gravidez o feto desenvolve o sentido do tato. Ele já consegue abrir a boca e até franzir o rosto! As pernas estão mais longas que os braços. A pele continua a se desenvolver: já existe derme sob a epiderme. A tireoide já funciona e produz o hormônio tireoidiano. A partir dessa semana, o feto se torna muito mais ativo. Se você ainda não sentiu nenhum movimento, em breve isso ocorrerá.
Mudanças no corpo na 14ª Semana de Gravidez
Caso você esteja bem, como acontece com a maioria das mulheres durante o segundo trimestre, aproveite: é um bom momento para viajar com seu parceiro e fazer coisas que possivelmente não poderá fazer quando a gravidez estiver mais adiantada. Essa é também a hora perfeita para se mimar com uma visita ao cabeleireiro ou uma noite de festa com os amigos, por exemplo. Você já superou os desconfortos do primeiro trimestre! Divirta-se agora e se permita alguns mimos.
O que comer e o que não comer na 14ª Semana de Gravidez
A satisfação do desejo de consumir açúcar durante a gravidez requer um pouco mais de criatividade que o normal, sobretudo se sua vontade agora é mais intensa. Não há mal nenhum nas sobremesas, desde que você não se exceda. Para satisfazer sua veia gulosa e, ao mesmo tempo, cuidar das necessidades nutricionais, escolha frutas frescas, sobremesas feitas com leite, iogurtes naturais semidesnatados ou light (0%) e frutas secas. O açúcar é bom para a saúde, já que constitui excelente fonte de energia, com exceção do refinado. A gravidez representa um período maravilhoso, e é importante desfrutá-lo, mas o segredo está na moderação.
Conselhos às gestantes na 14ª Semana de Gravidez
Você pensa em tirar férias e viajar, mas não tem certeza se deve? Não há problema nenhum, você pode tirar férias no quarto ou quinto mês de gravidez. Pode se mover com absoluta normalidade e fazer quase tudo o que quiser. Mas é preciso levar em conta alguns pontos: nas viagens de carro, não se esqueça de parar para descansar a cada duas horas. De qualquer forma, você terá de parar porque agora bebe mais líquido que o habitual. Não fique sentada por muito tempo, com as pernas dobradas, porque durante a gestação são maiores as probabilidades de sofrer uma trombose. Levante-se com frequência, especialmente em viagens de avião (que você pode fazer até o sétimo mês). Embora as viagens aos países mais quentes não constituam um risco, podem ser menos agradáveis devido ao tamanho da barriga. Lembre-se de que nem sempre os serviços médicos e as condições higiênicas são tão bons e pode haver risco de infecções. Consulte seu médico caso a viagem envolva vacinações ou se precisar de medicamentos para combater enjoo.
Artigos relacionados