Desenvolvimento do feto na 35ª Semana de Gravidez
Já se passaram 35 semanas de gravidez e os pulmões do feto estão prontos – não apenas para o primeiro choro após o nascimento. A substância que reveste a superfície interna das extremidades dos alvéolos pulmonares de seu filho está presente em quantidades suficientes para assegurar sua flexibilidade e prevenir colapsos. As trocas entre seu corpo e a placenta continuam, e é isso que mantém o volume do líquido amniótico contido na chamada “bolsa amniótica”. Quando a criança está prestes a chegar ao mundo, a bolsa se rompe (ou “estoura”). Esse será o sinal de que você deve ir para a maternidade.
Mudanças no corpo na 35ª Semana de Gravidez
De repente, de um dia para o outro, você respira com maior facilidade e a digestão melhorou. O que está acontecendo? É muito simples: o feto faz o que deve fazer: já se pôs de cabeça para baixo em sua bacia. Talvez você tenha sentido uma leve dor no abdômen: trata-se de contrações que pressionam seu útero para baixo, dando aos pulmões e ao estômago um pouco mais de espaço. Nas últimas semanas de gravidez você terá, sem dúvida, a sensação de que seu corpo começa a se preparar para o nascimento de seu filho.
O que comer e o que não comer na 35ª Semana de Gravidez
Existe um motivo para que os ácidos graxos ômega 3 sejam chamados de “ácidos graxos essenciais”: eles são mesmo essenciais, pois nosso corpo não pode sintetizá-los. Eles participam da estrutura das membranas celulares e do cérebro. Atuam na regulação do fluxo de informações entre as células, especialmente as neuronais, e são imprescindíveis nas funções imunológicas normais. Todos os ácidos ômega 3 que você ingere, por meio de sua alimentação, passam para o corpo do seu filho através da circulação fetoplacentária. Esses ácidos graxos “mágicos” são encontrados nos azeites de linhaça e de canola, nas nozes e no azeite de nozes, no germe de trigo e nos peixes gordos, como salmão, sardinha, halibute e cavala. Lembre-se deles quando temperar sua salada e coma algumas porções de peixe gordo todas as semanas (mas prefira peixes pequenos, como sardinhas, cavalas e arenques, para evitar o risco de contaminação por mercúrio).
Conselhos às gestantes na 35ª Semana de Gravidez
A partir da segunda semana de vida, aproximadamente, os recém-nascidos começam a engordar cerca de 30 gramas por dia quando são alimentados apenas com leite materno. Além disso, seu leite se ajustará automaticamente às necessidades do bebê. No início da fase de amamentação, o leite é fluido e aquoso, pois o propósito é saciar a sede de seu filho. Depois se tornará mais espesso e mais rico para saciar a fome. Se a criança desenvolve um apetite maior, o corpo da mãe se ajusta em dois dias, passando a produzir mais leite. É incrível!
Artigos relacionados