Veja os benefícios do leite materno para seu bebê
Contar os dias até a data prevista emocionante. Vai finalmente conhecer a pequena pessoa que cresceu dentro de você todos esses meses! Como nova mãe, vai instintivamente fazer tudo o que puder para proteger o seu bebê. E amamentar é, sem dúvida, uma das melhores coisas que pode fazer pela saúde do seu pequeno por toda a composição do leite materno.
Talvez já tenha ouvido falar sobre os benefícios imediatos da amamentação na saúde do seu bebê. Por exemplo, é menos provável que o bebê tenha diarreia, infecções nos ouvidos e alguns problemas respiratórios quando ele é amamentado.
Isso porque o leite materno conta com uma composição nutricional que desenvolve e fortalece o sistema imune dos lactentes:
- HMOs: os HMOs (oligossacarídeos do leite materno), e a sua finalidade, são uma das mais recentes descobertas da ciência da nutrição infantil. Os HMO são compostos bioativos específicos que só se encontram na composição do leite materno. Até há muito pouco tempo, os investigadores sabiam que os HMO eram exclusivos ao leite materno mas não compreendiam a sua função. Mas agora sabemos que os HMO funcionam como guardiões naturais do bebê, contribuindo para o funcionamento do seu sistema imunitário em desenvolvimento desde o nascimento. Assim, desde a primeira gotinha de colostro, o leite materno começa a proteger o seu precioso recém-nascido. Anticorpos no seu leite materno vão ajudar o seu bebê a combater vários tipos de infecções, da digestão à respiração.
- Probióticos são bactérias benéficas que se encontram naturalmente na composição do leite materno e que podem ajudar a digestão do seu bebê, equilibrando as bactérias na sua barriguinha. Os probióticos, tal como os HMO, podem também apoiar o sistema imunológico em crescimento do seu bebê.
- Proteínas bioativas (algumas das quais chamadas imunoglobulinas) melhoram as funções imunológicas do seu bebê e ajudam o seu sistema digestivo em desenvolvimento a trabalhar corretamente.
Pesquisas trazem também que os benefícios da amamentação não acabam na infância. Adultos que foram amamentados quando bebês têm menos probabilidades de desenvolver condições de saúde como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e pressão arterial elevada.
Não é fantástico pensar que, como mãe, vai ter o poder de influenciar a saúde do seu bebê, hoje e por muitos anos? Amamentar o seu bebê é a melhor forma de prepará-lo para um futuro saudável.
Artigos relacionados