Artigo
Add this post to favorites

Mães solitárias: Como você pode se sentir solitária com um bebê em seus braços?

Você nunca tem um minuto para si mesmo, mas nunca se sentiu tão solitária? Sim, esse é o paradoxo das mães solitárias. E enquanto você provavelmente está apaixonada por seu recém-nascido, há um certo tipo de solidão na maternidade que vem de estar em casa com um bebê, dia após dia.

4mins para ler Nov 24, 2022

Você acha que pode estar enfrentando o isolamento dos pais?

Você pode não ter ideia do que está acontecendo no mundo exterior, como quando costumava seguir a cultura popular e acompanhar as notícias. Podem ter se passado dias desde que você teve qualquer conversa adulta adequada. Sua vida pode parecer tão diferente agora de como era a pré-maternidade que você se sente completamente desconectada de quem você é.

Como você pode sentir que ser mãe é solitário se você está fazendo isso com um parceiro?

As pessoas muitas vezes podem ter ideais de paternidade de contos de fadas, afinal o que pode ser mais romântico do que criar uma nova vida com a pessoa que você mais ama? No entanto, quando as realidades de cuidar do bebê e apoiar financeiramente sua família se instalam, você pode descobrir que não consegue ver muito seu parceiro. Muitas vezes, os casais adotam uma abordagem de dividir e conquistar, com um trabalhando e o outro cuidando do bebê. Embora vocês dois estejam muito focados no mesmo objetivo final, pode parecer que a parentalidade é solitária, devido à falta de companheirismo.

Se houver um parceiro que esteja trabalhando, ele pode se sentir excluído da vida familiar diária e ficar preocupado com a perda de estágios-chavedno desenvolvimento do bebê. Da mesma forma, se houver um parceiro em casa com o bebê, ele pode se ressentir por ter que fazer ajustes tão grandes em sua vida e não conseguir sair para trabalhar. Isso pode fazer com levar a que ambos experimentem o isolamento dos parental e se sintam distanciados um do outro.

Combater o isolamento parental com a parentalidade partilhada

Embora os pais estejam muito mais envolvidos nas responsabilidades parentais do que costumavam estar, na maioria dos países ao redor do mundo ainda é a mãe que está em casa cuidando do bebê nas semanas após o nascimento e experimentando os mais altos níveis de solidão. Na China, por exemplo, é tradição que as novas mamães e seus bebês sejam submetidos a um mês de confinamento pós-parto – eles não saem de casa, não recebem visitas nem tomam banho. A ideia é protegê-los de adoecer após o nascimento, quando sua imunidade pode estar baixa. No entanto, alguns especialistas estão preocupados com o efeito que isso pode ter na saúde mental das novas mães e no aumento da solidão na maternidade. E isso talvez possa ser melhor compreendido com o fato de que 37% das mães chinesas dizem que é fácil se sentir sozinha, apesar de viver em um mundo hiperconectado.

Na Nigéria, onde há baixos níveis de parentalidade compartilhada, quase metade das novas mães (47%) dizem que é fácil se sentir sozinha com um bebê nos braços. Isso contrasta com a Espanha, onde  apenas 20% das mães se sentem solitárias, já que a parentalidade é mais igualmente compartilhada, com a duração da licença de paternidade agora correspondente à licença de maternidade.

Qual efeito a solidão na maternidade pode ter?

Há uma expectativa generalizada de que se tornar pai deve ser o momento mais feliz e gratificante de sua vida. Novos pais e mães podem, portanto, não admitir que se sentem solitários porque se sentem envergonhados. Eles também podem sentir culpa por ceder às suas próprias emoções em vez de se concentrar no bebê, o que significa que não pedem ajuda,agravando o problema.

A análise de dados do Parenting Index mostra que a solidão está fortemente correlacionada com o baby blues e a depressão pós-parto mais grave. Ambos podem torná-lo retraído, o que significa que você se sente cada vez mais isolado e solitário, criando um círculo vicioso.

Como quebrar o círculo vicioso dos pais solitários

Quando deixados por nossa própria conta, dúvidas mesquinhas podem tirar o melhor de nós, fazendo com que nos sintamos mais desapegados e aumentando nossos sentimentos de solidão. Leia nosso artigo sobre como reformular pensamentos negativos para quebrar o ciclo.

Sente que está carregando a maior parte do fardo da parentalidade? Pais solitários podem se sentir tão sem apoio, sobrecarregados e exaustos pela tarefa que podem chegar ao esgotamento completo. Se você se identificou com essa situação, confira nosso guia para detectar e prevenir o burnout parental.

Globe-blue
Saiba mais sobre outros desafios dos pais em todo o mundo
planeta-dos-pais-push
Planeta dos Pais

16 países. 8.000 mães e pais. Como realmente é ser pai hoje?

Rate this article

Fontes