Ajustando-se àparentalidade: o choque de se tornar mãe ou pai
Não sentir amor instantâneo por seu bebê. A atenção 24 horas por dia, 7 dias por semana, que se deve ter durante o cuidado de um recém-nascido. O enorme senso de responsabilidade que vem com ser pai. Soa familiar? O choque de se tornar mãe ou pai é real e a adaptação à parentalidade não acontece da noite para o dia. Aqui está o porquê.
O que é choque parental?
Se você passou a maior parte de sua gravidez sonhando com todas as coisas divertidas que poderia fazer na licença maternidade enquanto seu bebê dormia, pode estar sentindo o choque de se tornar mãe ou pai agora. Cuidar de um recém-nascido muitas vezes é mais difícil e desgastante do que os novos pais esperam.
Talvez você tenha pensado que saberia instintivamente o que fazer, mas acontece que não! Talvez você esteja se perguntando por que as pessoas sempre dizem para você dormir quando o bebê dorme, quando isso nunca é uma possibilidade. Talvez o enorme senso de responsabilidade esteja se estabelecendo com as realidades da parentalidade, ou você sinta o aperto financeiro. Não tenha medo, você não está sozinho.
Por que os pais não estão preparados para a realidade da parentalidade?
Os pais estão tendo bebês em todo o mundo, o tempo todo, então por que ninguém lhe disse o quão difícil (e também o quão incrível) seria? Talvez você esteja recebendo conselhos daqueles que embarcaram em sua aventura parental há muito tempo. As coisas podem ter mudado desde então ou podem ter desenvolvido uma memória seletiva e bloqueado as realidades da parentalidade! Mas mesmo com orientação honesta sobre o que esperar, é impossível planejar.
Os bebês são imprevisíveis. Em um minuto você pode estar se gabando de como seu pacote de alegria já está dormindo a noite toda, apenas para descobrir no minuto seguinte que eles se transformaram em "ladrões de sono", e a rotina em que você trabalhou tanto se foi.
Talvez você esteja seguindo estratégias parentais testadas e comprovadas, mas nenhuma delas funciona e você está tendo que recorrer a uma abordagem de tentativa e erro. Ou talvez você tenha passado nove meses se preparando para a grande chegada, mas não contemplou realmente o que acontece depois disso - você pode ter toda a parafernália de bebê de que precisa, mas ainda se sente sobrecarregado por suas emoções e pura exaustão, também conhecido como choque parental.
Onde você mora e quão tradicional é sua cultura também pode fazer a diferença. Por exemplo, na Nigéria, 62% dos pais dizem que acharam a parentalidade mais difícil do que pensavam que seria, com 79% dizendo que tiveram que fazer mais concessões do que o esperado. Eles podem sentir uma pressão adicional ao tentar honrar práticas passadas enquanto tentam equilibrar a vida como pais modernos, o que aumenta o desafio.
Isso contrasta com os EUA, onde apenas 29% dizem que foi mais difícil do que esperavam e 36% tiveram que fazer mais concessões. Suas pressões podem ser reduzidas devido ao compartilhamento de mais responsabilidades parentais, além de serem mais ágeis em sua abordagem e não terem que se ater a normas culturais rígidas.
Que efeito pode ter o choque de se tornar mãe ou pai?
O choque físico, emocional e financeiro de se tornar pai pode afetar todos os aspectos da vida – desde como você se vê até seu relacionamento com seu parceiro, amigos e familiares, e sua dinâmica no trabalho.
Na China, por exemplo, mais da metade das novas mães pesquisadas (53%) concordam que assumem muita culpa. Um número igualmente alto (48%) também diz ter experimentado baby blues. Em comparação, apenas 6% das novas mães na Polônia sofreram de baby blues, mas ainda são afetadas pela culpa, com 41% sentindo o fardo.
Depois de contar os dias para sua licença maternidade, você pode descobrir que está desesperada para voltar ao trabalho e pode até se ressentir de seu parceiro por poder continuar com sua vida normal dessa maneira. Às vezes, você pode sentir sentimentos negativos em relação ao seu bebê - eles foram alimentados, trocados e acabaram de tirar uma soneca, então por que diabos eles não param de chorar? Isso não faz de você um pai ruim. Leia nosso artigo sobre como reformular pensamentos negativos, mas se esses sentimentos persistirem, fale com seu profissional de saúde.
Dicas para se adaptar à parentalidade
A adaptação à parentalidade não acontece da noite para o dia, mas você está fazendo isso! Por mais cansativo que seja, não se esqueça de também reservar algum tempo para você, pois é tão importante que você cuide de si mesma quanto do seu novo bebê. Confira nossas dicas de autocuidado pós-parto para ter ideias.
Tente se lembrar de que não há uma maneira certa de fazer as coisas – todos nós estamos aprendendo no trabalho – então não seja duro consigo mesmo se as coisas acontecerem de forma diferente do que você planejou. Leia nosso artigo sobre como ser uma mãe confiante e lembre-se de que você está indo muito bem. E embora você nunca deixe de se surpreender com seu incrível filho, o choque dos pais acabará desaparecendo.
Artigos recomendados
saiba mais sobre outros desafios dos pais em todo o mundo
Planeta dos Pais
Fontes
The Parenting Index, Primeira Edição 2021, theparentingindex.com
Última revisão: Junho de 2022