Qual é a obsessão em dar conselhos parentais não solicitados?
Assim que você anuncia sua gravidez, o conselho parental não solicitado vem à tona. As crianças são o nosso futuro, por isso não é de surpreender que todos se sintam interessdos em ajudar os pais a nutrir melhor seus bebês e, por extensão, a comunidade. E embora às vezes possa parecer um conselho parental indesejado, muitas vezes vem de um bom lugar.
O que é aconselhamento parental não solicitado?
Conselhos parentais não solicitados podem vir na forma de dicas 'úteis' ("Você só precisa dormir quando o bebê dorme"),obviedades ("Eu acho que ele está cansado") e perguntas preocupadas ("Você devesria estar correndo estando grávida?”). Depois, há as lições aprendidas (“Descobrimos que Olivia tem intolerância à lactose, parece que Noah também pode ter uma”), observações 'inofensivas' (“ela ainda não começou a treinar o filho para usar o penico…”) e comparações com outros os pais (“O desmame com chumbo não existia na minha época. Você comeu o que lhe foi dado e acabou bem.”) E, finalmente, o conselho questionável dos pais, que é, na melhor das hipóteses, irrealista: “Aproveite cada momento!”.
Pode parecer que todas as pessoas estão genuinamente tentando ajudar, mas você se pergunta por que se sente irritado, julgado, prejudicado e geralmente um pouco confuso, é provável que você tenha recebido conselhos parentais não solicitados.
Quem são os culpados de dar conselhos não solicitados aos pais?
Pode parecer que todo mundo tem uma opinião sobre sua gravidez ou estilo de paternidade. Isso porque há muitas pessoas com experiências para compartilhar – já que maioria da população tem pais presentes, são pais ou ambos. É uma conversa global. Isso significa que o conselho pode vir de todos os cantos, com amigos e familiares bem-intencionados, colegas pais, pessoas sem filhos e até estranhos na rua – ou online – todos tendo algo a dizer sobre como a próxima geração será criada !
O efeito de conselhos parentais não solicitados
Embora a maioria dos conselhos para os pais venham de um bom lugar e stenham como objetivo trazer tranquilidade ou tornar sua vida mais fácil, às vezes o efeito pode ser o oposto. Por exemplo, na Arábia Saudita, onde é comum famílias extensas morarem perto umas das outras, e há alta pressão para se adequar às normas sociais esperadas sobre a maneira "certa" de fazer as coisas, 84% dos pais acreditam que todos têm um ponto de vista sobre como criar seu filho. Além disso, 64% dizem o resultado dessa cobrança é estressante. Para compreender a gravidade dessa situação, é possível estabelecer uma comparacação com a Suécia, onde apenas 17% dos pais acham que todos têm uma opinião sobre sua paternidade e apenas 9% dizem que isso os deixou estressados.
Nosso conselho
A parentalidade é uma jornada que envolve descobrir as coisas por si mesmo e pedir ajuda aos outros. Estamos todos aprendendo na prática, mas à medida que sua confiança como pai cresce, você pode achar mais fácil deixar as opiniões de outras pessoas passarem por você e não afetarem a maneira como você se vê. E embora o nosso objetivo não seja te dizer o que fazer, vale a pena ter em mente que cada bebê e família são diferentes, então o que funciona para os outros pode não funcionar para você. Pode ser preciso "uma aldeia para se educar uma criança", mas o que você precisa é de apoio ao invés de julgamento.
Leia nossos artigos sobre como lidar com visitantes após o nascimento e seis maneiras fáceis de lidar com pais julgadores para obter ajuda na defesa de si mesmo.
Artigos recomendados
saiba mais sobre outros desafios dos pais em todo o mundo
Planeta dos Pais
Fontes
The Parenting Index, Primeira Edição 2021, theparentingindex.com
Última revisão: Junho de 2022