O que leva uma pessoa a ser canhota?
Conheça os fatores genéticos e ambientais que determinam se uma criança será canhota ou destra!
O que faz uma pessoa ser canhota ou destra? A dominância da mão é uma característica que se estabelece pela combinação de fatores genéticos e ambientais, podendo envolver genes que influenciam no desenvolvimento cerebral e na lateralização das funções motoras.
Para além da genética, o ambiente em que a criança cresce e as experiências vividas na infância, podem encorajar ou desencorajar o uso de uma mão ou de outra, favorecendo ou inibindo a pessoa de desenvolver o uso da mão esquerda ou direita.
No texto abaixo, vamos falar sobre fatores que determinam se uma criança será canhota ou destra, apresentando estudos que indicam como se dá a lateralidade das funções motoras.
Boa leitura!
O que é ser uma pessoa canhota?
A pessoa canhota, ou o canhotismo, se define pela preferência ou capacidade mais desenvolvida de usar a mão esquerda para realizar atividades cotidianas, como escrever, comer e manipular objetos.
As raízes do canhotismo podem ser variadas, envolvendo fatores genéticos por influência de variantes no gene TUBB4B, que desempenha um papel crucial no desenvolvimento do cérebro.
O canhotismo também pode estar associado à assimetria cerebral, quando o hemisfério direito do cérebro se torna dominante frente ao esquerdo.
Em todos os casos, vale destacar que o canhotismo não é uma escolha consciente, mas sim um traço que se desenvolve durante o desenvolvimento embrionário, influenciado por uma combinação de fatores genéticos e neurológicos.
Fatores que determinam se uma criança será canhota ou destra
Os fatores que determinam a preferência manual da criança são diversos, envolvendo desde questões genéticas, até ambientais e neurológicas.
Por um lado, a genética é muito importante nesse processo, uma vez que a lateralidade pode ser definida por uma herança familiar.
Além disso, durante o desenvolvimento a criança experimenta, aprende e é incentivada a utilizar uma das mãos na realização das suas atividades motoras.
Com o tempo, a automação dessas tarefas favorece o protagonismo de uma das mãos, aprimorando a coordenação motora e reforçando a preferência pela mão dominante. Assim, experiências motoras moldam essa escolha, permitindo que a criança se torne mais proficiente em sua mão preferida.
Fatores genéticos e ambientais
Vamos apontar os fatores genéticos e ambientais que desempenham um papel crucial na determinação da lateralidade nas pessoas.
Por um lado, a predisposição genética influencia a dominância de certos hemisférios cerebrais, afetando habilidades como escrita e coordenação motora.
Por outro lado, o ambiente também pode influenciar, uma vez que experiências vivenciadas e estímulos externos podem reforçar ou inibir tendências naturais.
Nesse sentido, crianças com lateralidade não bem definida ou influenciada negativamente por fatores ambientais podem enfrentar desafios na aquisição de habilidades de leitura, bem como na coordenação motora.
Estudos que indicam a relação hereditária com a lateralidade
Estudos indicam uma relação hereditária significativa com a lateralidade, sugerindo que fatores genéticos influenciam se uma pessoa será canhota ou destra.
Os estudos apoantam que, estatisticamente, aproximadamente 10% das crianças filhas de pais destros podem ser canhotas, enquanto essa proporção salta para cerca de 20% quando um dos pais é canhoto.
Nesse caso, a genética pode explicar entre 1% e 25% das variações na lateralidade, indicando que a hereditariedade é sim um fator relevante para definir se a craiança será destra ou canhota.
Pesquisas apontam que genes como PKSC6 e CNTN3, podem desempenhar papéis importantes na determinação da lateralidade, ajudando a regular a neuroplasticidade e a formação de conexões neuronais, consequentemente influenciando a especialização hemisférica que resulta na preferência manual.
Estimulação precoce e experiências motoras durante a infância
Para além dos fatores genéticos, a estimulação precoce e as experiências motoras também são cruciais e podem ser determinantes para o desenvolvimento de crianças canhotas.
As atividades motoras ajudam a superar os desafios diários, proporcionando uma base sólida para a coordenação motora e a adaptação a ferramentas geralmente desenvolvidas para destros. Assim, a prática de atividades motoras promove a conexão entre o corpo e a mente, permitindo que pessoas canhotas se sintam confortáveis e confiantes em suas habilidades.
A estimulação precoce também favorece o desenvolvimento da criatividade, uma vez que o hemisfério direito do cérebro, que rege a expressão artística e a intuição, é mais ativo em canhotos, sendo capaz de enriquecer o aprendizado e incentivar a auto expressão.
Desafios enfrentados pelas pessoas canhotas
Os desafios enfrentados pelas pessoas canhotas são vários, envolvendo principalmente a utilização de utensílios, ferramentas e objetos de uso cotidiano, que são originalmente desenvolvidos para pessoas destras, como tesouras, canetas e abridores de lata.
Geralmente, a utilização desses objetos traz desconforto para as pessoas canhotas e prejudica a eficiência do uso dessas ferramentas, tornando tarefas simples do dia a dia em um desafio desnecessário devido a essa ergonomia que não considera as habilidades das pessoas canhotas.
Além da frustração e desmotivação que essas situações podem trazer para as pessoas canhotas, outros cenários como mesas e cadeiras escolares que não são adequadas para a mão esquerda, podem prejudicar de forma considerável a aprendizagem e concentração dos alunos, afetando no seu desempenho escolar e consequentemente no seu desenvolvimento.
Outros cenários onde as pessoas canhotas são pressionadas a escrever com a mão direita, podem acarretar em problemas emocionais e no processo educativo e de socialização da criança.
Vantagens de ser uma pessoa canhota
Se por um lado as pessoas canhotas vivem diversos desafios no seu dia a dia, existem estudos que apontam para algumas vantagens genéticas das pessoas canhotas, como a menor propensão a desenvolver Parkinson, uma doença neurológica que afeta a coordenação.
Também, existem pesquisas que apontam para a facilidade das pessoas canhotas em se destacar em sociabilidade e comunicação, possuindo uma maior capacidade de interação social e habilidades interpessoais.
As pessoas canhotas também possuem um desempenho superior em tarefas relacionadas à memória musical, devido à forma única como os cérebros canhotos processam a informação, com uma diversidade na percepção de padrões musicais, que permite reconhecer e criar melodias de maneira mais eficiente.
Dicas para pais e familiares instruírem a criança canhota
Para os papais e mamães que estão cuidando de uma criança canhota, é essencial utilizar da paciência e do respeito para garantir o desenvolvimento saudável da criança. Abaixo listamos algumas dicas práticas para ajudar as famílias nessa dinâmica:
- Respeite a mão dominante: incentivar a criança a usar a mão esquerda naturalmente, evita pressões para mudar para a direita.
- Adapte utensílios: utilizar objetos e ferramentas projetadas para canhotos facilita o manuseio e garante o conforto da criança.
- Apoio nas tarefas escolares: oferecer materiais adequados para a criança e ensinar técnicas de posicionamento dos objetos evita situações incômodas na escola.
- Estimule a criatividade: crianças canhotas costumam ter um pensamento criativo único que pode ser potencializado com materiais artísticos variados e atividades lúdicas.
- Seja paciente: o aprendizado acontece em ritmos diferentes para cada criança, por isso é importante se manter paciente e disponível para apoiar e encorajar as crianças, celebrando suas pequenas conquistas.
Conclusão
Ao longo deste texto, entendemos um pouco mais sobre os fatores que levam uma pessoa a se tornar destra ou canhota.
Como vimos, a preferência manual pode ser definida tanto por fatores genéticos, como uma herança familiar, quanto por estímulos do ambiente e das experiências motoras que a criança vive em seu desenvolvimento.
Compreendemos que as pessoas canhotas, especialmente as crianças, vivenciam muitos desafios no seu desenvolvimento, uma vez que os objetos e ambientes à sua volta nem sempre são adaptados para a sua preferência manual.
Pensando nisso, é essencial que pais e educadores atuem de forma a apoiar e estimular as crianças a desenvolver suas habilidades enquanto pessoa canhota, ao invés de adaptar os seus movimentos para se encaixar no ambiente padronizado das pessoas destras, limitando as suas capacidades e promovendo desmotivação.
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