Psicomotricidade infantil: estimulando o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças
Entenda o que é a psicomotricidade infantil e sua importância no desenvolvimento do bebê e da criança.
Introdução
No universo do desenvolvimento infantil, a psicomotricidade desempenha um papel fundamental. É uma ciência que explora a relação entre as funções motoras e psíquicas das crianças, revelando a conexão entre o corpo e a mente.
Neste artigo, abordaremos o que é psicomotricidade infantil e examinaremos a importância que essa abordagem tem no desenvolvimento de bebês e crianças, desde os estágios iniciais da vida.
Vamos também falar sobre os elementos centrais que compõem a psicomotricidade, compreendendo como eles influenciam o processo de crescimento e o aprendizado das crianças.
Convidamos você a explorar conosco esse fascinante campo da psicomotricidade infantil, descobrindo como ele contribui para a formação integral das crianças e como suas bases podem ser fomentadas desde cedo para um desenvolvimento saudável e pleno.
Vamos embarcar nessa jornada de descoberta e entendimento. Boa leitura!
O que é psicomotricidade infantil?
A psicomotricidade infantil é uma ciência que explora a conexão entre as habilidades motoras e as funções mentais de uma criança. Ela abrange a relação muito próxima entre o corpo e a mente, estudando como o desenvolvimento dos movimentos da criança se entrelaça com suas necessidades, desejos e processos cognitivos.
Desde os primeiros estágios de desenvolvimento no ventre materno, até os movimentos nos primeiros anos de vida, a criança passa por uma série de etapas de amadurecimento motor.
Nesse processo, ela aprende a adaptar-se ao ambiente ao seu redor, combinando movimentos com suas emoções e pensamentos, o que resulta em gestos espontâneos que a ajudam a compreender o próprio corpo e a aprimorar a coordenação.
A Associação Brasileira de Psicomotricidade destaca que a motricidade, o pensamento e a emoção estão interligados. Isso significa que os movimentos corporais são influenciados pelas experiências vividas pela criança, sendo afetados por fatores tanto internos quanto externos.
Nesse contexto, podemos considerar que brincadeiras presentes no cotidiano da criança colaboram para o desenvolvimento cognitivo e motor da criança, uma vez que elas auxiliam no desenvolvimento do equilíbrio, do reconhecimento do próprio corpo, das habilidades sociais, entre outros aspectos.
São elas:
- correr;
- jogar bola;
- jogos;
- equilibrar em um pé só;
- caminhar por uma linha;
- desenhar a si mesmo com materiais como tinta guache;
- dentre outras.
Em essência, a psicomotricidade infantil busca compreender como a criança se desenvolve por completo, considerando a interação complexa entre seus aspectos físicos e mentais.
Importância da psicomotricidade no desenvolvimento do bebê e da criança
Desde os estágios iniciais da vida, a educação psicomotora oferece uma base sólida para o desenvolvimento funcional. Ao incentivar a exploração de movimentos por meio de atividades lúdicas, as crianças começam a compreender como interagir com o mundo ao seu redor, descobrindo suas próprias capacidades e limitações no processo.
Para otimizar o aprendizado e promover um desenvolvimento pleno, é crucial que a criança tenha um ambiente seguro não apenas fisicamente, mas também emocional e psicologicamente. Isso possibilita que ela:
- Adquira uma compreensão mais profunda dos movimentos do próprio corpo;
- Desenvolva movimentos com segurança, maturidade e liberdade;
- Aprimore habilidades motoras finas, preparando-se para a escrita;
- Estimule suas sensações e a relação entre o corpo e o ambiente;
- Explore movimentos ritmados, incluindo jogos e danças específicas.
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Elementos comuns da psicomotricidade
Alguns elementos são comuns quando o assunto é psicomotricidade infantil e desempenham um papel crucial no desenvolvimento das crianças. Entre eles, destacam-se os seguintes:
Esquema corporal
Refere-se ao entendimento pré-consciente que a criança tem de seu próprio corpo. À medida que ela explora o ambiente e interage com pessoas e objetos, suas experiências se transformam em informações proprioceptivas.
E o que isso significa? As informações sensoriais da propriocepção derivam dos músculos e articulações, enquanto as informações sensoriais táteis provêm da pele. Em outras palavras, a propriocepção, também conhecida como sinestesia, refere-se à
- habilidade de reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação;
- força exercida pelos músculos;
- a relação de cada parte do corpo em relação às outras, sem depender da visão.
Imagem corporal
Representa a construção mental inconsciente da criança em relação ao próprio corpo. Começando pelos traços herdados dos pais, essa imagem é moldada pelas experiências únicas da criança. Esse processo influencia nas primeiras percepções sensoriais que moldarão a visão do mundo dos pequenos.
Motricidade fina
A motricidade fina é imprescindível para desenvolver a habilidade da criança em realizar movimentos coordenados usando grupos musculares específicos, como a escrita. Atividades de coordenação motora ajudam a identificar desafios a serem superados ou potencialidades a serem exploradas.
Atividades de coordenação motora, como:
- empilhar blocos;
- desenhar;
- recortar figuras;
- colar areia ou papel crepom no papel para formar um desenho.
Essas atividades ajudam a identificar desafios a serem superados ou potencialidades a serem exploradas. Por exemplo, quando uma criança pratica o desenho, pode desenvolver melhor o controle fino das mãos, o que é crucial para a escrita legível nas fases posteriores do processo educacional.
Tônus muscular
O tônus muscular é a tensão fisiológica nos músculos, crucial para equilíbrio, postura e coordenação. A avaliação do tônus muscular, permite compreender como a criança se comporta em movimento ou repouso, e até identificar aspectos emocionais como ansiedade e hábitos.
Organização espaço-temporal
Isso diz respeito à capacidade da criança de se mover e se orientar no espaço e no tempo. Atividades que abordam a noção de distâncias, posições e sequências são fundamentais para desenvolver essa habilidade.
Lateralidade
Refere-se à habilidade de usar ambos os lados do corpo de forma coordenada. Isso é o oposto da dominância lateral, em que a pessoa desenvolve preferências por um lado do corpo, que fica muito evidente em destros e canhotos.
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Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
Quando falamos sobre o desenvolvimento dos nossos pequenos, é essencial estarmos atentos a todos os sinais. A pediatra Dra. Mariana Leite traz um alerta sobre o Transtorno do Desenvolvimento Da Coordenação, ou TDC. Assista ao vídeo abaixo:
Conclusão
Conforme vimos, a psicomotricidade infantil é uma ciência que explora a ligação entre as habilidades motoras e as funções psicológicas.
Destacamos a importância fundamental da psicomotricidade no crescimento das crianças, desde os primeiros anos de vida. Ao estimular o movimento por meio de atividades lúdicas que envolvem brincadeiras, jogos e ações recreativas que têm como objetivo principal a diversão, sem a pressão ou competição.
Dessa forma, as crianças aprendem a interagir com o mundo ao seu redor, compreendendo suas capacidades e limitações, tudo isso enquanto brincam e se divertem.
Exploramos elementos-chave da psicomotricidade, como o esquema corporal, a motricidade fina, o tônus muscular, a organização espaço-temporal e a lateralidade. Esses elementos formam a base do desenvolvimento infantil, influenciando a percepção do corpo, a habilidade de se movimentar de forma coordenada e a compreensão do espaço e tempo.
O Nestlé Baby&Me se empenha em fornecer informações abrangentes sobre todas as fases do desenvolvimento infantil. Acreditamos que compreender a psicomotricidade é essencial para promover o crescimento saudável e o bem-estar de cada criança. Explore nosso conteúdo para mais conteúdos importantes!
As dicas não substituem uma consulta médica. Procure um profissional de saúde para receber orientações individualizadas.
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