7 razões pelas quais seu bebê deve aprender a engatinhar
Saiba a relação do engatinhar com o desenvolvimento psicomotor e cognitivo do seu bebê; bem como a importância de não pular este passo. O convidamos a continuar lendo.
Saiba a importância do engatinhar em seu desenvolvimento cognitivo
Você perceberá que seu bebê começa a se estimular para engatinhar entre os primeiros 4 e 6 meses de vida, durante este período, a motricidade grossa do seu filho se prepara para engatinhar, que iniciará entre os 6 e 10 meses (dependendo das características individuais de cada bebê).
O engatinhar é uma habilidade que os bebês desenvolvem para se deslocar de forma independente, descobrir o mundo, e preparar seus músculos para a chegada destes deslumbrantes primeiros passos.
Através do padrão cruzado, ou seja, o movimento do braço direito e da perna esquerda para andar, o cérebro do seu bebê cria uma conexão entre os hemisférios.
Quanto mais tempo engatinhar, maior será a conexão neurológica! Quando seu bebê se movimenta, seu cérebro está analisando e processando as informações, dando origem a lateralização, ou seja, as ordens motoras que determinarão qual mão seu bebê deve usar para pegar um objeto próximo.
Por incrível para pareça, ao se deslocar com liberdade de um lado a outro, seu bebê estimula seu sentido do tato, ao sentir em suas mãos as diferentes texturas, seja do chão ou dos móveis que encontra ao seu redor.
Através da coordenação olho/mão, seu bebê aprende a medir as distâncias, o volume e tamanho dos objetos.
A coluna do seu bebê se fortalece e o restante do corpo aprende a se equilibrar para continuar sem risco de cair e se machucar.
Engatinhar fortalece os músculos dos ombros, o tronco, os braços e as mãos do seu bebê.
Você não deve esquecer que existe uma grande variedade de ritmos e padrões de desenvolvimento que, apesar de não pertencer à generalidade, continuam sendo normais; consulte seu profissional de saúde com regularidade para certificar-se de que seu filho está crescendo de forma saudável.
Conte-nos: seu bebê já se movimenta com liberdade pela casa?
Artigos relacionados