Mulher com blusa rosa carregando o recém-nascido no colo

Espinha bífida: tire todas as dúvidas sobre essa malformação congênita

Gravidez
Artigo
Jul 13, 2024
5mins

A espinha bífida é uma malformação congênita do tubo neural que ocorre durante a gestação. Saiba mais sobre as complicações relacionadas a essa anomalia!

Introdução

Uma das condições que podem afetar a saúde das crianças é a espinha bífida, uma anomalia congênita que pode impactar o desenvolvimento e a qualidade de vida. Compreender condições como essa é crucial, especialmente quando existem medidas eficazes de tratamento e prevenção.

No artigo de hoje, exploraremos a espinha bífida em detalhes, abordando seus tipos, causas e opções de tratamento, além de discutir as medidas preventivas disponíveis para minimizar os riscos e promover a saúde infantil.

Boa leitura!

Espinha bífida: o que é e quais são as causas?

A espinha bífida é uma malformação do sistema nervoso central que ocorre ainda no útero. Normalmente, o tubo neural deve se fechar na sétima semana de gestação. Quando isso não acontece, os ossos na parte de trás da coluna não se formam, deixando a medula espinhal exposta, o que traz diversas consequências.

A causa da espinha bífida não é completamente conhecida, mas pode envolver fatores genéticos e relacionados à saúde materna, como obesidade, diabetes mellitus, exposição a produtos químicos, e principalmente a deficiência de ácido fólico, segundo demonstra estudo epidemiológico de nascidos vivos com Espinha Bífida no Brasil.

Tipos de espinha bífida

Dependendo do tipo de defeito do tubo neural, a espinha bífida pode ser classificada como aberta ou fechada. Na terminologia médica, esses tipos principais são conhecidos como espinha bífida oculta e espinha bífida aberta.

Na espinha bífida oculta, os arcos vertebrais se fundem de forma incompleta, resultando em um defeito mínimo, já que a medula espinhal e suas estruturas associadas permanecem bem posicionadas e cobertas por pele.

A pele que cobre este defeito pode ter marcas, como depressões rasas ou sinais de nascença. Crianças com essa condição geralmente não precisam de cirurgia e não apresentam consequências a longo prazo.

Por outro lado, a espinha bífida aberta é mais grave e visível na superfície externa do corpo, com partes da medula espinhal e suas estruturas associadas se projetando através das falhas. Este tipo pode ser subdividido em meningocele e mielomeningocele.

Na meningocele, apenas as meninges ficam expostas através da abertura, criando uma bolsa cheia de líquido, geralmente coberta por uma camada fina de pele, e pode ocorrer em qualquer parte da coluna ou do crânio.

Na mielomeningocele, a forma mais grave, além das meninges, parte da medula espinhal também se projeta através do defeito, que geralmente ocorre na região lombar ou sacral da coluna.

A bolsa pode sofrer ruptura durante o parto, expondo a medula espinhal ao ambiente externo e é por isso que o parto cesariana é indicado para bebês com essa condição, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde.

Diagnóstico da espinha bífida

O diagnóstico da espinha bífida é realizado durante o período gestacional por meio da ultrassonografia pré-natal. A partir de 12 semanas de gestação, a ultrassonografia pode detectar a exposição da medula espinhal, dependendo da experiência do operador e da qualidade do exame.

No entanto, em alguns casos, o diagnóstico definitivo só será confirmado após o nascimento.

LEIA TAMBÉM: Perguntas a serem feitas no seu exame de ultrassom de 12 semanas

Quais são os impactos dessa malformação na vida dos pacientes?

Geralmente, as crianças com espinha bífida apresentam algum grau de paralisia devido a danos na medula espinhal e nos nervos. A mielomeningocele, a forma mais grave, está frequentemente associada a condições secundárias, como hidrocefalia, onde o acúmulo de líquido pressiona o encéfalo.

Além disso, bebês com mielomeningocele frequentemente têm malformação de Chiari tipo II, em que o cerebelo e o tronco encefálico são deslocados para o canal vertebral.

Isso pode agravar a hidrocefalia e causar problemas de deglutição, respiratórios, fraqueza muscular, problemas de equilíbrio, coordenação motora, atrasos no desenvolvimento, bexiga e intestino neurológica, paralisia de membros inferiores e distúrbios ortopédicos, como pé torto

Médico avaliando bebê deitado de bruços em consultório

Espinha bífida tem tratamento?

O tratamento da espinha bífida é cirúrgico. Quando o bebê nasce com essa anomalia, o fechamento das estruturas deve ser realizado o mais precocemente possível para melhorar o desenvolvimento da criança.

Atualmente, existe a possibilidade de cirurgia intrauterina, realizada durante a gravidez, entre 22 e 26 semanas de gestação. Esse procedimento, realizado em grandes hospitais por equipes especializadas, pode reduzir significativamente as complicações associadas à espinha bífida, conforme dispõe alguns estudos científicos sobre este método recente.

Prevenção

Embora seja uma condição debilitante, a espinha bífida é o único defeito congênito com medidas preventivas eficazes e específicas. A prevenção consiste em aumentar a ingestão de ácido fólico em todas as mulheres em idade fértil, especialmente aquelas que planejam engravidar.

Geralmente, recomenda-se uma ingestão adicional de 400 µg de ácido fólico por dia, começando pelo menos um mês antes da concepção e continuando pelos primeiros três meses de gestação.

Para mulheres com histórico de malformações congênitas, a dose recomendada pode ser de até 5 mg por dia. Isso destaca a importância do acompanhamento pré-natal, conforme dispõe o relatório da CONITEC (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS).

LEIA TAMBÉM: Metilfolato e a sua importância na gestação

Conclusão

A espinha bífida é uma condição complexa que exige atenção multidisciplinar e medidas preventivas eficazes. O diagnóstico precoce e as opções de tratamento, como a cirurgia intrauterina, são cruciais para melhorar a qualidade de vida das crianças afetadas.

Por isso, a suplementação adequada de ácido fólico é fundamental na prevenção dessa malformação. O contínuo avanço na pesquisa e nas práticas médicas oferece esperança para reduzir a incidência e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos com essa condição.

Para saber mais sobre como garantir uma gestação saudável e segura, explore nossos artigos sobre cuidados pré-natais. Encontre dicas essenciais e se prepare para uma gravidez tranquila. Navegue e informe-se!

Referências

Ministério da Saúde. Anomalias Congênitas. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/anomalias-cong…;

Ministério da Saúde. Atenção à Saúde do Recém-Nascido. Guia para os Profissionais de Saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_saude_recem_nascido_v1.pdf

Brazilian Journal of Health Review. Estudo epidemiológico de nascidos vivos com Espinha Bífida no Brasil. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/index.php/BJHR/index

SARGENTO, Luana Neves. Correção cirúrgica de espinha bífida fetal pela técnica da mini histerotomia em um hospital universitário: resultados cirúrgicos, obstétricos e pós-natais. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5139/tde-22092023-164952/publico/LuanaSarmentoNevesdaRochaVersaoCorrigida.pdf

Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS. Ácido fólico 400mcg em associação à vitamina E 10mg para prevenção de distúrbio do tubo neural relacionado à deficiência de ácido fólico em mulheres que estejam em idade fértil. Disponível em: https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/consultas/2018/relatorio_acidofolico_vite-disturbiostuboneural-cp29_2018.pdf

Avalie esse conteúdo

Artigos relacionados

View details 33ª Semana de Gravidez
Artigo
33ª semana de gravidez

33ª Semana de Gravidez

Seis semanas. Esse é aproximadamente o tempo que lhe resta antes de conhecer a pequena pessoa que cresce dentro de seu corpo: seu filho!

3mins para ler

View details 12 semanas de gravidez: entenda o que acontece com o seu corpo
Artigo
12ª semana de gravidez

12 semanas de gravidez: entenda o que acontece com o seu corpo

Confira tudo sobre o desenvolvimento do feto em 12 semanas de gravidez. Veja quais são os cuidados que você deve ter para se manter saudável e ajudar no crescimento do bebê

7mins para ler

View details Progesterona baixa na gravidez: sintomas, causas, diagnóstico e tratamento
Artigo
mulher com as mãos sob a cabeça e com expressão de dor

Progesterona baixa na gravidez: sintomas, causas, diagnóstico e tratamento

Saiba mais sobre a progesterona, conheça os sintomas comuns quando esse hormônio está em baixa, entenda quais as possíveis causas e como é feito o tratamento

5mins para ler

View details Disidrose: como identificar essa condição da pele?
Artigo
Imagem das mãos de uma pessoa com lesões avermelhadas devido a disidrose

Disidrose: como identificar essa condição da pele?

Disidrose na gravidez: coceira e bolhas na pele podem afetar mulheres durante essa fase sensível. Saiba como lidar com esse desconforto.

4mins para ler

View details Alimentação da gestante reflete na saúde do bebê
Artigo
Bebê sorrindo nas mãos da mãe, por Nestlé Baby & Me

Alimentação da gestante reflete na saúde do bebê

Na fase que antecede a maternidade, seu corpo está fazendo o trabalho mais fenomenal do mundo – a criação de uma nova vida. 

5mins para ler

View details 9ª Semana de Gravidez
Artigo
9ª semana de gravidez

9ª Semana de Gravidez

Diz-se que, na mulher grávida, dois corações batem como um só. Na realidade, o coração do seu filho bate muito bem sozinho. Saiba mais sobre a nona semana. 

3mins para ler

View details O que é seguro comer durante a gravidez?
Artigo
Alergia alimentar na gravidez

O que é seguro comer durante a gravidez?

As pesquisas mais recentes revelam que não há necessidade de evitar certos alimentos durante a gravidez só porque você tem medo que eles possam causar alergias ao seu bebê.

1min para ler

View details Quantos quilos posso ganhar na gravidez?
Artigo
Quantos quilos posso ganhar na gravidez?

Quantos quilos posso ganhar na gravidez?

Toda gravidez é acompanhada por um aumento de peso: isso é inevitável. No entanto, para a saúde da futura mãe e também do bebê é importante não ganhar peso a mais nem a menos.

4mins para ler

View details 26 semanas de gravidez
Artigo
26ª semana de gravidez

26 semanas de gravidez

Um dado emocionante da última semana do segundo trimestre: o feto vai abrir os olhos pela primeira vez!

3mins para ler

View details Leucócitos alto na gravidez: o que significa?
Artigo
Médico com uma prancheta nas mãos fazendo anotações enquanto uma mulher grávida está sentada na cama

Leucócitos alto na gravidez: o que significa?

Leucócitos elevados na gravidez: riscos, cuidados essenciais e orientações para uma gestação saudável. Entenda!

4mins para ler

View details Alimentação na gravidez: não precisa comer por 2
Artigo
Alimentação na gravidez: não precisa comer por 2, por Nestlé Baby & Me

Alimentação na gravidez: não precisa comer por 2

Manter uma alimentação saudável na gravidez é essencial, mas isso não significa que você precisa dobrar a quantidade diária de comida.

2mins para ler

View details 3ª Semana de Gravidez
Artigo
3ª semana de gravidez

3ª Semana de Gravidez

Você está no início da viagem: três semanas de gravidez. É pouco tempo, mas muita coisa já está acontecendo dentro do seu corpo!

2mins para ler

View details 40ª Semana de Gravidez
Artigo
40ª semana de gravidez

40ª Semana de Gravidez

Fase final! Se ainda não nasceu, seu filho chegará nos próximos dias mesmo que o médico tenha de dar um empurrãozinho. Você, finalmente, vai ser mamãe!

3mins para ler

View details Trombofilia na gravidez: o que é e como tratar essa condição
Artigo
Pessoa segurando o joelho, com um destaque circular mostrando uma ilustração de coágulo sanguíneo bloqueando um vaso.

Trombofilia na gravidez: o que é e como tratar essa condição

Descubra como a trombofilia, uma condição de hipercoagulabilidade sanguínea, pode afetar a gravidez e a saúde materna. Saiba mais!

4mins para ler

View details O meu segundo mês de gravidez
Artigo
segundo_mes_gravidez

O meu segundo mês de gravidez

Estou grávida de 2 meses!

4mins para ler

View details 19 semanas de gravidez
Artigo
19ª semana de gravidez

19 semanas de gravidez

Seu filho já pesa cerca de 335 gramas. Ponha uma laranja grande na sua mão e você terá uma ideia do peso do seu bebê!

4mins para ler

View details Perguntas para fazer na sua primeira consulta pré-natal
Artigo
htplap-3-perguntas_da_primeira_consulta_pre-natal.jpg

Perguntas para fazer na sua primeira consulta pré-natal

A sua primeira consulta pré-natal está aqui - que emoção!

2mins para ler

View details Jornada da gravidez: 11 semanas são quantos meses?
Artigo
Imagem de uma gestante sentada na cama fazendo o formato de um coração sobre a sua barriga

Jornada da gravidez: 11 semanas são quantos meses?

Afinal, você sabe quantos meses são 11 semanas de gravidez? Acesse e descubra todos os detalhes dessa fase crucial da gestação!

3mins para ler

View details Exame de glicose: qual a importância desse teste na gravidez?
Artigo
Gestante sentada no sofá usando aparelho para medir seu nível de glicose.

Exame de glicose: qual a importância desse teste na gravidez?

Descubra a importância do exame de glicose na gravidez para a saúde materna e fetal. Saiba quando e como este é realizado. Acesse!

5mins para ler

Faça Parte do

  Faça Parte do

Tenha acesso aos benefícios!

Descontos

Parcerias

Opções exclusivas para você e seu bebê! Confira nossos parceiros!

Conteúdos

Conteúdos e Ferramentas

Conteúdos especiais e Ferramentas interativas para te apoiar em toda a jornada!

Informação

Teste Grátis Kinedu

Acesse conteúdos sobre o desenvolvimento do seu pequeno no aplicativo Kinedu!

Especialistas

Especialistas

Tire suas dúvidas com um especialista preparado para te atender!