Desenvolvimento do feto na 33ª Semana de Gravidez
Seu pequeno “inquilino” já está sem espaço dentro de seu útero e se prepara para sair em breve! De fato, em muito pouco tempo ele passará a assumir sua posição, colocando a cabeça na parte mais estreita do útero: 95% das crianças nascem de ponta-cabeça, com a cabeça inclinada para trás e para a esquerda. Até agora o feto ingeriu grande quantidade de líquido amniótico, e em razão disso seu intestino se enche gradualmente de mecônio, substância esverdeada ou escurecida, espessa e viscosa, formada de partículas sólidas e de diversos resíduos suspensos no líquido amniótico (como restos celulares e vérnix caseoso). O mecônio comporá a primeira evacuação da criança ao nascer.
Mudanças no corpo na 33ª Semana de Gravidez
Apareceu uma linha vertical em sua barriga? Forma-se, no último trimestre, uma linha no centro da barriga que parece dividi-la em duas metades. É a chamada linea nigra (linha negra) e surge mais escura devido ao aumento de pigmentação. É possível vê-la com mais clareza após o nascimento, mas algumas semanas depois ela desaparece por completo. Tire algumas fotos antes disso! Ocorre ainda outra mudança: a barriga precisa de todo o espaço possível e por isso pressiona suavemente o umbigo para fora. Isso pode ser desagradável para muitas mulheres, sobretudo quando a sensível pele do umbigo encosta na roupa. Caso você se sinta incomodada, aplique uma gota de óleo no umbigo. Não se preocupe: depois do nascimento seu umbigo voltará à posição original.
O que comer e o que não comer na 33ª Semana de Gravidez
Se seu peso aumentou demais e isso a incomoda, talvez se pergunte se deveria tentar perder alguns quilos. É importante que tanto a mãe como o bebê ganhem peso suficiente no último trimestre, assim como durante toda a gravidez. Se, contudo, engordar mais de 450 gramas por semana, você deverá consultar o seu médico. O aumento excessivo de peso nas últimas semanas de gravidez pode estar ligado a um problema de hipertensão, mas apenas o médico saberá o que é melhor para você. Uma dieta para perda de peso durante a gravidez por iniciativa própria é uma péssima ideia.
Conselhos às gestantes na 33ª Semana de Gravidez
Por volta da 33ª semana de gravidez, algumas mulheres sentem algo semelhante a contrações. Nessa fase, isso é não apenas possível como normal. O que você sente ou sentirá, como a maioria das mulheres no terceiro trimestre de gravidez, se denomina contrações de Braxton Hicks. Cada contração dura cerca de 30 segundos. Isso não significa que o parto se antecipou: tais contrações são a forma inteligente que seu corpo tem de “exercitar” o útero e deixá-lo pronto para o grande dia. Essas contrações são responsáveis pelo chamado “falso trabalho de parto”. De qualquer modo, informe sempre o médico sobre as contrações, mesmo que seja apenas para se assegurar de que tudo está bem.
Artigos relacionados