A 12ª semana de gravidez marca o final do primeiro trimestre da gestação, um período de muitas mudanças tanto para o bebê quanto para a mãe. Nesta fase, o bebê já tem todos os seus órgãos formados e começa a aperfeiçoá-los, enquanto a mãe pode sentir menos enjoos e mais apetite.
O bebê também já tem alguns reflexos importantes, como o de chupar e o de engolir. Ele abre e fecha a boca, boceja, soluça e engole o líquido amniótico. Ele também reage quando a mãe toca na barriga ou quando ouve algum som alto.
A mãe com 12 semanas de gravidez pode notar que sua barriga está mais saliente e que suas roupas estão mais apertadas. O útero ocupa toda a pelve e se projeta para a frente do abdômen, aliviando um pouco a pressão sobre a bexiga e diminuindo a vontade frequente de urinar.
Neste texto, você vai conhecer mais sobre o que pode acontecer com o corpo da mãe e do seu bebê, a alimentação mais adequada a escolher nesse período e até quais exames de rotina devem ser realizados.
Boa leitura!
Desenvolvimento do feto em 12 semanas de gravidez
No final das 12 primeiras semanas de gravidez, o feto já tem cerca de 6 centímetros de comprimento e pesa cerca de 14 gramas. Ele já tem todos os órgãos formados, mas ainda em desenvolvimento. O rosto do bebê já está mais definido, com nariz, boca e orelhas. Os olhos estão fechados e se movem lentamente.
Os dedos das mãos e dos pés estão separados e as unhas começam a crescer. O feto também já consegue abrir e fechar a boca, engolir o líquido amniótico e mexer os braços e as pernas. O coração bate forte e pode ser ouvido com um aparelho especial.
O cérebro está crescendo rapidamente e o sistema nervoso está se aprimorando. O feto também já tem sensibilidade à luz, ao som e ao toque.
LEIA MAIS: Meu terceiro mês de gravidez
Quais as mudanças no corpo a partir da 12ª semana de gravidez?
A partir da 12ª semana de gravidez, o corpo da mulher passa por algumas mudanças significativas, tanto internas quanto externas.
A barriga continua aumentando de tamanho com o desenvolvimento do bebê, e o útero preenche toda a pelve, se projetando para a frente no espaço do abdômen.
Isso pode diminuir um pouco a pressão do útero sobre a bexiga e reduzir a vontade frequente de urinar.
Os seios também aumentam de tamanho e ficam mais sensíveis, e seus vasos sanguíneos se tornam mais visíveis devido ao aumento de fluxo de sangue para esta região.
Os sintomas de enjoo matinal, cansaço excessivo e sensibilidade nos mamilos podem começar a diminuir.
Se você tem muita vontade de sentir a criança se mexer, saiba que, de modo geral, os movimentos começam por volta do quarto mês. Não se preocupe se isso não acontecer de imediato, sobretudo se for sua primeira gravidez.
LEIA MAIS: Como aliviar dor nas costas durante a gravidez
É provável que você ainda não saiba distinguir os movimentos. Não será uma sensação muito grande, mas apenas um ligeiro bater de asas de borboleta dentro de seu corpo.
Quando sentir o movimento, faça carinhos na barriga para retribuir o cumprimento.
O que comer e o que não comer a partir da 12ª semana de gravidez?
A partir da 12ª semana de gravidez, a alimentação da gestante deve ser equilibrada, variada e rica em nutrientes essenciais para o desenvolvimento do bebê e para a saúde da mãe.
Alguns alimentos que devem ser consumidos com frequência são frutas, verduras e legumes, cereais integrais, proteínas magras, gorduras boas e beber muita água.
Alguns alimentos que devem ser evitados ou limitados na gravidez são açúcares, doces, sal e alimentos salgados, cafeína, bebidas alcoólicas e alimentos crus ou mal cozidos.
Para mais informações, converse com seu médico para ter certeza de incluir todos os tipos de alimentos adequados em sua dieta.
LEIA MAIS: Veja qual a importância da alimentação durante a gravidez para saúde do seu filho
Quais cuidados seguir durante a 12ª semana?
A 12ª semana de gravidez marca o fim do primeiro trimestre e o início de uma nova fase da gestação. Neste período, o bebê já tem todos os órgãos formados e começa a crescer e se desenvolver mais rapidamente.
A mãe também pode sentir algumas mudanças no seu corpo e no seu humor, além de ter mais energia e disposição.
Alguns cuidados que podem ajudar a ter uma gravidez mais saudável e tranquila durante a 12ª semana são:
- Fazer exercícios físicos moderados e regulares, com orientação médica e de um profissional de educação física;
- Usar roupas confortáveis e adequadas ao clima, que não apertem a barriga nem dificultem a respiração. Preferir sapatos baixos e estáveis, que evitem quedas e torções;
- Dormir bem e descansar sempre que possível. Evitar dormir de barriga para cima, pois isso pode prejudicar o fluxo sanguíneo para o bebê. A melhor posição para dormir na gravidez é de lado, com um travesseiro entre as pernas e outro sob a barriga;
- Fazer o pré-natal regularmente e seguir as orientações do médico obstetra. Realizar os exames solicitados e tomar as vacinas recomendadas.
- Evitar o contato com substâncias tóxicas ou nocivas à saúde, como produtos químicos, tintas, solventes, fumaça de cigarro, drogas ilícitas e medicamentos sem prescrição médica;
- Conversar com o bebê e estimular o vínculo afetivo entre mãe e filho. Ouvir música relaxante, fazer carinho na barriga e ler histórias são algumas formas de interagir com o bebê.
Sensibilidade nas gengivas
As gengivas podem ficar mais sensíveis e sangrar ao escovar os dentes ou passar o fio dental, devido aos hormônios da gravidez e ao aumento do volume de sangue no corpo.
Portanto, cuide da saúde bucal para evitar infecções dentárias, que podem afetar o bebê. Escovar os dentes após as refeições e usar fio dental diariamente.
Por isso, é importante visitar o dentista pelo menos uma vez durante a gravidez.
Tontura
A tontura pode ocorrer por diversas razões, como alterações hormonais, baixa de glicemia, desidratação ou anemia.
Essa tontura na gravidez geralmente não é perigosa, mas pode indicar problemas mais graves se for acompanhada de outros sinais, como visão embaçada, dor de cabeça ou sangramento vaginal.
Por isso, é importante consultar o médico se a tontura for muito frequente e intensa.
Existem algumas medidas que podem ser tomadas para evitar e lidar com esses sintomas no período da gravidez: alimentar-se regularmente, beber bastante água, evitar ambientes quentes e abafados, levantar-se devagar e deitar-se sobre o lado esquerdo do corpo quando sentir vertigem.
Quais exames devo me preocupar em fazer na 12ª semana?
Na 12ª semana de gravidez, é importante fazer alguns exames para avaliar a saúde da mãe e do bebê.
Um dos exames mais importantes é o de translucência nucal, que mede a espessura da nuca do feto e pode detectar malformações e doenças genéticas, como a síndrome de Down.
Esse exame deve ser feito entre a 11ª e a 14ª semana de gestação.
Outros exames que devem ser feitos na 12ª semana são o hemograma, para verificar se há anemia ou infecções, o tipo sanguíneo e fator Rh, para prevenir a doença hemolítica do recém-nascido, a glicose em jejum, para rastrear o diabetes gestacional, e os exames para identificar infecções como toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, sífilis, HIV e hepatites B e C.
LEIA MAIS: Quais são os sintomas da diabetes gestacional
Conclusão
Com tantas alterações no corpo, as 12 semanas de gravidez são um marco na vida da mulher e do bebê.
É a fase de transição entre o primeiro e o segundo trimestre da gestação, na qual a mulher deve se preparar para muitas mudanças que estão por vir.
É importante que a mulher mantenha os cuidados com sua saúde e seu bem-estar, com essas pequenas dicas listadas neste texto e faça o pré-natal regularmente.
Gostou das dicas e quer aprender mais sobre o que esperar nas próximas etapas da gravidez? Continue de olho nas publicações do Nestlé Baby&Me e acompanhe as recomendações dos especialistas da área da saúde.
As dicas não substituem uma consulta médica. Não deixe de consultar o seu profissional de saúde para obter orientações individualizadas.
Artigos relacionados