Um bebê recém-nascido precisa de muito amor e carinho. E vontade de apertar e encher de beijos é o que não falta, não é mesmo
No entanto, é muito importante você tomar algumas precauções para que seu bebê não corra riscos desnecessários logo nos primeiros dias de vida.
Pensando em você, família de primeira viagem, criamos um guia de cuidados especiais a se ter com o seu bebê recém-nascido. Assim, podemos te ajudar neste momento especial.
Ficou curiosa? Boa leitura!
Quais cuidados específicos é preciso ter com os recém-nascidos?
Da maternidade às primeiras visitas, é importante ficar atento à higiene e ao contato com novas pessoas. Lembre-se de que seu bebê ainda está desenvolvendo a imunidade.
Vamos juntos falar sobre cada um destes cenários.
Como cuidar de um bebê na maternidade
Cuidar de um bebê na maternidade pode ser uma tarefa emocionante, mas também pode ser assustadora, especialmente se você é uma mamãe de primeira viagem.
Higiene
Sempre lave as mãos antes de pegar o bebê. Além disso, mantenha o bebê limpo, trocando as fraldas regularmente e limpando-o com lenços umedecidos sem químicos (peça recomendação do pediatra).
Sono
Coloque o bebê para dormir de barriga para cima, em um berço seguro e confortável. Não coloque travesseiros, brinquedos ou qualquer outra coisa no berço que possa sufocar o bebê.
Contato físico
Toque e segure seu bebê com frequência para estabelecer uma conexão saudável.
Monitoramento
Observe a respiração e a temperatura do bebê regularmente. Caso perceba algo fora do comum, peça ajuda para a equipe da maternidade.
LEIA TAMBÉM: Como aliviar cólica em bebês e recém-nascidos?
Interaja com o bebê
Fale com ele, cante músicas suaves e faça contato visual. Isso ajuda no desenvolvimento emocional e social do bebê.
Não hesite em pedir ajuda
A equipe da maternidade está lá para ajudá-la. Não hesite em pedir ajuda se tiver dúvidas ou precisar de assistência.
Lembre-se, cuidar de um recém-nascido pode ser difícil, mas com paciência e prática, você se tornará uma cuidadora confiante e experiente.
Amamente-o da forma correta
Peça para a equipe da maternidade ajudá-la a posicionar o bebê corretamente para facilitar o início da amamentação.
Como dar banho em bebê recém-nascido?
Antes de tudo, é preciso saber que o bebê recém-nascido não precisa tomar banho todos os dias.
Como ele pouco se suja, banhos de duas a três vezes por semana são suficientes, desde que a rotina de limpeza do rostinho, mãos e da fralda aconteçam várias vezes ao dia.
Sobre o processo do banho, você deve deixar água morna em uma banheira e colocar o seu bebê em um apoio seguro e macio. A cama é uma boa opção.
Ele deve estar vestido e, no processo do banho, você precisa despir um membro de cada vez, de acordo com que for lavando com cuidado. Encoste a toalha de leve no corpo do bebê, sem esfregar, para secá-lo.
Cuidados com o umbigo do recém-nascido
É importante o cuidado com o umbigo do recém-nascido. Higienize com álcool 70% e um algodão ou gaze limpa, sem tampar ou colocar nenhum pano em cima do umbigo.
Evite deixar o umbigo do recém-nascido molhado. Para isso, após o banho ou em outras situações, você pode dar suaves batidinhas com a toalha até secá-lo completamente.
Importante dizer que, quando o bebê nasce, o cordão umbilical é cortado dado a sua perda de função. No entanto, um "cotinho" fica ligado à barriga do recém-nascido, caindo de 7 a 15 dias após o parto.
Como trocar fraldas
Coloque o seu bebê sobre um apoio seguro, limpo e macio para trocá-lo.
Depois disso, tire a fralda suja, limpe o seu bebê muito bem com água morna e algodão ou lenços umedecidos e, por fim, levante delicadamente suas perninhas para colocar a fralda limpa por baixo do bumbum. Após, é só fechar a fralda.
Vale ressaltar que meninos e meninas devem ser limpos sempre de frente para trás. E, falando especificamente deles, não é necessário forçar o prepúcio para baixo. A limpeza deve ser suave.
Como fazer o bebê dormir
Antes de tudo, na hora de fazer o seu bebê dormir, prepare o ambiente: feche as cortinas, caso seja dia, ou deixe o quarto à meia-luz, caso seja noite.
Após, você pode embalar o seu bebê com cuidado e calma, cantando suavemente músicas de ninar, até que ele durma.
Como cortar as unhas do bebê
Segure um dedinho com a ponta para baixo e corte de modo reto a unha, sem arredondar os cantos e deixando um pouco grande para evitar infecções e inflamações.
Como vestir o bebê
O bebê recém-nascido deve ser vestido de acordo com o clima, com roupas limpas e confortáveis.
Cuidado com as visitas
Apesar da felicidade de receber um bebê, este ainda não possui os anticorpos e demais proteções que reduzem o risco de doenças. Por isso, antes de completar o primeiro mês de vida, é interessante manter as visitas reduzidas ao máximo.
LEIA MAIS: 5 atividades para a hora de ficar de barriga para baixo
Entenda e estimule a amamentação
A Organização Mundial da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria indicam que o bebê seja alimentado exclusivamente com leite materno durante os seis primeiros meses de vida, com a sua manutenção até os dois anos de idade ou mais.
Banhos de sol são importantes
Os bebês sofrem com frequência de icterícia, doença conhecida como amarelão. No entanto, banhos de sol frequentes podem ajudar tanto na prevenção quanto no tratamento desta doença.
Além disso, o banho de sol estimula a produção de Vitamina D, muito importante para o correto funcionamento do corpo humano. Assim, recomenda-se que o bebê tome sol de 10 a 15 minutos por dia, preferencialmente entre as 6h e 10h da manhã. Ou, não sendo possível, após as 16h.
Aliviando as cólicas
As cólicas, infelizmente, são comuns na vida dos bebês recém-nascidos. Mas, por sorte, a maior parte delas é fácil de resolver. Peça orientação do seu pediatra para massagear levemente a região abdominal de sua criança.
Além disso, uma outra forma que pode resolver, é fazer compressas de água morna nesta mesma região.
Dicas gerais de segurança
- Transporte o bebê na cadeirinha apropriada (grupo 0+), adequada ao tamanho e peso do pequeno.
- Trave o carrinho (ou cesto) sempre que estiver parado e jamais coloque em locais altos. Assim, você evita possíveis quedas.
- No automóvel, coloque a cadeirinha no banco de trás e, de preferência, no meio e de costas para o sentido do trânsito.
- Fique atento se o contato com pelos de animais pode causar alguma alergia respiratória.
Peça ajuda
Os pais não podem nem devem cuidar de tudo sozinhos. Cuidar de um bebê é algo demandante e é normal bater tanto o cansaço físico quanto o mental. Tente formar uma rede de apoio para revezar os cuidados e tente, por mais que seja difícil, separar um tempo para você: veja um filme do qual gosta, o episódio de uma série ou tome um banho relaxante ouvindo música.
Não tenha medo de pedir ajuda se não der conta, você também é um ser humano e não tem que dar conta de tudo.
Exames para recém-nascidos
Alguns exames são obrigatórios e fundamentais para a saúde dos bebês recém-nascidos. Alguns testes realizados nesta fase da vida são fundamentais para identificar algumas doenças precocemente. Muitos deles são feitos ainda na maternidade, logo nos primeiros dias de vida dos bebês. São eles:
Teste do pezinho em recém-nascidos
O exame mais famoso feito em recém-nascidos é importante para identificar o tipo sanguíneo do bebê e ajudar no diagnóstico precoce de inúmeras doenças como a fibrose cística, por exemplo.
Triagem auditiva em bebês recém-nascidos
Também conhecido como teste da orelhinha, é realizado logo após o nascimento ainda na maternidade e serve para identificar se há alguma perda na função auditiva dos bebês.
Oximetria de pulso
Outro teste realizado na maternidade, nas primeiras 48 horas de vida, é feito com o intuito de descobrir se o bebê recém-nascido possui alguma doença cardíaca grave ou algum problema na formação do coração.
Teste do olhinho
Serve para identificar se o bebê possui alguma condição oftalmológica de nascença, como glaucoma congênito, catarata infantil ou até mesmo alguns tipos de tumor que podem se desenvolver dentro dos olhos.
Teste da linguinha
Este é o teste obrigatório mais recente a ser incluído nas investigações de saúde dos bebês recém-nascidos. Serve para identificar problemas na mastigação e sucção, causados por “língua presa”, que podem posteriormente se transformar também em problemas de fala.
Vacinação em dia
Seguir o calendário de vacinação indicado para a idade do bebê também é de suma importância para proteger a saúde dos recém-nascidos. É importante reforçar que as vacinas são a única fonte de proteção para algumas doenças que podem causar danos permanentes para a saúde dos bebês, por isso, é importante seguir o calendário de imunização do Ministério da Saúde.
Conclusão
Bem, agora você já sabe que um bebê recém-nascido requer cuidados especiais.
Sabe também quais são estes cuidados principais e como fazê-los.
Ademais, consulte regularmente o pediatra do seu bebê recém-nascido e, tendo quaisquer dúvidas, entre em contato com ele para esclarecimento.
E aí, ajudamos você com essas dicas? Aqui no Baby&Me, você encontra muitas informações que podem ajudar você nos cuidados com seu neném.
Confira estes conteúdos:
O que é amamentação em livre demanda
A importância da amamentação na primeira hora de vida do bebê
As dicas não substituem uma consulta médica. Não deixe de consultar o pediatra de seu filho para obter orientações individualizadas.
Artigos relacionados