Virose em criança: sintomas e quando tratar?
São vários tipos de virose, cada uma com suas particularidades, sintomas, capacidade de transmissão e gravidade.
Casos de virose são muito frequentes em crianças, mas é preciso se atentar a alguns cuidados, adotar métodos preventivos e ficar sempre de olho nos sintomas da doença. O acompanhamento médico é fundamental para o diagnóstico, mas a observação começa em casa.
A seguir, você confere os principais sintomas da virose em criança e como pode fazer o tratamento.
Boa leitura!
O que é virose?
É um termo que compreende diversas doenças e infecções causadas por vírus. Há vários tipos de virose, cada uma com suas particularidades, sintomas, capacidade de transmissão e gravidade. Em geral, as viroses mais comuns acometidas em crianças são as respiratórias e as gastrointestinais.
Sintomas de virose em crianças
No caso da virose respiratória, os sintomas podem ser confundidos com os da gripe, mas normalmente são os seguintes:
- Tosse;
- Febre;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Coriza;
- Dor de garganta.
Já em relação à virose gastrointestinal, os sintomas são mais conhecidos:
- Febre;
- Náusea;
- Falta de apetite;
- Vômito;
- Dor abdominal.
Vale ressaltar que há, inclusive, casos de viroses assintomáticas. Por isso o acompanhamento médico também é importante.
O que fazer em casos de virose em criança?
A orientação médica é imprescindível para o tratamento da virose. Embora alguns casos sejam simples, o tratamento caseiro pode prejudicar a saúde do pequeno.
O médico pode receitar alguns medicamentos, soro de reidratação, probióticos e até a suplementação de nutrientes. Cada caso é trabalhado de forma individualizada.
Métodos preventivos
Os cuidados preventivos começam pelas orientações mais básicas: higiene em primeiro lugar. É preciso reforçar a importância de sempre lavar as mãos, e de manter objetos compartilhados, como brinquedos, higienizados, visto que as crianças costumam levá-los à boca.
Além disso, também é importante higienizar bem as frutas e verduras antes de consumir. E, finalmente, manter a vacinação em dia. Não existe vacina contra a virose, mas há uma série de imunizantes contra vírus que levam a essa condição.
Saiba mais sobre cuidados infantis
Confira os artigos publicados no Nestlé Baby&Me relacionados aos cuidados durante a infância do seu filho. Os conteúdos contam com recomendações dos profissionais da área da saúde e demais especialistas. Acesse já!
"As orientações acima não substituem uma consulta médica. Não deixe de consultar o profissional de saúde do seu filho para obter orientações individualizadas".
Artigos relacionados