Alimentação adequada na amamentação: veja dicas

Alimentação adequada na amamentação: veja dicas

0 a 2 anos
Artigo
Jun 14, 2023
8mins

Especialista orienta sobre o que não comer durante a amamentação. Confira quais cuidados a mãe deve ter durante o período de aleitamento.

Introdução

Os cuidados com a alimentação durante o período de amamentação são muito importantes. Isso porque, ao amamentar, a mãe gasta muita energia, e para fazer a reposição é preciso ingerir os alimentos em quantidade e qualidade ideais.

É importante destacar, sobretudo, que existe uma série de alimentos que podem ser prejudiciais à saúde da mãe e do filho. Isso quer dizer que, ao não seguir uma alimentação adequada, o aleitamento pode ser comprometido, o que também impactaria diretamente a saúde do recém-nascido.

No texto a seguir, você confere os alimentos que devem ser evitados durante o período de amamentação para que mãe e filho desfrutem essa experiência de forma saudável.

Além disso, você vai saber como alguns nutrientes são encontrados em diversos alimentos e como eles são fundamentais para que a mãe e o bebê tenham uma vida saudável.

Boa leitura!

O que comer durante a amamentação?

Veja abaixo o que você precisa saber para uma dieta saudável de amamentação:

Os pontos a seguir servem como direcionamento para uma dieta saudável da pessoa que está amamentando durante esse período. Guarde bem essa lista de verificação:

  • Faça uma alimentação bem equilibrada, que inclua muitas fibras;
  • Consuma porções de frutas e legumes todos os dias. Por exemplo, uma porção de fruta pode ser uma banana bem pequena, 1 xícara de framboesas ou 17 uvas. Uma porção de legumes pode ser ½ xícara de legumes cozidos, como brócolis, ½ xícara de tomate enlatado cozido ou 1 xícara de legume cru, como cenoura;
  • Limite o consumo de cafeína enquanto estiver amamentando, uma vez que isso pode manter o bebê agitado e acordado;
  • Não consuma álcool durante a amamentação;
  • Se você está oferecendo amamentação exclusiva, vai precisar de calorias extras de alimentos saudáveis, por dia, nos primeiros seis meses;
  • Consuma algumas porções de grãos por dia. Por exemplo, uma porção equivale a uma fatia de pão integral, 1/3 de xícara de arroz cozido ou ¾ de xícara de cereal pronto para comer sem açúcar;
  • Beba de seis a oito copos de líquidos - de preferência água - ao dia. Quando você estiver amamentando, é uma boa ideia ter uma garrafa de água ou um copo com bebida ao lado;
  • Consuma porções de alimentos ricos em proteína por dia, como carne magra, frango, ovos, nozes, sementes e leguminosas, que são boas fontes de ferro. Por exemplo, uma porção equivale a 30 gramas de carne, peixe, ou aves, ou um ovo; 
  • Consuma porções de laticínios ou substitutos à base de vegetais por dia, para obter cálcio e proteína. Por exemplo, uma porção é uma xícara de leite ou uma xícara de iogurte natural;
  • Consulte um profissional da saúde de confiança para verificar se você precisa tomar um suplemento diário; 
  • Evite comer peixe com alto teor de mercúrio, como peixe-espada, marlim e atum. Peixes oleosos, como cavalinha, são ótimos, mas tente não comer mais do que duas porções por semana;
  • Prepare petiscos saudáveis antes de ir para a cama para fazer um lanche durante as refeições noturnas;

LEIA MAIS: Até quando devo amamentar?

Nutrientes necessários durante a fase de amamentação

Nutrientes necessários

Ferro

Esse mineral é indispensável para a produção de hemoglobina, que transporta o oxigênio pelo sangue. Ele também previne a anemia ferropriva, que pode causar cansaço, fraqueza e palidez na mãe e no bebê. O ferro é encontrado em carnes vermelhas, vísceras, feijão e vegetais verde-escuros. 

Ácido fólico

É fundamental para a formação do sistema nervoso do bebê e para a prevenção de defeitos no tubo neural. Ele também participa da síntese de DNA e da divisão celular. O ácido fólico está presente em vegetais com folhas verdes escuras, como o espinafre e o brócolis, frutas cítricas e cereais e grãos enriquecidos com ácido fólico.

Zinco

Importante para o crescimento e o desenvolvimento do bebê, o zinco também atua na cicatrização dos tecidos maternos e na defesa contra infecções. São fontes de zinco: carnes vermelhas, frango, amendoim, gema de ovo, peixe, feijão,  leite e derivados e frutos do mar.

Cálcio

Durante a amamentação, o cálcio é transferido do organismo da mãe para o leite materno, por isso é importante consumir alimentos ricos nesse nutriente para evitar a perda óssea. O cálcio atua também na contração muscular, da coagulação sanguínea e da transmissão nervosa.  Leite, queijo e iogurte são ótimas fontes de cálcio, bem como verduras folhosas verdes.

Vitamina C

Atua na formação do colágeno, que é uma proteína que dá sustentação à pele, aos ossos e aos dentes. A vitamina C é encontrada em frutas cítricas, como laranja, limão e acerola, e em verduras verde-escuras, como couve e brócolis.

Ômega-3

O ômega-3 tem benefícios no desenvolvimento cerebral do feto e do bebê, sendo nutriente importante para cognição e memória. As fontes incluem peixes como o salmão e a sardinha, carne vermelha, linhaça e nozes.

Vitamina B12

A amamentação permite ao lactente a absorção da vitamina B12, que atua diretamente na produção de glóbulos vermelhos, facilitando o transporte de oxigênio para todos os tecidos do corpo. Dentre esses tecidos, há especificamente os tecidos musculares da face que atuam diretamente durante a sucção do bebê. Essa vitamina é encontrada em verduras verdes, ovos, legumes, aves e carne.

Vitamina A

Essa vitamina é fundamental para a visão, a pele, as mucosas e o sistema imunológico. Ela também ajuda na prevenção de infecções respiratórias e diarreicas no bebê. As fontes de vitamina A são os alimentos de origem animal, como fígado, ovos e leite, e os vegetais de cor alaranjada ou verde-escura, como cenoura, abóbora, manga e couve.

LEIA MAIS: Regurgitação em bebês, o que fazer?

O que não comer durante a amamentação

O Ministério da Saúde orienta evitar o consumo excessivo de gorduras, sal e açúcar. É muito importante que durante o aleitamento materno a mãe saiba da procedência dos alimentos que ingere. Essa dica vai na mesma linha das recomendações que especialistas deram ao Nestlé Baby&Me sobre o que a grávida pode comer.

Por isso, a orientação é sempre dar preferência às comidas que são preparadas em casa, e os pratos devem incluir alimentos naturais como legumes e verduras, além de carboidratos de qualidade e proteínas como arroz, feijão, carnes magras e ovos.

Assim como disse a Dra. Simone Ramos, pediatra especialista em consultas pré-natal, ao Baby&Me Podcast, a palatabilidade (do bebê) já é formada dentro do útero e, por isso, uma nutrição adequada, com variedade e qualidade dos alimentos, é importante. O bebê, por volta do segundo trimestre, já começa a perceber os alimentos que a mãe está ingerindo.

Além disso, há também orientações sobre algumas bebidas. O consumo de álcool deve ser absolutamente limitado, e sempre seguindo a recomendação do médico. O café, chá e chimarrão, são bebidas que podem ser consumidas, mas também com moderação e com orientação de um profissional de saúde especializado.

O que não comer para não dar gases no bebê?

A recomendação geral é que a mãe observe o comportamento do bebê após as mamadas e identifique se há algum alimento que cause gases ou desconforto. Em geral, alimentos que as mães devem evitar para que os bebês não sofram com os gases são:

  • Feijão, lentilha, grão-de-bico e outras leguminosas;
  • Repolho, brócolis, couve-flor e outras crucíferas;
  • Cebola, alho e outros temperos fortes;
  • Refrigerantes, sucos industrializados e outras bebidas gasosas ou açucaradas;
  • Chocolate, café e outras fontes de cafeína

LEIA MAIS: Como saber se o meu bebê tem intolerância a glúten?

O que comer no café da manhã amamentando?

Primeira refeição do dia, o café da manhã é uma refeição extremamente importante para a mãe que está amamentando, pois é nele que se consegue o fornecimento ajuda a fornecer energia e nutrientes para a produção de leite e para a saúde da mãe e do bebê.

Prefira uma alimentação variada e equilibrada durante o café da manhã, com frutas, cereais integrais e proteínas magras.

Além disso, é obrigatório que a mãe beba bastante água e outros líquidos saudáveis, como chás e sucos naturais, para manter a hidratação e a produção de leite.

É importante evitar cafeína em excesso, alimentos crus, ricos em açúcares ou gordurosos. É recomendado também não comer alimentos alergênicos. 

Conclusão

Não é necessário fazer uma dieta restritiva ou eliminar todos os alimentos que podem causar gases, pois isso pode prejudicar a nutrição da mãe e do bebê. O ideal é manter uma alimentação equilibrada e variada, rica em frutas, verduras, cereais integrais, proteínas magras e gorduras boas.

Também é recomendado que ela evite o consumo de álcool, cigarro e outras drogas que podem afetar a qualidade do leite e a saúde do bebê.

Lembre-se de que a alimentação da mãe é apenas um dos fatores que podem influenciar nos gases do bebê. Outros fatores são: a pega correta do bebê no peito, a posição adequada durante a amamentação, a frequência das mamadas, o uso de chupetas ou mamadeiras e o arroto do bebê após as mamadas.

Se o seu bebê apresentar muitos gases, cólicas ou outros sinais de desconforto, consulte o seu pediatra para avaliar a causa e o tratamento adequados. Afinal, as dicas não substituem uma consulta médica. 

Saiba mais sobre a alimentação de lactantes

O Nestlé Baby&Me tem uma série de conteúdos voltados à alimentação de gestantes, lactantes e recém-nascidos. Além disso, você também pode conferir as recomendações dos especialistas da área da saúde no podcast Baby&Me. Acesse já!

As dicas não substituem uma consulta médica. Não deixe de consultar o seu profissional de saúde para obter orientações individualizadas.

Dra. Simone Silva Ramos, Pediatra e Consultora Internacional em Amamentação
Dra. Simone Silva Ramos
Pediatra e Consultora Internacional em Amamentação
  • Médica pela Universidade Federal de Goiás
  • Pediatra Coordenadora do Departamento de Aleitamento da Sociedade Goiana de Pediatria
  • Membro do Comitê Científico em Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria
  • Consultora internacional em aleitamento materno pelo IBCLC
  • Especialista em nutrição infantil pela Boston University
  • Especialista em Early Nutrition pela LMU de Munique
  • Mestranda em Health care management pela Must University

Artigos relacionados

View details De quantas horas de sono meu filho precisa?
Artigo
De quantas horas de sono meu filho precisa?

De quantas horas de sono meu filho precisa?

De quantas horas de sono meu filho precisa?

2mins para ler

View details Cólica e Constipação em bebês: o que fazer?
Artigo
Cólica e Constipação em Bebês: o que fazer?, por Nestlé Baby & Me

Cólica e Constipação em bebês: o que fazer?

Especialistas respondem!

4mins para ler

View details Por que o meu bebê regurgita depois de tomar o leite materno?
Artigo
Por que o meu bebê regurgita depois de tomar o leite materno?

Por que o meu bebê regurgita depois de tomar o leite materno?

Descubra qual é a causa da regurgitação do bebê e o que você pode fazer 

2mins para ler

View details Ansiedade Infantil de Separação: o que é?
Artigo
bebê chorando no colo da mãe

Ansiedade Infantil de Separação: o que é?

Veja dicas de como preparar o seu filho para a sua volta ao trabalho 

2mins para ler

View details Bebê recém-nascido: cuidados nos primeiros dias
Artigo
bebê recém nascido

Bebê recém-nascido: cuidados nos primeiros dias

Descubra os principais cuidados com o bebê recém-nascido nos primeiros dias de vida do neném e veja o que precisa ser feito nesta fase em Nestlé

8mins para ler

View details Teste da linguinha: saiba por que ele é tão importante
Artigo
Teste da linguinha: saiba por que ele é tão importante

Teste da linguinha: saiba por que ele é tão importante

Descubra a importância desse teste para a saúde do seu bebê e por que ele é tão importante.

3mins para ler

View details Desligue a TV e brinque!
Artigo
Desligue a TV e brinque!

Desligue a TV e brinque!

Desligue a TV e brinque!

2mins para ler

View details Os incríveis benefícios do contato pele a pele quando o seu bebê nascer
Artigo
Os incríveis benefícios do contato pele a pele quando o seu bebê nascer

Os incríveis benefícios do contato pele a pele quando o seu bebê nascer

O primeiro contato entre mãe e filho.

3mins para ler

View details Até quando devo amamentar?
Artigo
Até quando devo amamentar?

Até quando devo amamentar?

Confira qual a idade ideal do desmame

2mins para ler

View details Como acalmar um bebê com cólica
Artigo
colica e choro

Como acalmar um bebê com cólica

Os bebês choram. Alguns bebês choram mais do que outros.

3mins para ler

View details 5 Coisas que você deve saber antes de voltar ao trabalho
Artigo
5 Coisas que você deve saber antes de voltar ao trabalho

5 Coisas que você deve saber antes de voltar ao trabalho

Trabalhar e ser mãe? Claro que é possível!

3mins para ler

View details Truques de banho: Como lavar o rosto e o bumbum de um recém-nascido
Artigo
como lavar o rosto e o bumbum de um recem nascido

Truques de banho: Como lavar o rosto e o bumbum de um recém-nascido

Alguns bebês adoram tomar banho, enquanto outros precisam de tempo para se acostumar. Para as primeiras semanas, você pode apenas lavar a cabeça e o bumbum do bebê.

3mins para ler

View details Hora dourada pós parto: o que é e quais os benefícios para a mãe e o bebê?
Artigo
Hora dourada pós parto: o que é e quais os benefícios para a mãe e o bebê?

Hora dourada pós parto: o que é e quais os benefícios para a mãe e o bebê?

Entenda todos os benefícios que a hora dourada pode trazer não só para o bebê, mas também para a mãe.

2mins para ler

View details Estimulo a Independência do Bebê
Artigo
Criança pedindo colo para a mãe, por Nestlé Baby & Me

Estimulo a Independência do Bebê

Com a evolução da mulher no mercado de trabalho temos, hoje em dia, mais de 50% das mulheres com bebês, ou em fase escolar, que estão trabalhando. 

4mins para ler

View details Dicas importantes para seu filho dormir bem
Artigo
Dicas importantes para seu filho dormir bem

Dicas importantes para seu filho dormir bem

Dicas importantes para seu filho dormir bem aos 3 a 6 meses

4mins para ler

View details Bebê dormindo: 8 dicas de como fazer o bebê dormir sozinho!
Artigo
Bebê dormindo no berço com roupa branca

Bebê dormindo: 8 dicas de como fazer o bebê dormir sozinho!

Confira 8 dicas para melhorar a qualidade do sono do bebê com ações simples que você

7mins para ler

View details Como ler a linguagem de sinais do bebê
Artigo
linguagem de sinais do bebe

Como ler a linguagem de sinais do bebê

A partir do momento em que nasce, o seu bebê tem muito a dizer.

2mins para ler

View details 5 atividades para a hora de ficar de barriga para baixo
Artigo
5 atividades para a hora de ficar de barriga para baixo

5 atividades para a hora de ficar de barriga para baixo

5 atividades divertidas para a hora de ficar de barriga para baixo

2mins para ler

View details Amamentação na primeira hora de vida: importância e dicas
Artigo
Amamentação na primeira hora de vida: importância e dicas

Amamentação na primeira hora de vida: importância e dicas

Conhecida como ‘hora dourada’, é o momento em que mãe e filho têm o primeiro contato.

8mins para ler

Faça Parte do

  Faça Parte do

Tenha acesso aos benefícios!

Descontos

Parcerias

Opções exclusivas para você e seu bebê! Confira nossos parceiros!

Conteúdos

Conteúdos e Ferramentas

Conteúdos especiais e Ferramentas interativas para te apoiar em toda a jornada!

Informação

Teste Grátis Kinedu

Acesse conteúdos sobre o desenvolvimento do seu pequeno no aplicativo Kinedu!

Especialistas

Especialistas

Tire suas dúvidas com um especialista preparado para te atender!