Em uma cozinha, está um homem, uma menina e um menino. A menina está encostada em uma parede, enquanto o homem e o menino marcam na parede qual é a altura dela.

Marcos do desenvolvimento infantil: etapas cruciais do crescimento

Todas as etapas
Artigo
Abr 10, 2025
8mins

Você conhece os marcos do desenvolvimento infantil? Veja como identificar o progresso do seu filho dos primeiros passos até o desenvolvimento da linguagem

Introdução

Sabe quando a criança aprende a realizar uma nova ação e imediatamente pensamos "nossa, como ela está crescendo rápido"? São os marcos no desenvolvimento infantil surgindo.😮

Cada criança tem seu próprio ritmo para começar a engatinhar, falar e andar. No entanto, geralmente essas etapas começam em determinadas faixas etárias.

As transformações de comportamento, aprendizado e características físicas marcam o início de novas fases na vida dos pequenos exploradores.

Neste artigo, falaremos sobre quais são esses marcos, quando eles geralmente surgem e como acompanhar cada um deles.

Boa leitura!

O que são marcos do desenvolvimento infantil? 

Os marcos do desenvolvimento são habilidades que as crianças adquirem durante o seu crescimento, como o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e emocional.

A maioria deles acontece na etapa que abrange desde o nascimento até os 6 anos.

É durante esse período que as crianças fazem suas primeiras descobertas, explorando o próprio corpo e potencialidades e o mundo ao seu redor. 🌍

Esses marcos mostram que a criança está amadurecendo. É por isso que temos essa impressão de que cresceram em um piscar de olhos.

Conheça as principais etapas dos marcos do desenvolvimento infantil 

Os marcos do desenvolvimento são divididos em quatro categorias: socioemocional, cognitiva, linguagem e motora.

Desenvolvimento cognitivo 

O desenvolvimento cognitivo está relacionado a como a criança adquire e evolui suas capacidades mentais ao longo da vida, envolvendo a forma como ela pensa, aprende, resolve problemas e interage com o mundo à sua volta.

Desenvolvimento socioemocional 

Aqui, a criança vai evoluir e adquirir suas habilidades sociais, criando vínculos e relações interpessoais que trabalham a comunicação, compartilhamento e resolução de conflitos, além de desenvolver a consciência da sua própria identidade, pessoal e de gênero, envolvendo também o surgimento de medos, à medida que a imaginação e criatividade são trabalhadas.

Desenvolvimento de linguagem 

A linguagem se desenvolve de forma progressiva no crescimento da criança, começando com o reconhecimento de sons e produção dos primeiros balbucios, começando a compreensão de expressão da criança. Mais à frente, as crianças aumentam progressivamente o vocabulário, com palavras completas e frases simples que vão levar ao desenvolvimento mais complexo de frases maiores, uso de pronomes, aprendizado de centenas de novas palavras e a elaboração de questionamentos e formulação de histórias.

Desenvolvimento motor 

As habilidades de coordenação motora finas e grossas se desenvolvem progressivamente nas crianças, sendo fortalecidas pela prática e incentivo à criança, que aprende com o tempo a sua capacidade de equilíbrio, controle dos movimentos, força muscular, precisão e agilidade, levando à facilidade para desempenhar movimentos complexos como corrida, salto, lançamento de objetos, entre outros.

Além disso, os marcos do desenvolvimento infantil também são divididos em etapas, de acordo com os estudos do psicólogo Jean Piaget.

Ele indica a existência de quatro etapas de crescimento da mente das crianças:

  • Fase sensório-motora
  • Fase pré-operatória
  • Fase operatória concreta
  • Fase operatória formal

Vamos entender um pouco mais sobre cada uma delas?

Fase sensório-motora (0 a 2 anos) 

É nessa fase que acontece um aumento nas habilidades que envolvem os sentidos e os movimentos.

Nos primeiros meses de vida, o bebê começa a entender os seus próprios reflexos e, aos poucos, aprende a agir com intenção.

Além disso, o foco dele está em tudo que pode sentir naquele momento. Se algo não está no campo de visão do bebê, é como se não existisse.

Fase pré-operatória (2 a 7 anos) 

Aqui a criança entra na fase da comunicação verbal, ou seja, de tagarelar.

Ela começa a soltar tudo o que vem à mente, mesmo que as palavras não façam muito sentido.

Com o passar do tempo, essa conversa começa a ser mais coerente e elas passam a compreender melhor o que as pessoas ao seu redor falam.

As crianças começam a usar palavras e frases para falar sobre coisas e ações e, com o tempo, vão pegando o jeito de lidar com as suas ideias.

Fase operatória completa (7 a 11 anos) 

As crianças já conseguem controlar as suas ideias e lembranças.

Nessa fase, elas começam a criar regras mentais sobre como tudo funciona e as usam para saber como devem agir ou pensar.

Agora, alguns conceitos, como os de números e relações pessoais fazem mais sentido e a forma como falam fica mais parecida com a dos adultos.

Elas também começam a se sentir mais independentes, formando suas próprias ideias sobre o que é certo e errado.

Fase operatória formal (a partir dos 11 anos) 

Na fase final do desenvolvimento do pensamento, as crianças já conseguem lidar com ideias mais abstratas. 🤯

Além disso, elas também conseguem entender o ponto de vista dos outros e ter empatia por eles em diferentes situações.

A coisa mais importante nessa etapa é que elas começam a desenvolver a habilidade de criar hipóteses para explicar e resolver problemas. Isso é conhecido como pensamento hipotético-dedutivo.

Como os pais podem acompanhar os marcos do desenvolvimento infantil? 

Muitos pais e mães acabam se preocupando com o desenvolvimento dos seus filhos, querendo ter certeza de que tudo está ocorrendo conforme o esperado.

A primeira dica é: mantenha a calma! ✋

É importante manter um acompanhamento regular com o pediatra. Eles monitoram o progresso dos marcos de desenvolvimento e avaliam se estão acontecendo na idade esperada.

Além disso, na conversa com o pediatra, ele pode te dar dicas sobre como estimular na medida certa – nem demais, nem de menos.

É importante observar os progressos da criança ao longo do tempo. Você pode usar, por exemplo, as referências de Piaget (que deixamos ali em cima, em outro tópico) para saber quais são os marcos para cada idade.

O que fazer no caso de atrasos no desenvolvimento infantil? 

Em alguns casos, de fato, pode haver atrasos no desenvolvimento infantil.

Diversos fatores podem fazer com que a criança demore para se desenvolver.

Desde a desnutrição, fatores genéticos, complicações na gestação ou no parto e transtornos do neurodesenvolvimento, como o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) ou o TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Se notar que ela está demorando mais para atingir certas etapas, é importante conversar com o pediatra para avaliar a situação.

Família e escola unidas para garantir um desenvolvimento saudável da criança 

Família e escola devem trabalhar juntas para que a criança tenha acesso a um desenvolvimento completo e saudável nos principais ambientes em que ela trabalha suas capacidades e aprendizados ao longo da vida.

Em casa, as capacidades emocionais da criança podem ser estimuladas de uma forma saudável, com paciência, diálogo, compreensão, que auxiliem a criança a compreender os seus sentimentos e habilidades interpessoais.

Na escola, as capacidades desenvolvidas em casa são colocadas em prática, através da interação com colegas e professores, além de facilitarem a abertura da criança para o aprendizado e para a sua forma de compreender as informações que ela recebe.

Marcos do desenvolvimento infantil: tabela para acompanhar cada fase 

Como falamos antes, a fase inicial da infância é bem crucial para o crescimento das crianças.

Por isso, é muito importante acompanhar de pertinho quais habilidades são esperadas para cada fase.

Na caderneta da criança, recebida na saída da maternidade, é possível conferir informações sobre a curva do crescimento, desenvolvimento infantil e muito mais. As cadernetas da menina e do menino têm leve diferenças. Vale a pena dar uma olhada!

A tabela a seguir, baseada nessas cadernetas, resume o progresso do desenvolvimento, dividido em quatro categorias que mencionamos.

Idade Sócio-emocionalCognitivaLinguagemMotora
0 a 6 meses Sorri e reage a estímulos, como cosquinhas

Acompanha sons

Controla o movimento dos olhos

Faz sons

Levanta a cabeça

Consegue rolar

Leva objetos à boca

6 a 9 meses Entende quando está gostando de algo

Reconhece o próprio nome

Tem preferência por brinquedos

Pronúncia pequenas sílabas

Senta

Manipula objetos

Engatinha

9 a 12 meses 

Chora quando não está com os pais

Interage com outras crianças

Aponta

Entendem o que lhe pedem

Acena para dar tchau

Sabe falar mamãe e papai e entende o que é

Consegue se levantar

Dá os primeiros passos

2 anos Demonstra independência

Sabe nomear cores e formas geométricas

Brinca de faz de conta

Repete palavras

Forma frases

Arremessa bolas

Fica na ponta dos pés

Corre

3 anos Brinca com outras crianças

Consegue abrir portas

Trabalha a imaginação

Responde o seu nome e idade

Consegue responder a perguntas simples

Sobe e desce escadas
4 anos 

Conversa sobre seus interesses

Usa a imaginação nas brincadeiras

Reconhece histórias

Sabe diferenciar o que é igual e o que é diferente

Conta histórias

Consegue formar frases maiores

Consegue brincar com mais habilidade com bolas

Pula em um pé só

5 anos 

Sabe a diferença entre o que é real e o que é fictício

Imita outras pessoas

Sabe contar, geralmente até 10

Consegue reproduzir letras e números

Fala com maior clareza

Consegue indicar onde mora

Consegue nadar

Escala pequenas alturas


Algumas crianças podem apresentar esses marcos antes, outras um pouquinho depois. Se notar que está demorando mais do que o esperado, é preciso buscar a orientação de um pediatra para entender o que está acontecendo.

O acompanhamento e o diagnóstico devem ser feitos o quanto antes, para evitar prejuízos no crescimento da criança.

Crescer é uma fase encantadora, e acompanhar a criança aprendendo algo novo todos os dias, amadurecendo a cada momento, é uma experiência incrível.

Isso também é uma oportunidade para fortalecer os laços afetivos, compartilhar momentos felizes e fazer novas descobertas em família. 👪

Atividades e brincadeiras para estimular o desenvolvimento infantil 

0 a 2 anos: nessa faixa etária é importante envolver a criança com atividades de estímulo sensorial, com brinquedos que chamam a atenção visual e auditiva. Além disso, o desenvolvimento motor também pode ser trabalhado com brinquedos de diferentes texturas e tamanhos, envolvendo também o aprendizado da criança, com blocos de encaixe e até contação de histórias para o desenvolvimento da linguagem.

2 a 7 anos: nessa idade, é importante trabalhar a leitura da criança, fortalecendo a imaginação, criatividade e o próprio interesse pelos livros. Também, atividades ao ar livre e em grupo são essenciais para a coordenação motora, fortalecimento muscular e desenvolvimento das habilidades sociais, estimulando a criança a interagir com outros e evoluir suas noções de comunicação e compartilhamento.

7 a 11 anos: esportes coletivos são ótimos nessa idade, em que a criança está motivada a interagir e fazer parte de grupos, sendo algo benéfico para as suas capacidades sociais e motoras, pois trabalha a sua saúde física além do emocional. Raciocínio lógico também deve fazer parte das atividades, com jogos de concentração, memória e atenção.

11 anos ou mais: jogos e brincadeiras de estratégia são essenciais para essa faixa etária, pois despertam o raciocínio lógico da criança e o estímulo ao aprendizado e resolução de problemas. Atividades artísticas também podem ser interessantes, para trabalhar o desenvolvimento socioemocional da criança e suas habilidades sociais.

As dicas não substituem uma consulta médica. Consulte um profissional de saúde para obter orientações individualizadas.

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