Maquiagem infantil: pode usar?
O uso desses cosméticos em criança exige algumas orientações dos especialistas e de órgãos regulatórios.
A maquiagem infantil divide opiniões entre pais e profissionais da área da saúde. O uso desse tipo de cosmético pode ser considerado como uma brincadeira lúdica aos pequenos, ou então a representação dos mais velhos, o que também pode se tornar um problema.
É o que questiona a pediatra Dra. Thatiane Mahet. Ela comenta que os pais devem estar atentos às finalidades do uso da maquiagem infantil. “Sempre que solicitadas pela criança, os pais devem procurar saber o motivo e até mesmo colocar regras para sua utilização”, disse.
Os tipos de maquiagem permitidos para criança
A pediatra orienta sobre a escolha das maquiagens. Os pais devem se atentar à procedência de cada produto, e não podem ignorar os casos em que há histórico de alergias nas crianças.
“Os de uso, nas precauções e na idade recomendada, em que essas produtos utilizados por crianças devem ser cuidadosamente selecionados, com base nas indicações informações devem estar nos rótulos, e precisam ser testados e aprovados pelo Inmetro. Os pais devem estar muito atentos e não utilizar produtos de adultos em crianças e nem produtos de origem duvidosas sem o selo de aprovação do Inmetro. Crianças com histórico de alergias cutâneas, preferencialmente devem evitar o uso de cosméticos”, recomendou a especialista.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) produziu um documento educativo que trata sobre o uso de cosméticos infantis. De acordo com o material, a facilidade de remoção do produto da pele é um requisito fundamental para a sua comercialização.
“Um requisito essencial para a maquiagem infantil é ter baixo poder de fixação e ser facilmente removida da pele com água. Cada tonalidade de blushes e rouges deve ser testada antes de ser comercializada, para se avaliar o potencial de irritação, sensibilização e toxicidade oral. Além disso, a Anvisa permite que as maquiagens contenham substâncias que possuam gosto ruim (amargo) para evitar que a criança leve o produto à boca”, diz o documento.
A partir de qual idade a criança pode usar maquiagem?
“A grande maioria das maquiagens são liberadas a partir de 3 anos, mas é claro que quanto mais adiar essa utilização melhor para pele infantil. Alguns produtos são recomendados apenas acima de 5 anos”, responde a Dra. Thatiane.
Ela também reforça a orientação de que os pais devem estar atento às informações contidas nos rótulos dos produtos, para não utilizar um cosmético que não seja recomendado para faixa etária da criança.
Saiba mais sobre cuidados infantis
Confira os artigos publicados no Nestlé Baby&Me relacionados aos cuidados durante a infância do seu filho. Os conteúdos contam com recomendações dos profissionais da área da saúde e demais especialistas. Acesse já!
"As orientações acima não substituem uma consulta médica. Não deixe de consultar seu profissional de saúde para obter orientações individualizadas".
Artigos relacionados