Fimose em bebês: o que você precisa saber
Pediatra esclarece as principais dúvidas dos pais de primeira viagem sobre o assunto
A fimose é um assunto que ainda gera muitas dúvidas aos pais de bebês meninos. O Nestlé Baby&Me conversou com a pediatra Dra. Valéria Aguiar para esclarecer algumas questões sobre esse assunto.
A especialista menciona que todo bebê menino nasce com uma condição chamada de ‘fimose fisiológica do lactente’. Isso acontece justamente para proteger o canal por onde sai a urina da entrada de resíduos de fezes.
“Fimose é o nome que damos à não exteriorização da glande (cabeça) do pênis, quando o prepúcio (a pele que recobre a glande) não pode ser retraída totalmente”, definiu a Dra. Valéria.
Segundo ela, a fimose não deve ser motivo de preocupação para os pais pelo menos até os 2 anos de vida do bebê. Na maioria dos casos, até essa idade, o processo de abertura do prepúcio já ocorre naturalmente com o crescimento da criança. “Por esse motivo, antes de 1 aninho é contraindicado realizar ‘massagem’ ou tração da pele, pelo risco de microtraumas e fissuras”, disse a pediatra.
Além disso, se houver obstrução do fluxo urinário ou infecção, antes mesmo dos 2 anos de idade, é necessário procurar um especialista para investigar o caso.
Pomadas para fimose: somente quando o médico recomendar
O tratamento deve iniciar somente com a orientação do especialista. A Dra. Valéria reforça que o uso de produtos não indicados pelo pediatra, remédios caseiros para fimose e até massagens são contraindicados.
“Em alguns casos o uso de uma pomada específica pode ser de benefício, mas sua indicação é restrita à prescrição médica”, disse a pediatra.
Os casos de fimose que exigem cirurgia só acontecem após o bebê deixar de usar fraldas, e são indicados apenas pelo médico depois de observação clínica. O procedimento é simples, mas o pós-operatório exige alguns cuidados especiais, que são recomendados pelo pediatra.
Higiene também é importante
No dia a dia, cuidados com higiene também são importantes para os bebês em geral. É preciso sempre lavar o pênis do bebê com sabonete suave durante o banho de banheira ou ofurô, mas sem puxar o prepúcio.
Saiba mais sobre cuidados infantis
Confira os artigos publicados no Nestlé Baby&Me relacionados aos cuidados durante a infância do seu filho. Os conteúdos contam com recomendações dos profissionais da área da saúde e demais especialistas. Acesse já!
"As orientações acima não substituem uma consulta médica. Não deixe de consultar o profissional de saúde do seu filho para obter orientações individualizadas".
Artigos relacionados