Ginecologista dá dicas para aumentar as chances de engravidar
Saiba como tentantes podem ter mais sucesso seguindo as recomendações de especialista
Se você quer aumentar as suas chances de engravidar, saiba que existem algumas estratégias simples para ter sucesso. Elas vão desde o aumento da frequência das relações sexuais até ter um estilo de vida mais saudável.
Além disso, também existem hábitos que devem ser evitados, como o consumo de bebidas alcoólicas ou o hábito de fumar, visto que podem dificultar a gravidez e até prejudicar a saúde do bebê.
É preciso estar atenta, também, às dificuldades para engravidar. Se por muito tempo as tentativas não tiverem sucesso, é necessário consultar um ginecologista, que vai analisar se existe algum problema que esteja dificultando a gravidez e dar início ao tratamento mais adequado.
Pensando em tudo isso, o Nestlé Baby&Me conversou com a ginecologista Helena Cossich. Ela tira dúvidas sobre fertilidade e dá dicas para aumentar as chances de engravidar. Confira algumas:
‘Não fazer disso uma obrigação’
A primeira dica da especialista é sobre aproveitar o processo, e não ter a pressão de querer engravidar logo. Segundo ela, essa tensão inicial pode gerar um estresse, o que não é saudável para a tentante.
“Tem que esquecer isso do período fértil, aumentar o número de relações e aproveitar o processo: namorar mais, sair mais, fazer programas e tentar tirar um pouco desse peso da cabeça, porque senão fica como uma obrigação”, disse Helena Cossich.
Ter um estilo de vida saudável
A ginecologista destaca alguns hábitos que favorecem as tentantes. Eles são:
- Alimentação saudável
- Práticas de atividades físicas
- Momentos de diversão e lazer
Além desses, há outros hábitos que devem ser evitados, pois podem dificultar gravidez. O consumo de bebidas alcoólicas, a prática do tabagismo e, inclusive, o sedentarismo estão entre esses malefícios.
“Ter um estilo de vida mais saudável vai melhorar. Então, por exemplo, se você está acima do peso, tem que perder peso. Se está sedentária, começar a fazer atividade física. Se a alimentação está ruim, tem que ajustá-la”, recomenda a ginecologista.
Suplementação de ácido fólico
Essa é uma dica de ouro da ginecologista. Ela recomenda a começar a suplementação de ácido fólico antes da gravidez, pois ajuda no fechamento do sistema nervoso central.
Essa vitamina faz parte do complexo B e participa em várias funções no organismo, principalmente na formação das células responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento humano. Além disso, o ácido fólico é importante também para o fechamento do sistema nervoso central e para manter a saúde do cérebro.
E se não tiver sucesso, procure por um médico
Há algumas situações em que as tentativas precisam de uma intervenção médica. Isso porque insistir por muito tempo pode gerar um processo longo, doloroso e exaustivo. O médico vai analisar cada caso, e pode indicar alguma programação para as relações sexuais.
Além disso, casais com mais de 35 anos que estão tentando engravidar e não conseguem, devem procurar pelo especialista a cada seis meses. Já para os casais com idade menor a essa, as consultas acontecem uma vez ao ano.
Confira mais dicas
Quer saber mais sobre fertilidade, como ter mais chances de engravidar e ter uma gestação saudável?
O Nestlé Baby&Me tem uma série de conteúdos de dicas de pré-concepção e dúvidas esclarecidas pelos especialistas da área da saúde. Acesse já!
Artigos relacionados