Dicas para ter uma boa conduta digital: um guia para os pais serem gentis online
Seja em fóruns de pais ou mensagens em grupo, ter uma boa conduta para navegar online, como pai, pode ser um campo minado.
Veja como ter uma boa conduta digital com nosso guia de “etiqueta”
A cortesia comum é essencial para uma interação social positiva – cara a cara ou online. Porém, quando você se torna pai, algumas interações online se tornam mais complicadas. De repente, você está em um mundo onde todos possuem uma opinião sobre como cuidar “corretamente” de uma criança, pais julgadores, mães se sentindo envergonhadas constantemente, e debates acalorados e fora de controle sobre tudo, desde escolhas alimentares até técnicas parentais. Isso pode ser acrescentado às pressões que muitos pais sentem. Seja gentil online e você terá resultados mais positivos para você e seus colegas pais a longo prazo, sem mencionar que você pode servir como um bom modelo para seus filhos à medida que crescem.
1. Tenha uma atitude respeitosa, positiva e encorajadora
Ser gentil online, como pai, envolve mais do que não ser alguém que faz piadas ou envergonha as mães. É sobre tratar os outros como você gostaria de ser tratado e construir a partir disso – tornando-se parte de uma comunidade de apoio online, seja em grupos de mensagem para pais da sua aula pré-natal ou em um fórum de pais. Portanto, tenha uma posição positiva para ser inclusivo, cultural e religiosamente respeitoso, apoiar a segurança online, celebrar o sucesso de outros pais, e ter compaixão com suas dificuldades.
2. Defina, e respeite, limites online
Praticar um bom comportamento online incluir definir limites. Todos precisam de pelo menos algum tempo livre de tela, então tente manter os períodos do dia (e da noite) em que você não pode ser atraído para conversas on-line ou estar “de plantão”, e esteja ciente dos limites dos outros. Você não ligaria para alguém de madrugada se não fosse uma emergência, então tente aplicar essa mesma regra para as mensagens. Claro, você também pode descobrir que as mensagens tarde da noite são o que o te fazem passar os turnos da noite com o bebê! Se este é o caso, tente ser seletivo sobre a sua audiência e compartilhe apenas com as pessoas que provavelmente estejam acordadas – seja porque moram em um fuso horário diferente ou porque também estão acordadas à noite. Respeite o tempo e a atenção dos outros sem bombardeá-los com muitas informações. E, claro, sempre respeite a privacidade online deles – nunca compartilhe fotos ou informações de outras pessoas (especialmente dos filhos de outras pessoas) sem as devidas autorizações.
3. Verifique suas emoções (e seu estado de espírito)
Emoções em alta? Sentindo-se provocado? Exausto e não está pensando claramente? Lembre-se desta dica vital de conduta online: faça uma pausa antes de mergulhar. Melhor ainda, durma com isso. Você não pode retirar algo depois de clicar em enviar, então tente estar atento ao seu comportamento on-line sendo responsivo, ao invés de reativo e “instintivo” em suas interações. E se você não diria isso pessoalmente, não diga isso online, em suas mensagens ou nas mídias sociais.
4. Não curta ou compartilhe postagens indelicadas
Piadas e publicações que envergonhem os pais não têm lugar na boa conduta digital. Portanto, não incentive ou alimente o comportamento tóxico curtindo ou compartilhando postagens e comentários desagradáveis, nem ajude a espalhar rumores ou desinformação. Brincadeiras de mau gosto online chegando até você? Pode ser melhor não responder, pois dar qualquer atenção pode ter o efeito indesejado de conceder-lhes mais “tempo de antena”. Em vez disso, considere bloquear ou denunciar comportamento online negativo ou abusivo, ou escolha participar apenas de fóruns e grupos bem moderados.
5. Não dê conselhos não solicitados
Você sabe como é irritante quando um membro da família, amigo, colega – ou mesmo alguém que você nunca conheceu – lhe dá conselhos que você nunca pediu? O mesmo se aplica a você. Não seja essa pessoa. Ser solidário com outros pais e praticar um bom comportamento online pode ser simplesmente ouvir as preocupações e oferecer apoio. Isso não significa que você precisa “consertar” problemas. Tentar fazer isso pode ser considerado uma crítica implícita às escolhas e ações de alguém. Não se esqueça, não existe um jeito certo de ser pai. Caso você esteja lidando com a intervenção de pais julgadores, leia nosso guia de como lidar com essas pessoas e encontrar alternativas para tais situações.
6. Conheça seu público online
Ajustar seu comportamento de acordo com seu público se aplica tanto à conduta digital quanto à comunicação face a face. O que é engraçado ou interessante para compartilhar com seu grupo de mães pode não ser o mesmo para seu tópico de mensagens familiares e vice-versa. Você tem vários tópicos de mensagens ou fóruns em movimento? Reserve um momento para verificar se está no caminho certo antes de compartilhar.
7. Ajuste sua linguagem
Lembre-se de que, sem suas expressões faciais ou tom de voz como pistas, muita coisa pode se perder na tradução do que você escreve, potencialmente levando a confusão ou até mesmo ofendendo. Então, sem se angustiar com isso, tome um pouco de cuidado em como você se expressa. Usar palavras e pontuação bem escolhidas – assim como emojis – apropriados para o seu público pode fazer a diferença entre parecer caloroso e humano ou distante e negativo. Afinal, causar uma impressão positiva e lutar por uma conexão social genuína é o que uma boa conduta online recomenda.
Artigos relacionados