Muitos pais, mães e responsáveis possuem uma série de dúvidas em relação à nutrição infantil. “Será melhor substituir o leite que meu filho toma por uma fórmula?” “E composto lácteo, faz mal?” “Quando tomar?”.
Além disso, é comum que haja dúvidas sobre quando oferecer leite em pó, composto lácteo e fórmulas infantis. Porém, é importante frisar que eles têm funções distintas e são recomendados para diferentes necessidades.
O texto abaixo esclarece essas distinções e tira outras dúvidas em relação aos produtos.
Boa leitura!
O que é composto lácteo?
Os compostos lácteos são produtos em pó que contêm, no mínimo, 51% de ingredientes lácteos, incluindo obrigatoriamente o leite. A principal diferença entre o composto lácteo e o leite de vaca em pó é que o leite não pode ser adicionado de outros ingredientes além de vitaminas e minerais, enquanto o composto lácteo pode.
Existem diferentes tipos de compostos lácteos, destinados a finalidades distintas. Os compostos lácteos pediátricos, por exemplo, são adicionados de outros nutrientes além de vitaminas e minerais, como fibras prebióticas e ômega 3. Normalmente, esses produtos podem ser recomendados a crianças maiores de 3 anos de idade e são prescritos por pediatras e nutricionistas.
Composto lácteo faz mal à saúde?
Não! Os compostos lácteos não fazem mal à saúde. Os compostos lácteos pediátricos, por exemplo, têm uma quantidade reduzida de proteínas e possuem micronutrientes que são necessários na infância, principalmente no período pré-escolar, que contribuem para o crescimento e desenvolvimento saudável da criança.
“Vários médicos podem prescrevem o composto lácteo pediátrico se houver uma necessidade para a criança, como uma intolerância à lactose”, comenta a nutricionista Cheila Terence em conversa com o Nestlé Baby&Me.
Além disso, os compostos lácteos pediátricos também possuem prebióticos que ajudam no crescimento das “bactérias do bem” e proporcionam alguns benefícios como o bom e saudável funcionamento do intestino, além da consistência das fezes.
Composto lácteo também é diferente de fórmula infantil
Sim! Compostos lácteo e fórmula infantil são produtos diferentes. A fórmula infantil é um produto destinado a suprir as necessidades nutricionais do bebê e da criança nos casos de impossibilidade do aleitamento materno, e deve ser utilizada somente com recomendação do médico ou nutricionista.
Já o composto lácteo pediátrico é um produto lácteo em pó destinado a fornecer nutrientes adequados para crianças maiores de 3 anos de idade.
Por isso, é sempre muito importante consultar o médico pediatra ou nutricionista para receber as orientações corretas. O profissional de saúde é quem vai avaliar as necessidades daquela criança e indicar o produto mais adequado.
Saiba mais sobre composto lácteo, fórmulas e nutrição infantil
Confira mais conteúdos sobre composto lácteo, fórmulas e demais temas de nutrição infantil no Nestlé Baby&Me. Acompanhe as dicas dos profissionais da saúde e suas recomendações para contribuir com que o seu filho tenha um desenvolvimento saudável.
Além disso, aproveita para conhecer um pouco mais sobre os compostos lácteos da Nestlé 😉
Artigos relacionados