Bebê recém-nascido com cheiro ruim?
Para tratar os gases em excesso, é necessário observar se a criança realmente elimina mais gases quando come algum alimento.
Os gases em excesso no intestino só podem ser eliminados sob a forma de “pum”. Por isso, os gases no bebê são um problema muito comum e que normalmente surgem duas semanas após o nascimento, porque o sistema digestivo ainda está em processo de desenvolvimento. Não se preocupe, vamos auxiliar algumas dicas para resolver isso.
O que são gases?
Os gases se formam quando os alimentos são fermentados por bactérias durante a digestão, na passagem pelo estômago. O intestino não produz as enzimas que podem ajudar a digerir, por isso, ocorre a produção e liberação dos gases ou flatulências.
Causas comuns de gases dos bebês recém-nascidos?
- Grandes quantidades de leite em pouco tempo
- Inalação de ar
- Constipação
- Alimentos ingeridos pela mãe
- Alimentos ingeridos pelo bebê
Os gases são desconfortáveis para você e o seu bebê, mas lembre-se de que ele ainda está se adaptando seu corpo e que levará tempo para ele se adaptar à vida fora do útero. Como os gases podem ser causados por um sistema digestório imaturo, é necessário dar tempo ao seu bebê para que eles diminuam.
O que fazer com os gases de um bebê recém-nascido
É importante lembrar que se o choro do bebê for intenso, e se intensificar e persistir ao longo da tarde ou da noite, pode ser causado por cólicas do recém-nascido. Uma informação importante é que cerca de 1/5 de todos os bebês desenvolvem cólica, geralmente entre a segunda e a quarta semana.
Cólica também pode sinalizar um problema médico, como uma hérnia ou algum tipo de doença. Por isso, procure ou converse com seu pediatra para caracterizar da melhor forma os sintomas.
Primeiro, consulte seu pediatra para se certificar de que o choro não está relacionado a qualquer condição médica séria que necessite de tratamento. Em alguns casos, ele poderá receitar algum medicamento.
- Se a sensibilidade ao alimento está causando o desconforto, as cólicas devem diminuir dentro de poucos dias após essas mudanças.
- Faça caminhada com seu bebê no carrinho pode acalmá-lo.
- Quando você se sente tensa e ansiosa, procure se afastar do bebê, mesmo por uma ou duas horas. Isso vai lhe ajudar a manter uma atitude positiva e menos irritada.
- Se você está amamentando, tente eliminar os produtos lácteos e a cafeína de sua própria dieta
- Se você está alimentando o seu bebê com fórmulas infantis, fale com seu pediatra para orientações individualizadas.
- O contato corporal e o movimento irão tranquilizá-lo, mesmo se o desconforto persistir. Balance um pouco ou cante suavemente, pois movimentos rítmicos constante e um som calmante podem ajudar o bebê a adormecer.
- Deite o bebê de barriga para baixo em seus joelhos e esfregue suas costas ou faça massagem em seu abdômen. A pressão contra a barriga pode ajudar a confortá-lo.
- Enrole-o em um fino cobertor grande, para que se sinta seguro e aquecido.
Dicas para bebês recém-nascidos
Os primeiros meses do seu bebê podem ser desafiadores, mas repletos de encantos e descobertas. Por isso, a Nestlé Baby & Me pensou em ajudar os pais e mães de primeira viagem com isso. Confira como dar banho em um recém-nascido ou cuidados que você precisa nos primeiros dias de vida do seu filho.
Lembre-se: as orientações acima não substituem uma consulta médica. Não deixe de consultar seu profissional de saúde para obter orientações individualizadas.
Fontes:
CUIDADOS PELA VIDA. Criança com excesso de gases? Talvez seja hora de mudar a dieta. Disponível em: <cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/saude-gastrointestinal/crianca-excesso-gases-dieta>. Acesso em: 10 fev. 2023.
Artigos relacionados