Garotinha brincando em casa enquanto sua mãe observa.

Apraxia de fala na infância: o que é e como identificar?

1 a 3 anos
Artigo
Jul 5, 2024
4mins

A apraxia de fala na infância é um transtorno neurológico que dificulta a coordenação dos movimentos necessários para a produção da fala. Saiba mais!

Introdução

Fala limitada ou difícil e um repertório pobre de palavras são algumas das características da apraxia da fala em crianças, um transtorno neurológico caracterizado pela dificuldade na sequências de movimentos necessários para a produção dos sons da fala. 

Padronizado em 2007 pela American Speech-Language-Hearing Association (ASHA), esse distúrbio, que atinge aproximadamente 2 a cada 1.000 crianças, ainda gera muitas dúvidas entre os pais.

Pensando nisso, no artigo de hoje, exploraremos o que é a apraxia da fala, suas causas e características e a importância do tratamento para a evolução dos pequenos.

O que é apraxia da fala?

A apraxia de fala na infância (AFI) é um transtorno motor de fala de origem neurológica, caracterizado pela dificuldade de sequenciar os movimentos necessários para a produção dos sons da fala, que começa no cérebro.

Mesmo sabendo o que quer comunicar e compreendendo bem a linguagem, o cérebro da criança não consegue transmitir as informações corretas para as estruturas responsáveis pela produção da voz e sons da fala.

LEIA TAMBÉM: Quando a criança começa a falar?

O que pode causar apraxia da fala na infância?

Ainda não se conhecem ao certo as causas da apraxia congênita. No entanto, esse distúrbio detectado na infância pode estar relacionado a fatores genéticos ou associado a condições como autismo, paralisia cerebral, epilepsia, condições metabólicas ou um distúrbio neuromuscular.

Sinais deste distúrbio em crianças pequenas

Crianças de diferentes idades brincando juntas ajoelhadas no chão.

Os principais sinais de uma criança que tem apraxia está na dificuldade de produção e articulação de vogais e consoantes, devido a incapacidade de movimentar corretamente o maxilar, lábios e língua, podendo resultar em:

  • Atraso na fala;
  • Falas lentas e distorcidas;
  • Falas de difícil compreensão;
  • Pobre repertório de palavras
  • Discurso com um número limitado de palavras;
  • Pausa entre as sílabas ou palavras;
  • Pronuncia a mesma palavra de diferentes formas;
  • Apresenta dificuldade motora.

É de extrema importância que os pais estejam atentos ao marco de desenvolvimento da criança, para identificar precocemente qualquer dificuldade na fala e buscar o tratamento adequado, pois se não for tratada, pode trazer repercussões para o resto da vida.

Como é feito o diagnóstico?

Embora seja importante ter a avaliação de outros profissionais, o fonoaudiólogo é o responsável por fechar o diagnóstico e tratar todo e qualquer transtorno de linguagem, inclusive a apraxia da fala.

Em regra, o distúrbio pode ser  percebido a partir dos dois anos de idade, ou seja, quando a criança começa a formar frases, apresentando um vocabulário mais evoluído para se expressar.

Tratamento para apraxia da fala

Fonoaudióloga fazendo atividades em consultório com três crianças para tratamento de Apraxia da Fala.

O tratamento tem o objetivo auxiliar a criança a pronunciar sons, formar palavras e frases com maior clareza, ajudando a planejar e organizar os movimentos para a produção da fala.

A família também tem um papel importante no tratamento da apraxia de fala. A leitura e músicas infantis com vocabulário de fácil compreensão são fundamentais nesse contexto.

Mesmo as crianças que não sabem ler, o repertório das histórias e das músicas podem ter um papel significativo no desenvolvimento cognitivo das crianças, além de ser muito divertido.  

É importante que os pais proporcionem um ambiente seguro e compreensivo, para que a criança se sinta confortável durante o tratamento. 

LEIA TAMBÉM: Desenvolvimento cognitivo: quais fatores influenciam? Como estimular as crianças a partir de brincadeiras?

Conclusão

Apraxia da fala na infância é um diagnóstico desafiador e que exige muita atenção. Contudo, com intervenção precoce e tratamento adequado, as crianças podem melhorar suas habilidades de comunicação significativa.

A participação da família e o apoio de profissionais qualificados, é fundamental para promover o resultado da fala e garantir uma melhor qualidade de vida.

Este artigo foi útil para você? Continue acompanhando nossa página para obter mais informações sobre cuidados com recém-nascidos e outros tópicos relevantes. Aproveite nosso artigo sobre a importância de conversar com o seu bebê, por lá você vai encontrar muitas dicas valiosas!

As dicas não substituem uma consulta médica. Procure um profissional de saúde para receber orientações individualizadas.

Referências

Child Apraxia Treatment. Apraxia da Fala na Infância (CAS) é um distúrbio raro da fala. O tratamento especializado é importante. Disponível em: https://childapraxiatreatment.org/

Associação Americana de Fala-Linguagem-Audição. Apraxia de Fala na Infância. Disponível em: https://www.asha.org/public/speech/disorders/childhood-apraxia-of-speech/

Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância. O que causa a Apraxia de Fala na Infância. Disponível em: https://apraxiabrasil.org/o-que-causa-a-apraxia-de-fala-na-infancia/

Avaliações

4

6 avaliações

Classificação

  • 5 star
    4
  • 4 star
    0
  • 3 star
    1
  • 2 star
    0
  • 1 star
    1
5
Marcos Martins Fev 27, 2025

Faça Parte do

  Faça Parte do

Tenha acesso aos benefícios!

Descontos

Parcerias

Opções exclusivas para você e seu bebê! Confira nossos parceiros!

Conteúdos

Conteúdos e Ferramentas

Conteúdos especiais e Ferramentas interativas para te apoiar em toda a jornada!

Informação

Teste Grátis Kinedu

Acesse conteúdos sobre o desenvolvimento do seu pequeno no aplicativo Kinedu!

Especialistas

Especialistas

Tire suas dúvidas com um especialista preparado para te atender!