Quando a criança começa a falar?
Ouvir o meu pequenino dizer os primeiros balbucios e com 12 meses mama e papa…só de pensar nisso fico cheia de emoção e orgulho! Como posso estimular meu filho a falar?
Veja como estimular seu bebê a falar
O seu pequenino vai precisar de três anos para desenvolver completamente as habilidades de comunicação e progredir de adoráveis sons como "gu-gu, da-da" para palavras misturadas como "bolchoclate" e, só depois, para frases contendo sujeito, verbo e objeto. Nesse espaço de tempo, você vai sentir o mesmo que todos os pais do mundo: vai ficar babando com os primeiros sons, vai passar a ser uma perita em linguagem codificada de bebê até, finalmente, ficar completamente chocada com o progresso do discurso do seu filhinho.
Quando o bebê começa a falar?
Gu-gu, da-da, ma, da, ma… mãe!
Desde o nascimento, o seu bebê já tem uma voz bem alta - sabemos bem quando eles abrem o berreiro, não é mesmo? Cólica, fome ou fralda suja são os campeões quando o assunto é choro do bebê. Os primeiros sons do seu bebê são semelhantes aos sons dos bebês de todo o mundo, usando no início apenas vogais! Isso significa que o seu bebê já está usando a sua língua-mãe. Por isso, é importante estimular o bebê com conversas desde o nascimento.
Veja a evolução da fala de acordo com a idade do seu bebê
4 meses: o seu bebê descobre o prazer do som e dos primeiros balbucios (faz sons como “ooo” e “aahh” e, também faz sons de volta quando você fala com ele. Isso é normal, pois o cérebro do bebê precisa organizar as áreas que controlam a compreensão verbal e a linguagem. Os sons vêm muitas vezes com as primeiras expressões faciais e com a linguagem corporal. Essas manifestações são cheias de significados. Um gritinho de alegria acompanhado de um grande sorriso, um som experimental "nah" e uma expressão incompreensível, um satisfeito "gu-gu" depois de se alimentar, chorar e remexer-se. Não há necessidade de se preocupar, você vai, gradualmente, aprender a decifrar a linguagem corporal dele, bem como os balbucios e gritinhos!
6 meses: o seu bebê compreende algo que vai mudar a vida dele! Não interessa que o significado ainda seja vago, o seu bebê passa a interagir mais com você e virar a cabeça em direção ao som a sua voz e reveza-se fazendo sons com você. O principal ponto é que o bebê compreenda o princípio da interação. Gradualmente, o seu cérebro vai começar a entender que é possível identificar palavras e o significado de cada uma delas.
12 meses: "mama!" Seu filho é capaz de chamar os pais de nomes especiais, como “mama” ou “papa”. Para estimular o seu filho a falar, é importante conversar com ele desde o princípio, dando nomes às situações e aos objetos. O bebê lembra-se de tudo!
A partir de 15 meses: começa a falar palavras muito simples e eficientes ("fim", "não", "mais" etc.) para indicar uma alteração de situação. O seu bebê vai repetir as onomatopeias preferidas dele (vrum-vrum, miau, etc.).. Nessa fase, ele começa a apontar e se expressar que quer alguma comida, objeto ou pessoa.
Neste momento, a criança compreende mais do que fala. Você pode encorajá-lo olhando para imagens e dizendo palavras com ele ou cantando cantigas infantis. É especialmente importante continuar a falar naturalmente com o bebê, pois é a melhor maneira de enriquecer o seu vocabulário e estimular a sua curiosidade.
2 anos: o seu pequenino aponta para coisas em um livro quando você pergunta, por exemplo, “Onde está o urso?” e diz pelo menos 2 palavras juntas, como “Mais comida. Agora, já consegue dizer "eu", embora já tivesse a noção da sua individualidade há algum tempo.
Aos 3 anos, a linguagem aparece toda de uma vez, mas essa idade varia de criança para criança e alguns precisam de mais tempo. Nessa idade, o seu bebê aprende uma ou mais palavras por dia, e às vezes tem dificuldades em dizer todas as palavras! Ele já consegue dizer corretamente o nome de objetos e fica interessado no que as outras pessoas estão dizendo, deixando de ficar exclusivamente centrado em si próprio.
O repertório pessoal começa a ficar mais rico e o bebê começa a falar e a se comunicar. Aproveite ao máximo esta etapa para ler histórias e para falar com ele sobre o que se passa à sua volta. O bebê transformou-se num ávido explorador da linguagem!
Atraso na fala: saiba quando se preocupar
Cada criança tem o seu tempo de desenvolvimento e, se seu filho não seguir as etapas certinhas, não é sinal que ele tenha algum problema. Muitas vezes, o atraso na fala pode ser causado pela falta de estímulos. Para um diagnóstico completo, o pediatra pode pedir outros dados do seu filho e não apenas saber se ele falou “mamãe” no mês que deveria. Por isso, caso suspeite de algum atraso na fala, observe outros comportamentos no seu filho e fale com o seu pediatra. Ele é o profissional mais capacitado a te orientar.
Você sabia que pode existir uma relação entre a dificuldade alimentar e os atrasos no desenvolvimento da fala? Assista ao vídeo a seguir:
Referências Bibliográficas
1. Shelov SP, Altmann T, Caring for Your Baby and Young Child: Birth to Age 5, New and Revised 5th ed, American Academy of Pediatrics, Itasca, IL, 2009.
2. Wilkinson CL, Wilkinson MJ, Lucarelli J, et al. Quantitative evaluation of content and age concordance across developmental milestone checklists. J Dev Behav Pediatr. 2019;40(7):511–518.
3. Sices L. Use of developmental milestones in pediatric residency training and practice: time to rethink the meaning of the mean. J Dev Behav Pediatr. 2007;28(1):47–52.
4. Sheldrick RC, Schlichting LE, Berger B, et al. Establishing new norms for developmental milestones. Pediatrics. 2019;144(6):e20190374.
5. Dosman CF, Andrews D, Goulden KJ. Evidence-based milestone ages as a framework for developmental surveillance. Paediatr Child Health. 2012;17(10):561–568.
6. Zubler JM, et al. Evidence-Informed Milestones for Developmental Surveillance Tools. Pediatrics (2022) 149 (3): e2021052138. https://publications.aap.org/pediatrics/article/149/3/e2021052138/18474…
Artigos relacionados