Amamentar emagrece? Como emagrecer de maneira saudável no pós-parto e amamentando
Especialista explica como se comporta o organismo da mãe durante o período pós-parto e fala sobre o que fazer para emagrecer de forma saudável
Durante o período de amamentação, o corpo da mãe passa por uma série de mudanças, que estão relacionadas, inclusive, ao peso.
Será que a perda de alguns quilos se deve apenas ao fato de amamentar? O Nestlé Baby&Me conversou com a nutricionista Dra. Nathalia Ferreira. Ela explicou como se comporta o organismo da mãe durante o período pós-parto e respondeu se, de fato, amamentar emagrece.
Boa leitura!
Amamentar emagrece?
“Amamentar leva a uma maior demanda energética do corpo da mulher, e pode auxiliar no retorno do peso que ela apresentava antes de engravidar. A gestante, no seu ganho de peso, agrega uma reserva adiposa (de gordura) que será utilizada no momento de maior demanda, a amamentação. Como essa reserva é para produção de leite, na medida que a mulher amamenta, essa reserva tende a diminuir (especialmente se a amamentação é exclusiva e sob livre demanda). Assim, amamentar auxilia no retorno do peso pré-gestacional e na manutenção de um estado nutricional adequado”, explicou a nutricionista.
O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam que o aleitamento materno seja exclusivo até o sexto mês de vida do bebê. Além disso, a amamentação sob livre demanda, mencionada pela nutricionista, oferece uma série de benefícios à mãe, tais como reduzir as chances de desenvolver mastite, ingurgitamento mamário e outros problemas relacionados à amamentação.
“Amamentação em livre demanda, iniciada o mais cedo possível, preferencialmente logo após o parto, e com técnica correta, e o não uso de complementos (água, chás e outros leites), são medidas eficazes na prevenção do ingurgitamento”, mostra o estudo ‘Saúde da Criança: Nutrição Infantil’, publicado na biblioteca virtual do Ministério da Saúde.
Como emagrecer amamentando e de forma saudável?
Para perder os quilos extras adquiridos durante a gestação, é necessário que isso seja feito de forma saudável e com acompanhamento profissional. É o que recomenda a nutricionista Dra. Nathalia Ferreira.
“Para perder peso de forma saudável durante a lactação, sem que haja comprometimento para a saúde da lactante, o ideal é buscar ajuda de um nutricionista, para que ele programe para uma orientação individualizada, considerando a realidade de cada mulher, de cada família. Não existe uma forma única de promover a perda de peso, envolve diversos fatores que em consulta é possível avaliar”, explicou.
Saiba mais sobre cuidados durante a amamentação
Confira os conteúdos do Nestlé Baby&Me relacionados à gestantes, lactantes e recém-nascidos. Além disso, tem mais dicas e recomendações dos especialistas da área da saúde no podcast Baby&Me. Acesse já!
E sempre que tiver dúvidas sobre do seu bebê, não deixe de consultar o seu profissional de saúde. Ele irá avaliar se o crescimento e o desenvolvimento estão apropriados e irá orientar sobre a melhor conduta a seguir.
Fontes:
Entrevista com especialista
Artigos relacionados