4 sinais que podem ser de gravidez
Descobrir a gravidez no início do período gestacional é importante para os cuidados com a saúde da mulher e para o desenvolvimento do bebê.
A descoberta da gravidez é um momento marcado por um misto de várias emoções, além de viver um período de muita expectativa. Antes de saber se, de fato, está grávida, a mulher tem alguns sintomas que são característicos da gestação. Esses sinais, muitas vezes, podem ser tão sutis que acabam passando despercebidos.
Descobrir a gravidez no início do período gestacional é importante para os cuidados com a saúde da mulher e para o desenvolvimento do bebê. Por isso, é preciso estar atenta a eles.
A seguir, você confere quais são os principais sinais de que seu caso pode ser gravidez. Boa leitura!
Quais são os principais sintomas da gravidez?
O Nestlé Baby&Me conversou com a ginecologista Helena Cossich. Ela destaca os principais sintomas, e dá detalhes sobre como eles aparecem. “Esses sintomas se manifestam durante as quatro primeiras semanas de gestação, e devem ser levados em consideração especialmente após o atraso menstrual”, disse a especialista.
Atraso menstrual
Esse é o primeiro sintoma de gravidez para a maioria das mulheres, e é um dos principais motivadores para fazer o teste. Aliás, os exames de farmácia ou de sangue já detectam gestação em curso após o primeiro dia de atraso menstrual.
Além disso, vale ressaltar que toda grávida tem atraso menstrual, mas tem alguns casos específicos que merecem uma atenção especial.
Algumas mulheres têm ciclos menstruais muito irregulares e chegam a não ovular durantes determinados períodos. Tem casos em que o intervalo habitual entre as suas menstruações seja frequentemente maior que um ou até dois meses.
Por isso, é importante fazer acompanhamento com médico para maior controle do ciclo.
Enjoo ou náusea
Este tipo de sintoma é um dos mais comuns: o enjoo de gravidez. Geralmente, o enjoo é mais frequente pela manhã ou pode acontecer várias vezes durante dia e causar vômitos.
Segundo a Dra. Helena Cossich, as grávidas sentem enjoo por conta da produção de progesterona no início da gestação. Nesse sentido, é possível tratar as náuseas podem ser indicadores positivos, uma vez que mostram que há produção hormonal adequada, embora sejam um incômodo.
Sensibilidade das mamas
A produção de hormônios também pode provocar a sensibilidade das mamas, uma queixa muito comum das mulheres, principalmente durante o primeiro trimestre de gravidez. “Elas sentem uma sensibilidade muito grande nas mamas, a ponto de um baby doll incomodar, só com o toque ali”, detalhou a ginecologista.
Além disso, vale pontuar que as mamas aumentam e mudam porque estão se preparando para a amamentação.
Cólica e dores no baixo ventre
No início da gestação, as cólicas e as dores no baixo ventre são comuns. Esses incômodos podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas.
A dor no baixo ventre, a princípio, não deve causar preocupação. É apenas um sinal de que o bebê está se desenvolvendo. Mesmo assim, é importante consultar o médico e ter um acompanhamento para monitorar essas dores.
Como confirmar a gravidez
Existem dois métodos para confirmar a gravidez. Um deles é medindo o índice de Beta HCG, que é o hormônio da gravidez, no sangue. O outro jeito é de analisar o Beta HCG na urina.
O mais comum é o famoso teste de farmácia (de urina), que segundo a Dra. Helena Cossich é eficaz, sendo muito difícil de apresentar um resultado equivocado. Além disso, a ginecologista explica que para os testes serem ainda mais assertivos, facilita se a mulher tiver o atraso menstrual.
“Geralmente a gente tem resultados mais fidedignos quando existe um atraso menstrual. Às vezes, quando a mulher está em dúvida, mas ainda não teve o atraso menstrual, pode ser que a dose do hormônio da gravidez seja muito pequena, então os testes não pegam. Quando é uma gravidez muito inicial, pode acontecer o erro do teste. Os testes ficam mais fiéis quando existe o atraso menstrual”, explicou a ginecologista.
Testes não apontam tempo de gestação
Os testes de urina e sangue, no entanto, não são bons para dizer quanto tempo de gestação a mulher tem. Na conversa com o Nestlé Baby&Me, a Dra. Helena Cossich citou um exemplo de que se for uma gravidez de gêmeos, é provável que a quantidade de tempo seja maior.
Para saber o tempo de gravidez, é necessário ter em mente quando foi o primeiro dia da última menstruação. A partir dessa informação é possível estimar a idade gestacional e depois fazer uma ultrassonografia.
“Se tiver um valor muito baixo de Beta HCG, a ultrassonografia às vezes ainda não consegue ver nada, e isso pode causar muita ansiedade. Então a gente precisa de valores de Beta HCG de 1.500 e 2.000 no sangue para a gente começar a ver alguma coisa no exame de imagem”, explicou a ginecologista.
Será que estou grávida?
Agora você já sabe os principais sintomas de gravidez e como confirmar a gestação, mas existe uma série de outros sinais que são relatados pelas mães.
Aproveite também para conferir outros conteúdos que estão publicados no Nestlé Baby&Me e siga as dicas dos especialistas da área da saúde.
Artigos relacionados