Na 15ª semana de gestação – que em meses representa a 2ª semana do 4º mês, e, em dias, de 99 a 105 dias de gestação – a evolução do bebê é marcada principalmente por já conseguir movimentar o corpo inteiro, dobrar os dedos e esticar os braços e as pernas.
Desenvolvimento do feto na 15ª semana de gravidez
Você já atingiu 15 semanas de gravidez, e agora tudo está pronto para que seu bebê desenvolva o sentido do olfato. O tórax começa a se mover para cima e para baixo. São movimentos irregulares por enquanto, mas significam que o feto inala líquido amniótico. É através desse mecanismo que o sistema olfativo começa a perceber os cheiros que o cercam, estimulado pelas moléculas aromáticas presentes no líquido amniótico. Somente no sétimo mês, contudo, o feto captará verdadeiramente os odores, momento em que o sistema nervoso estará suficientemente maduro.
Uma curiosidade sobre essa semana é que o padrão capilar do bebê é definido para o resto da vida e um pelo macio, conhecido como lanugo, cobre o corpo para proteger a pele do bebê do líquido amniótico, mas que tende a desaparecer antes ou depois do nascimento. Debaixo dele, há uma fina camada de pele, através da qual os vasos sanguíneos já estão trabalhando.
Neste momento, o seu tamanho é de cerca de 16,5 centímetros, da cabeça aos pés, e cerca de 11,2 centímetros da cabeça ao bumbum, equivalente ao tamanho de uma maçã. O peso do bebê nessa semana é por volta de 114 gramas.
As papilas gustativas e o ouvido interno estão se desenvolvendo, mas o bebê ainda não consegue ouvir os sons dos batimentos cardíacos, da respiração ou a voz da mãe.
Mudanças no corpo na 15ª semana de gravidez
Você está na 17ª semana de amenorreia (ausência de período menstrual), e isso significa que é a décima quinta de gravidez e que o feto deverá nascer em cerca de 24 semanas. Talvez você se sinta maravilhosa e emocionada por estar grávida e cheia de energia, mas também pode ser que se sinta sobrecarregada, como se o corpo não fosse seu. Sabia que ambas as reações são totalmente normais? Caso você não se sinta bem e esteja até um pouco triste, fale com seu médico. Esses sentimentos são mais comuns do que você imagina, e o médico poderá ajudá-la a se sentir melhor.
O que comer em caso de constipação na 15ª semana de gravidez
Seu intestino está “preso”? Existem alimentos que podem ajudar a aliviar os problemas de constipação intestinal, uma condição comum durante a gravidez. É aconselhável beber muita água e consumir alimentos ricos em fibras, como frutas e verduras frescas, pães e cereais integrais (e também os próprios cereais!), além de ervilhas e feijão seco. Se não melhorar, fale com seu médico. Ele poderá receitar alguns medicamentos que a ajudarão.
Conselhos às gestantes na 15ª semana de gravidez
Sexo durante a gravidez: você tem dúvidas sobre esse ponto? No geral, não há motivo de preocupação do ponto de vista médico, pois as relações sexuais não afetam nem traumatizam o feto. Ele está muito bem protegido! É mais uma questão do que você deseja, uma vez que algumas mulheres ficam tão preocupadas com a gravidez, que as relações sexuais não as atraem. Já outras, no entanto, vivem a gravidez como uma época sexualmente intensa, o que também é completamente normal.
Quer saber mais sobre as próximas semanas da gravidez?
Ou aproveite e conheça tudo sobre o último mês de gestação!
Lembre-se! As orientações acima não substituem uma consulta médica. Não deixe de consultar seu profissional de saúde para obter orientações individualizadas.
Artigos relacionados