Desenvolvimento do feto na 16ª semana de gravidez
Você já alcançou 16 semanas de gravidez, e nessa altura as retinas do feto começam a funcionar. Não é adequado, contudo, expor a barriga a luzes intensas para ver se ele reage porque os circuitos neuronais ainda não estão suficientemente maduros. E os órgãos sensoriais são ainda frágeis demais para que possamos estimulá-los dessa forma. Se você ainda não sentiu os movimentos de seu filho, é possível que sinta pela primeira vez nessa semana ou nas próximas. Tais movimentos, porém, são muito leves, portanto, não espere grandes novidades. A sensação é como se houvesse asas de borboleta batendo dentro de sua barriga, ou uma espécie de cócega. Trata-se de uma sensação emocionante e maravilhosa! Caso ainda não tenha sentido nenhum movimento, lembre-se que cada criança cresce em ritmo diferente.
No consultório médico
Com 16 semanas, o bebê já é visto no ultrassom por partes (ele não cabe mais inteiramente na tela). E olha só, que legal: nessa fase já é possível informar o sexo com maior precisão! Tá liberado comer alguns pedacinhos de chocolate 30 minutos antes do ultrassom, ok? O doce deixa o bebê um pouco mais agitado e, assim, o médico consegue olhar melhor o desenvolvimento do corpinho.
Sintomas
- Prisão de ventre: procure comer mais fibras na forma de grãos inteiros, vegetais e frutas. Além disso, vale o lembrete para manter o corpo hidratado! Pelo menos 8 copos de água por dia.
- Azia/queimação no estômago: deitar-se logo após as refeições pode aumentar essa sensação. Busque comer em intervalos de 2 a 3 horas em pequenas quantidades e evite ingerir alimentos muito apimentados ou condimentados, frituras e beber líquidos durante as refeições.
- Dor de cabeça: remédios só devem ser tomados com a orientação do médico. Você pode colocar uma compressa fria na testa ou nuca, deitar e aproveitar para descansar um pouquinho. Pode ajudar. Caso a dor persista ou for constante, procure ajuda médica o quanto antes. Pode ser pressão alta.
- Sensibilidade nas gengivas: é recomendado realizar consultas periódicas para avaliar a saúde da boca e dos dentes. Nada fora do padrão. Use uma escova macia e continue a escovar os dentes e passar o fio dental, como sempre.
Mudanças no corpo na 16ª semana de gravidez
Se você tem muita vontade de comer, talvez se pergunte se isso se deve à falta de nutrientes. A resposta é não. Trata-se, simplesmente, de um efeito secundário da gravidez relacionado aos hormônios. Você provavelmente notou que determinados alimentos têm sabor diferente ou estão menos apetitosos. Outros, pelo contrário, se tornaram indispensáveis! O corpo funciona assim durante a gravidez, sem maiores explicações. Você deve apenas se esforçar para lembrar a palavra “moderação” em tudo o que comer. Um conselho: tente encontrar o equilíbrio entre atender às suas vontades repentinas e à necessidade de cuidar do corpo e do bebê em crescimento.
O que comer e o que não comer na 16ª semana de gravidez
A vitamina A é importante na gravidez, embora apenas nas doses certas: nem demais nem de menos. Mas como saber qual é a dose correta? Uma dieta normal deve conter a dose suficiente de vitamina A . O consumo excessivo, de fato, pode ser prejudicial para o feto. Lembre-se: alguns tratamentos de pele que contêm vitamina A estão proibidos para mulheres grávidas. Mas o que comer que contenha toda a vitamina A de que você e o feto precisam? São ricos nesse nutriente: o leite e seus derivados, como a manteiga; os ovos (sobretudo as gemas); as verduras e hortaliças de cores intensas, como espinafre, alface, salsa, tomate ou cenoura; e as frutas de cor laranja e amarela, como damasco, melão, manga, entre outros.
Conselhos às grávidas na 16ª semana de gravidez
Por volta das 16 semanas de gravidez, aconselha-se que o casal de futuros pais se inscreva num curso pré-natal e comece a se preparar para o nascimento do bebê, principalmente se for o primeiro filho (ou se já se passaram muitos anos desde a chegada do último). Nas aulas vocês aprenderão tudo sobre o parto, o alívio da dor, a respiração e as técnicas de relaxamento. O curso poderá incluir também uma visita à sala de parto, ginástica para grávidas e muitas outras coisas úteis. As aulas de preparação para o parto são a oportunidade ideal de conhecer outras mães ou casais, os mais indicados para partilhar essa experiência.
O que esperar das próximas fases? Confira os artigos sobre a 17ª e 19ª semanas de gestação.
Ainda com dúvidas sobre o desenvolvimento do bebê? No Nestlé Baby and Me você encontra muitas dicas interessantes.
As orientações acima não substituem uma consulta médica. Não deixe de consultar seu profissional de saúde para obter orientações individualizadas.
Artigos relacionados