A Música na Educação Infantil, por Nestlé Baby & Me

A Música na Educação Infantil

1 a 3 anos
Artigo
Jul 14, 2016
5mins

Foi-se o tempo em que brincar com música era considerado apenas uma forma de se divertir e se sentir bem. 

Veja a importância da música na educação infantil

 

Com estudos e pesquisas comprovados pela Neurociência - conjunto de ciências que estudam como aprendemos e nos desenvolvemos, atualmente temos conhecimento que estudar música desde pequeno pode fazer muita diferença no desenvolvimento integral da criança a longo prazo. Veja 11 razões para as famílias investirem na educação musical de seus filhos o mais rápido possível!

Está provado que estudar música melhora as funções executivas do cérebro, responsáveis por habilidades como memória, controle da atenção, organização e planejamento do futuro. Isso acontece porque praticar música, como tocar um instrumento musical, exige foco e disciplina, além de utilizar a coordenação das mãos, senso rítmico, estímulo visual e auditivo.

Com os estudos avançados da Neurociência, hoje temos informações seguras que o período entre 0 e 6 anos é de extrema importância para o desenvolvimento infantil. É a fase de estruturação do sistema nervoso, em que comportamentos são aprendidos e consolidados. Em uma entrevista à Revista Pais e Filhos, a neurocientista Elvira Souza Lima explica: “Uma criança que começa antes dos 7 anos a estudar música tem maiores possibilidades de o lado esquerdo e direito do cérebro se comunicarem melhor, desenvolvendo a atividade do pensamento”. 

Howard Gardner, professor da Faculdade de Harvard, afirma que todo indivíduo nasce com um vasto potencial de inteligências, mas que estas só vão aflorar se forem estimuladas e praticadas. Todos podem desenvolver a inteligência musical se praticarem.

Desde uma brincadeira de roda, ou tocar um instrumento musical nas aulas de música, o cérebro é desafiado a utilizar diversas coordenações ao mesmo tempo (cantar/dançar, cantar/tocar/dançar, dançar/tocar etc). A neurocientista Viviane Louro afirma em seu livro “Fundamentos da Aprendizagem Musical” que a música requisita funções perceptivas, cognitivas e executivas e mais o aparato psicoemocional exigido pela arte, auxiliando no desenvolvimento das estruturas cerebrais, o que automaticamente educa os movimentos do corpo.

Estudos mostram que quando o bebê nasce ele já foi estimulado através dos sons (dentro da barriga da mãe) e das pessoas que cuidam dele (depois do nascimento), que geralmente brincam com ele utilizando a música.  As aulas de musicalização infantil unem duas ferramentas muito significativas para a criança: canções e brincadeiras: ou seja, através de histórias sonorizadas, brincadeiras de roda, brincadeiras de mãos, tocando ou construindo instrumentos musicais etc., a criança interage com um ambiente de sensibilização, reflexão e prática musical. E vai desenvolvendo habilidades que irão auxiliá-la em seu desenvolvimento integral, como desinibição, maior expressividade, desenvolvimento psicomotor mais consolidado, maior criatividade etc.

 A neurocientista Suzana Herculano-Houzel afirmou, em uma entrevista, que o repertório musical de escuta de uma pessoa é desenvolvido ao longo de sua vida de acordo com o meio social que está inserida. E pelas experiências significativas que teve com certos estilos musicais.

A música é uma linguagem matemática, mas ao mesmo tempo afetiva, sempre inserida em um contexto social. Através dela podemos aprender qualquer conteúdo, por isso é tão utilizada em diversas rotinas nas escolas de Educação Infantil, além de ser utilizada também para trabalhar tabuada, inglês etc.

Para tocar bem um instrumento musical é necessário disciplina. É necessário se organizar para praticar e melhorar suas habilidades no instrumento. A criança, de um modo geral, deseja resultados imediatos e ensiná-la a persistir, a não desistir quando surgem os desafios de tocar o repertório musical, são treinos importantes para o ser humano e para sua educação global. 

Caso a criança aprenda a tocar um instrumento musical, ela aprenderá desde cedo a importância da prática, do foco, da perseverança e da disciplina para melhorar, além de enfrentar o medo de errar e lidar com a dificuldade. Quando a criança mostra o repertório musical que está aprendendo, sua autoestima aumenta e isso contribuirá para que ela tenha mais confiança para persistir perante outros desafios que terá em sua vida (pois associa a conquista deste, ao sucesso dos demais desafios que virão).

A música na infância sempre vem acompanhada de momentos afetivos, sejam brincadeiras cantadas envolvendo mãos, toque, roda, tocar e cantar juntos, ou seja, atividades que fazem com que as pessoas interajam de uma maneira divertida. As atividades coletivas musicais em família, por exemplo, nos deixam memórias positivas e marcantes, por isso devem ser estimuladas e praticadas.

A música pode fortalecer áreas cerebrais importantes nos primeiros anos de vida, quando a neuroplasticidade - capacidade do cérebro de modificar sua estrutura e função através de experiências anteriores é maior, mas é preciso salientar que a plasticidade continua na fase adulta. Nunca é tarde para praticar música. Ou seja, desenvolvendo essa nova habilidade, programaremos nosso cérebro para envelhecer em melhores condições.

Não é à toa que hoje existe a Lei 11.769, que obriga todas as escolas a ofereceram aula de música para as crianças. Os benefícios são gigantescos. Seus filhos merecem crescer em um ambiente em que a música seja valorizada. Além de diversas memórias positivas que ele terá, todo seu desenvolvimento será beneficiado. Dessa forma, nossos filhos poderão usar seu tempo com mais qualidade e utilizarão a música como amiga e companheira, nos momentos difíceis e alegres da vida.

 

  1. A música ajuda no desenvolvimento neurológico da criança.
     
  2. O aprendizado musical modifica fisicamente o cérebro, principalmente na primeira infância (0 a 6 anos) e os ganhos se mantêm por toda a vida.
     
  3. Todos podem desenvolver a inteligência musical.
     
  4. As experiências musicais na infância ajudam a controlar melhor o corpo e a desenvolver a expressividade e a coordenação rítmica.
     
  5. A música é uma linguagem naturalmente atraente para a criança.
     
  6. Os estilos musicais que escutamos durante nossa vida, tendo experiências positivas, fazem toda a diferença no nosso gosto musical na fase adulta.
     
  7. A música é interdisciplinar.
     
  8. Praticar música ensina a importância da disciplina.
     
  9. A música melhora a autoestima e o autoconhecimento da criança.
     
  10. A música desenvolve o vínculo afetivo entre aqueles que juntos a praticam.
     
  11. A música traz benefícios a longo prazo.

 

Avaliações

0

0 avaliações

Classificação

  • 5 star
    0
  • 4 star
    0
  • 3 star
    0
  • 2 star
    0
  • 1 star
    0

Artigos relacionados

View details Gripe e Resfriado em Bebês
Artigo
Criança triste sem a mãe por perto, por Nestlé Baby & Me

Gripe e Resfriado em Bebês

Saiba tudo o que fazer em casos de gripe e resfriado em bebês. Como prevenir, qual momento levar ao pediatra e superdicas para protegê-lo sempre!

1min para ler

View details 4 atividades infantis na natureza que você pode fazer com seus filhos
Artigo
4 atividades infantis na natureza que você pode fazer com seus filhos

4 atividades infantis na natureza que você pode fazer com seus filhos

Estar em contato com a natureza é uma das coisas mais gostosas da vida.

3mins para ler

View details Alimentos que provocam engasgos e riscos de afixia em crianças
Artigo
Alimentos que provocam engasgos e riscos de afixia em crianças

Alimentos que provocam engasgos e riscos de afixia em crianças

Engasgo que pode levar à asfixia é um importante problema de saúde pública que preocupa a maioria dos pais.

3mins para ler

View details Cereais Infantis Engordam?
Artigo
Cereais Infantis Engordam?, por Nestlé Baby & Me

Cereais Infantis Engordam?

Os chamados cereais infantis são utilizados para a alimentação das crianças porque eliminam os componentes de digestão mais difíceis

2mins para ler

View details Por que você deve brincar com o seu filho?
Artigo
Por que você deve brincar com o seu filho?

Por que você deve brincar com o seu filho?

Veja abaixo alguns benefícios para o desenvolvimento do seu filho!

2mins para ler

View details Anemia Ferropriva em Crianças
Artigo
Criança fazendo liçao de casa, por Nestlé Baby & Me

Anemia Ferropriva em Crianças

A anemia é algo conhecido por grande parte da população e mesmo assim o Brasil tem índices assustadores de deficiência de ferro no organismo.

2mins para ler

View details Como fortalecer o vínculo entre os pais e os bebês com brincadeiras
Artigo
pai e filho lendo livro

Como fortalecer o vínculo entre os pais e os bebês com brincadeiras

 Veja a importância do brincar para fortalecer o vínculo entre pais e bebês 

3mins para ler

View details Tchau fraldinha: saiba como iniciar o desfralde com o seu filho
Artigo
bebê usando penico

Tchau fraldinha: saiba como iniciar o desfralde com o seu filho

Veja dicas para iniciar o desfralde do seu filho 

3mins para ler

View details Escola: Continua o que começa em casa
Artigo
Escola: Continua o que começa em casa

Escola: Continua o que começa em casa

Como foi o dia do seu filho na escola? Escola e família têm papéis complementares na educação

1min para ler

View details Dicas para evitar que seu filho engasgue
Artigo
Dicas para evitar que seu filho engasgue

Dicas para evitar que seu filho engasgue

Aprenda quais as melhores maneiras de evitar que seu pequeno se engasgue com comida ou objetos estranhos.

2mins para ler

View details O que são as proteínas de qualidade e por que meu bebê precisa delas?
Artigo
O que são as proteínas de qualidade e por que meu bebê precisa delas?

O que são as proteínas de qualidade e por que meu bebê precisa delas?

As proteínas têm um importante papel para o desenvolvimento do seu bebê que já completou 1 ano, saiba sobre os tipos que existem e a quantidade que o seu pequeno precisa.

2mins para ler

View details Qual é a diferença entre intolerância e alergia alimentar?
Artigo
Qual é a diferença entre intolerância e alergia alimentar?

Qual é a diferença entre intolerância e alergia alimentar?

Ainda que ambas compartilhem alguns sintomas, são diferentes. Saiba o por quê.

2mins para ler

View details Coronavírus: encontre aqui sua dúvida e a esclareça
Artigo
Coronavírus: encontre aqui sua dúvida e a esclareça

Coronavírus: encontre aqui sua dúvida e a esclareça

Coronavírus definitivamente tomou conta das redes sociais e das mensagens de WhatsApp de todo mundo. 

4mins para ler

View details Desfralde
Vídeo
Desfralde

Desfralde

Assista ao vídeo da especialista Dra. Fernanda Soler sobre Desfralde.

3mins para assistir

View details Meu bebê chupa o dedo, isso é ruim?
Artigo
Meu bebê chupa o dedo, isso é ruim?

Meu bebê chupa o dedo, isso é ruim?

Saiba a idade correta para que os bebês parem de chupar o dedo e aprenda a ajudá-lo neste processo.

2mins para ler

View details Natação para bebê e a importância da prática de esporte para o desenvolvimento infantil
Artigo
bebê na aula de natação

Natação para bebê e a importância da prática de esporte para o desenvolvimento infantil

Descubra os benefícios da natação para bebês

2mins para ler

View details Como desfraldar o meu filho?
Artigo
Criança usando o penico , por Nestlé Baby & Me

Como desfraldar o meu filho?

E agora? Já é o momento? Como fazer? Pinico ou adaptador de vaso sanitário?

4mins para ler

View details 4 brinquedos infantis sustentáveis feitos com reaproveitamento de objetos
Artigo
4 brinquedos infantis sustentáveis feitos com reaproveitamento de objetos

4 brinquedos infantis sustentáveis feitos com reaproveitamento de objetos

Uma das coisas mais divertidas e lúdicas da infância é brincar.

3mins para ler

View details Como acalmar o bebê com aromaterapia e óleos essenciais?
Artigo
como acalmar o bebê

Como acalmar o bebê com aromaterapia e óleos essenciais?

Veja como usar óleos essenciais para acalmar o bebê 

4mins para ler

Faça Parte do

  Faça Parte do

Tenha acesso aos benefícios!

Descontos

Parcerias

Opções exclusivas para você e seu bebê! Confira nossos parceiros!

Conteúdos

Conteúdos e Ferramentas

Conteúdos especiais e Ferramentas interativas para te apoiar em toda a jornada!

Informação

Teste Grátis Kinedu

Acesse conteúdos sobre o desenvolvimento do seu pequeno no aplicativo Kinedu!

Especialistas

Especialistas

Tire suas dúvidas com um especialista preparado para te atender!