Sangramento na gravidez é normal?
Ginecologista esclarece dúvidas sobre sangramentos na gravidez e o que deve ser feito nesses casos
Durante o período gestacional, alguns sinais podem gerar uma série de dúvidas às futuras mães. Entre eles, os sangramentos na gravidez provocam preocupações e a falta de conhecimento no assunto pode levar a conclusões precipitadas.
Por isso, o Nestlé Baby&Me conversou com a ginecologista Dra. Carolina Mocarzel, especialista em medicina materno fetal de alto risco. Ela respondeu algumas das nossas dúvidas sobre os sangramentos na gravidez, se são normais, o que fazer e por quanto tempo podem durar.
Confira!
Sangramentos na gravidez são normais? O que fazer nesses casos?
Os sangramentos não são normais na gravidez por mais que sejam intercorrências frequentes, principalmente no primeiro trimestre. Didaticamente eles podem ser divididos em sangramentos da primeira metade e da segunda metade da gestação.
Os sangramentos da primeira metade da gestação podem envolver desde uma ameaça de abortamento (paciente tem sangramento, porém o colo está fechado e o embrião tem batimentos normais) até um abortamento, que configura mesmo a interrupção da gestação. Sempre cabe avaliar com seu obstetra para receber as orientações adequadas. Nesse início, a ultrassonografia transvaginal é uma grande aliada ao exame físico para melhor compressão do que se passa.
Vale lembrar ainda que algumas vezes há quadros de sangramento vaginal que não têm associação com a gravidez, por exemplo, quando a paciente tem um sangramento que é do colo uterino que está um pouco mais avermelhado e vascularizado pelo próprio estímulo hormonal dessa fase de vida. Somente a adequada história clínica e o exame ginecológico podem auxiliar nesse diagnóstico.
Os sangramentos da segunda metade da gestação são mais complexos. Podem estar associados a uma placenta com implantação inadequada, posicionada mais próxima do colo uterino e até mesmo a um descolamento de placenta (grande emergência médica). No entanto, mais uma vez, o pré-natal cuidadoso e o auxílio do seu obstetra são fundamentais para juntar o "quebra-cabeça" de informações para chegar ao diagnóstico correto.
Os sangramentos podem durar por quanto tempo durante a gravidez?
Não há uma regra. Tudo depende de qual é a causa do sangramento.
Espera-se em um cenário, por exemplo, de ameaça de abortamento, que o sangramento ocorra e com a evolução do primeiro trimestre ele desapareça.
Já em uma placenta que está próxima do colo uterino (placenta prévia) algumas pacientes podem apresentar sangramentos frequentes no terceiro trimestre com aspecto de sangue vivo que podem até mesmo indicar antecipação do parto.
Orientações importantes
A Dra. Carolina Mocarzel destacou três informações importantes sobre o assunto:
- Sangramento vaginal não é esperado na gravidez, por mais que possa acontecer e ainda sim, estar tudo bem. Sempre vale contato com médico.
- Na vigência de sangramento até avaliação médica, não pratique atividade física nem tenha relação sexual.
- Os sangramentos acompanhados de dor abdominal devem ser prontamente avaliados pelo médico, sobretudo os que têm sangue vermelho vivo em maior quantidade.
Saiba mais sobre cuidados gestacionais
No Nestlé Baby&Me, você confere uma série de conteúdos voltados aos cuidados necessários durante a gestação. Especialistas da área da saúde dão dicas e orientações sobre alimentação, hábitos saudáveis durante a gravidez, além de como deve ser feito o acompanhamento médico e as características de cada etapa da gestação.
Acesse já!
"As orientações acima não substituem uma consulta médica. Não deixe de consultar seu profissional de saúde para obter orientações individualizadas".
Artigos relacionados