Desenvolvendo o raciocínio lógico desde a infância
Explore maneiras eficazes, dicas e práticas para desenvolver o raciocínio lógico nas crianças. Veja no artigo!
Raciocínio lógico é um exercício tão automático para nós, adultos, que talvez você não lembre como desenvolveu essa habilidade.
Mas o segredo por trás de um raciocínio bem estruturado é o treino, que pode começar desde a infância.
O raciocínio lógico tem origem na filosofia e é classificado em três tipos: indutivo (em que o objetivo é a experimentação), dedutivo (visa provar algo) ou abdutivo (tem o foco de explicar um fato).
Quer saber mais? Continue com a gente.
O que é raciocínio lógico?
Raciocínio lógico é a sequência de pensamentos que leva a uma afirmação.
É composto por uma afirmação inicial, uma afirmação intermediária e uma conclusão. Como precisa de uma constatação exata, se baseia em dados que podem ser verificados.
Quer um exemplo?
- Uma menina põe a mão dentro de um saco de pano e, com o tato, sente que os objetos lá dentro são tampinhas de garrafa. Ela retira uma e vê que é da cor azul.
- Pegando a segunda, vê que é da mesma cor. Supõe que todas ali são azuis, até retirar todas as unidades.
- Chega a conclusão de que sua hipótese estava certa.
No dia a dia, o raciocínio lógico nos ajuda a analisar, justificar e confirmar alguns argumentos. É o que nos ajuda a interpretar textos e falas, organizar tarefas e pensar em estratégias!
A importância do raciocínio lógico na infância
O raciocínio lógico pode impactar positivamente na vida da criança e, consequentemente, em seu futuro na vida adulta.
Ele é importante porque colabora com o desenvolvimento cognitivo da criançada, facilita a resolução de problemas e aprimora as habilidades socioemocionais deles.
Durante os anos escolares, ajuda o estudante a conseguir notas mais altas nas disciplinas e um bom desempenho no ambiente escolar como um todo.
Também torna suas relações interpessoais mais leves e saudáveis (por meio da empatia e assertividade) seja com a família ou amiguinhos.
E ainda não acabou! Existem várias razões que tornam o raciocínio lógico importante na infância:
- Estimula a boa memória
- Aprimora a atenção e concentração
- Aperfeiçoa a agilidade de pensamento
- Contribui com os aprendizados
- Ajuda na tomada de decisões
- Desenvolve a autoconfiança
- Amplia o senso de responsabilidade
- Entender situações a longo prazo
- Fortalece a saúde mental
5 práticas para desenvolver o raciocínio lógico nas crianças
Incentivar o desenvolvimento do raciocínio lógico em crianças é uma tarefa conjunta: vale tanto para os pais e outros familiares quanto para os profissionais da escola.
Então, seja em casa ou na instituição de ensino, é possível oferecer atividades variadas e desafiadoras. Quanto mais se desenvolve o raciocínio, mais a criança se sente preparada em diversas situações.
Confira algumas ideias!
Jogos de tabuleiro
São opções em que a criança pode identificar padrões, resolver desafios, criar estratégias para prever a ação do oponente e para ter vantagens sobre ele.
Jogos de batalha naval, banco imobiliário ou detetive são alguns exemplos. Além do raciocínio lógico, desenvolve-se a convivência com outras crianças, a boa comunicação e aprendizados sobre ganhar e perder.
5 jogos que constroem a inteligência do seu filho
Música
Aulas de instrumento ou de canto ajudam no desenvolvimento cognitivo e trabalham a memória. Ajudam no aprendizado de matemática, na percepção espacial, na concentração e na criatividade.
O mesmo vale para as aulas de teatro ou artes plásticas, que exploram diferentes elementos na construção do saber.
Hábito de leitura
Como a gente já mostrou, nem só de números se constrói a habilidade de raciocinar com lógica. Ler livros estimula a capacidade dedutiva, pois a criança pode desenvolver hipóteses e chegar às próprias conclusões.
Xadrez
Observação, análise, reflexão, síntese e capacidade de tomada de decisões rápidas são alguns aspectos trabalhados no jogo de xadrez.
Ele é indicado a partir dos seis anos de idade e é considerado o esporte da mente!
Dominó
Pode até parecer que é só juntar uma peça semelhante com a outra, mas na verdade o jogo de dominó vai além.
Ele segue uma lógica matemática em que é possível usar estratégias para vencer. A contagem das peças que já foram usadas e a dedução de quais peças o oponente tem, por exemplo.
É indicado a partir dos três anos e normalmente as partidas têm de dois até quatro jogadores.
Desafios e soluções no ensino do raciocínio lógico
O pensamento estruturado para o raciocínio lógico infantil tem de ser incentivado ao longo do tempo, não adianta ser apenas uma vez.
Além disso, é um ensino que exige estratégias por si só, afinal, não existe um único caminho e cada criança tem suas particularidades ao aprender.
Neste sentido, perceba alguns desafios que podem surgir:
É para ser legal e divertido!
Fórmulas em excesso, exercícios repetitivos e conceitos limitados dificultam o processo de aprendizagem do raciocínio lógico.
Por isso, tente diversificar as atividades com opções lúdicas e instigantes. Isso evitará que seu filho ou aluno caia na passividade, no desinteresse e na falta de criatividade.
O desenvolvimento do cérebro do bebê
Cuidado com a pressão e sobrecarga
Por mais que o raciocínio lógico desperte a inteligência e as noções de responsabilidade na vida dos pequenos, é bom lembrar: eles ainda são pequenos.
Então fique de olho para não exigir que cumpram atividades demais ou que tenham maturidade em momentos que eles ainda não conseguem.
Observe quais atividades a criança tem mais interesse e que tipo de comportamento isso vem gerando nela. Lembre-a que é normal errar.
Acompanhe a progressão
Com o passar do tempo, a criança fica com o raciocínio lógico mais afiado. Depois que ela já souber os conceitos simples, ajude-a a avançar gradualmente, com exercícios mais complexos.
Com atividades que sejam mais desafiadoras a cada etapa, ela pode se sentir mais estimulada a melhorar.
Raciocínio lógico e a tecnologia
A tecnologia pode ser uma grande aliada, tornando o aprendizado mais interativo, envolvente ou acessível!
Algumas formas de aproveitar o universo tech são as aulas de programação e robótica. Elas demandam atenção aos detalhes e criação de comandos para elaborar softwares, aplicativos ou jogos, por exemplo.
E, por falar em jogos, os jogos online e videogames também podem ser uma boa pedida.
Eles incentivam que os pequenos bolem estratégias, tenham pensamento crítico e desenvolvam métodos para alcançar seus objetivos. Só atente-se para o tempo permitido nessas brincadeiras.
Como parar o controle materno – o problema de quando a mãe sabe mais
Tutoriais em vídeos, plataformas de e-learning, simulações e laboratórios virtuais, realidade virtual e aumentada… tudo isso pode ser usado no ensino de raciocínio lógico para crianças. Aproveite as possibilidades!
Referências
https://chat.openai.com. Pergunta: Cite alguns desafios no ensino de raciocínio lógico para crianças.
Artigos relacionados