O que é febre?
Febre não é uma frescura, mas um sintoma de que o organismo está combatendo uma infecção. Saiba mais sobre como medir essa temperatura.
A febre nada mais é do que uma pequena alteração na temperatura corporal que indica possíveis inflamações no organismo. A febre também representa uma reação de que alguma coisa no corpo está merecendo a nossa atenção.
Veja abaixo como identificar uma possível febre em seu bebê:
- 35,5 a 37,2°C – temperatura normal
- 37,3 a 37,7°C – febrícula, mais conhecido como estado febril
- 37,8 a 38,4°C – febre baixa
- 38,5 a 38,9°C – febre moderada
- 39 a 39,9°C – febre alta
- Maior que 40°C – febre extrema
Como medir a temperatura do seu bebê?
A temperatura de uma criança pode ser medida no reto, no ouvido, na boca, na testa ou na axila. Ela pode ser medida também por meio de um termômetro.
Temperatura do ouvido
O termômetro de ouvido não é confiável em bebês com menos de três meses de idade. No caso da temperatura do ouvido, a sonda do termômetro é colocada ao redor da abertura do ouvido, para vedá-lo, e então o botão de iniciar é pressionado. Um mostrador digital fornece a temperatura.
Temperatura oral
A temperatura oral fornece leituras confiáveis, mas é difícil de medir em crianças pequenas. Crianças pequenas têm dificuldade para manter a boca fechada ao redor do termômetro sem mordê-lo, o que é necessário para uma leitura precisa. A idade na qual a temperatura oral pode ser medida com precisão varia de criança para criança, mas é tipicamente depois dos quatro anos.
Temperatura da axila
Os médicos raramente usam este método porque ele é menos preciso do que outros (as leituras são em geral muito baixas e variam muito).
Temperatura retal
Para a medição da temperatura retal, o bulbo do termômetro deve ser recoberto com um lubrificante. Depois o termômetro é inserido gentilmente cerca de 1,25 a 2,5 centímetros no reto com a criança deitada de bruços.
Febre alta e possíveis causas
Um bebê com febre alta corresponde à alteração na temperatura corporal em 39,5ºC e requer atenção dos pais. Lembrando que sempre recomendamos a indicação de um profissional pediatra para uma análise médica detalhada.
Os motivos e causas que levam ao aumento da temperatura do corpo são variáveis, desde práticas atividades de esforço ou até possíveis doenças. No caso de enfermidades, algumas das possibilidades são:
- Alergias
- Doenças respiratórias em geral, inclusive covid-19
- Hemorragias
- Inflamações gerais no corpo
- Infecções por micro-organismos
- Bactérias
- Vírus
- Fungos
- Traumas e lesões;
- Resfriados e gripes;
- Doenças de pele;
- Tumores;
- Cortes e machucados inflamados;
- Nascimento dos dentinhos;
- Dor de ouvido.
A febre em criança normalmente acompanha as seguintes doenças respiratórias:
- Gripe
- Pneumonia
- Infecções de ouvido
- Resfriados graves
- Dores de garganta
Também pode ocorrer com infecções do intestino, sangue ou trato urinário, inflamação do cérebro e medula espinhal (meningite) e com uma grande variedade de doenças virais.
O que fazer se seu bebê estiver com febre?
- Retire as roupas
- Dê um banho com água morna no bebê
- Pano úmido em água fria na testa, nuca e virilha
Saiba mais dicas com os profissionais da pediatria
Pensando na qualidade de vida e bem-estar dos cuidadores e lactentes, a Nestlé Baby & Me produziu uma série de vídeos esclarecedores feitos por médicos pediatras, abordando com clareza diversos temas e questões práticas do dia a dia.
No Pergunte ao Médico, oferecemos conteúdo de qualidade que podem ajudar sua família a viver mais tranquila e bem-informada. Afinal, mães e pais precisam ser orientados por profissionais que entendam suas preocupações e dificuldades diárias.
"As orientações acima não substituem uma consulta médica. Não deixe de consultar o profissional de saúde do seu filho para obter orientações individualizadas".
Artigos relacionados