Os incríveis benefícios do contato pele a pele quando o seu bebê nascer
O primeiro contato entre mãe e filho.
Não é um exagero, também não é uma moda. Não é uma invenção repentina da medicina holística nem uma prática exótica. Ter contato imediato com o seu bebê, pele com pele, a partir da hora que nasce - ao menos por uma hora - é muito importante para tornar sua chegada ao mundo um acontecimento harmonioso e cheio de amor.
Despois do momento mágico em que mãe e filho trabalham em equipe com um objetivo comum, o contato direto entre os dois é básico. Tão natural e simples como colocar o bebê nu sobre o peito também nu da mãe com uma manta sobre suas costas para manter o calor. Tão simples e gostoso para os dois aproveitarem agora que, finalmente, depois de meses de espera, podem se tocar.
Os primeiros benefícios são instantâneos: tanto a temperatura corporal, como a respiração e a frequência cardíaca de um recém-nascido se estabilizam.
Quais benefícios traz o contato pele a pele depois do parto?
- Favorece uma transição suave da placenta ao mundo.
- Melhora a função cardíaca e pulmonar.
- Favorece um início de amamentação bem sucedido.
- Regula a temperatura de forma mais estável.
- Ajuda na redução de choro e estresse do bebê.
- Fortalece o vínculo entre o bebê e a mãe.
Quais são os benefícios a longo prazo?
O chamado Kangaroo Care, ou cuidado canguru, pode fazer maravilhas. Um estudo a longo prazo de bebês que estavam na UTI Neonatal (unidade de terapia intensiva neonatal) de um centro médico israelita, descobriu que os benefícios do contato pele a pele persistiam anos depois. Ao avaliar um grupo de crianças 10 anos depois, os pesquisadores concluíram que tinham um melhor comportamento de apego materno, ansiedade materna reduzida, melhor padrão de sono, maior desenvolvimento cognitivo infantil e reciprocidade mãe/filho.
Por outro lado, a doutora Susan Crowe, do Hospital Infantil Lucile Packard, em Stanford, assegura que existem cinco tipos de idiomas do amor, mas para os bebês recém-nascidos, somente um é registrado: o contato físico.
Não se esqueça de pedir, na maternidade, este espaço depois do seu parto. É seu direito.
Dados os benefícios desta prática, os defensores do cuidado pele a pele recomendam que se dê continuidade a ela durante a estadia no hospital, e nas primeiras semanas do bebê. Será algo que além de funcionar muito bem para fazer seu bebê se sentir melhor, alimentará tanto seu coração como o dele e os unirá mais que você pensava.
Isso é algo que você deve deixar muito claro no seu formulário de requisições antes do parto, algo que você deve comunicar ao seu médico. E que seu esposo deve assegurar que seja cumprido.
E se o meu bebê nascer por cesárea?
Ter seu bebê por cesárea não faz muita diferença. Uma vez que seu bebê nasça, peça para que o coloquem em seu peito. Se você precisar se recuperar, fique com ele o tempo que puder. Assim que estiver melhor, peça para que o levem novamente para você.
Se por alguma razão médica a mãe não puder fazê-lo, é possível que o pai o coloque no peito e se torne o canguru para lhe dar calor!
Os bebês que recebem oxigênio assim que nascem, também podem ser cuidados pele a pele: isso ajuda a reduzir sua necessidade de oxigênio adicional e os mantém mais estáveis emocionalmente.
Feliz parto!
Artigos relacionados