Por que o recém-nascido ou lactente chora
Reconhecer os sinais e as potenciais soluções para distúrbios gastrointestinais comuns
Você sabia?
Cerca de 25% das crianças saudáveis podem chorar inconsolavelmente durante as primeiras semanas de vida. Frequentemente esse choro é atribuído a “cólica”.
Veja se seu filho tem cólica
Se seu filho é saudável, mas chora excessivamente por mais de 3 horas por dia, 3 ou mais dias por semana, pode ser que tenha cólica.
A maior parte dos pais observa os sintomas da cólica quando a criança tem entre 2 e 4 semanas, com um pico, em cerca de 6 semanas. Geralmente descrevem o sintoma da cólica com o choro excessivo da criança saudável. A cólica é especialmente difícil para a rotina da casa do lactente, os pais e os cuidadores se sentem incapazes de ajudar a criança a parar de chorar. Além disso, a cólica gerar os sentimentos de ansiedade, frustração e exaustão. A boa notícia é que os episódios de cólica tendem a diminuir à medida que as crianças vão crescendo.
As causas da cólica
Considerando que crianças maiores não apresentam cólica, ela pode ser relacionada à imaturidade do sistema digestivo do lactente. Conforme a criança cresce, o intestino dela amadurece naturalmente, e as cólicas diminuem. Mas ainda não se sabe, exatamente, o que causa a cólica.
Além da imaturidade do organismo da criança, alguns especialistas sugerem que o choro excessivo característico da cólica está relacionado à quantidade e aos tipos de bactérias favoráveis no intestino das crianças, ou seja, como é formada a flora intestinal.
Na verdade, diversos estudos demonstraram que lactentes que apresentam uma flora intestinal saudável, apresentaram redução do tempo de choro .
Se você achar que seu filho tem cólica, busque a orientação de seu profissional de saúde. Última atualização: abril de 2017.
Referências:
American Academy of Pediatrics. Back to sleep, tummy to play. 2011. Disponível em: https://www.healthychildren.org/English/ages-stages/baby/sleep/Pages/ba…
Benninga MA, Nurko S, Faure C et al. Childhood functional gastrointestinal disorders: Neonate/toddler. Gastroenterology 2016; 150:1443-55.
Centers for Disease Control and Prevention. Disponível em: https://www.cdc.gov/sids/data.htm
Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de orientação para alimentação do lactente, do pré-escolar, do escolar, do adolescente e na escola. Departamento de Nutrologia, 3ª ed. Rio de Janeiro, RJ: SBP; 2012. 148 p.
Artigos relacionados