O que o meu filho de 2 anos deve comer para ter mais energia?
De uma forma geral, uma criança de 2 anos deve realizar três refeições por dia e dois lanches. É importante que ele tenha uma experiência prazerosa com a comida, portanto lembre-se de nunca obrigar seu filho a comer tudo o que está no prato.
Quais alimentos ele deve comer diariamente?
Assegure-se que tenha porções pequenas e cardápio variado, em texturas e sabores. Suas refeições diárias devem estar formadas por estes três grupos alimentares:
- Carboidratos
- Gorduras
- Proteínas
O que são os carboidratos?
A principal fonte de energia são os carboidratos, que são divididos em dois tipos:
- Carboidratos simples - como a frutose, glicose e lactose - são encontrados nos derivados do leite, nas frutas e nas hortaliças, entre outros.
- Carboidratos complexos - são encontrados em alimentos com amido, como: a batata e a batata-doce, arroz, massa, em grãos, cereais e verduras.
Em quais alimentos são encontradas as gorduras?
As gorduras são benéficas para o que o corpo tenha a energia necessária. Elas ajudam seu filho:z
- A se sentir satisfeito
- Na absorção das vitaminas A, D, E e K.
É recomendável que seu filho as consuma em quantidade moderada.
As gorduras podem ser encontradas em: óleos, manteiga, frutas secas, carne, peixe, produtos lácteos, creme de amendoim etc.
Não se esqueça das proteínas!
As proteínas ajudarão seu filho a se manter saudável, fortalecerão seus músculos e farão com que seu sistema imunológico esteja em excelentes condições. Acrescente às suas refeições diárias um pouco de carne vermelha, frango, peixe, ovo e produtos lácteos.
É recomendável não oferecer guloseimas ao seu pequeno, pois estes alimentos além de calóricos, não fornecem os nutrientes necessários para o seu crescimento.
Se for um dia ensolarado, se estão brincando juntos ou fazendo exercícios, certifique-se que seu filho beba água suficiente e se mantenha hidratado durante todo o dia.
Recomendamos sempre que converse com seu profissional de saúde para orientações personalizadas para seu filho.
Artigos relacionados