Meu bebê já quer comer sozinho! Deixo?
Saiba como ajudar o seu bebê a comer sozinho
Seu bebê já quer ser independente e comer sozinho? Isso quer dizer que seu bebê está crescendo e se desenvolvendo. Você não é a única, muitas já viveram esse momento que seu bebê quer comer sozinho. Sabemos que é uma mistura entre incerteza e pânico. Assimilar que o seu bebê está crescendo e está começando a ser independente gera muitas dúvidas.
Para te ajudar, respondemos algumas perguntas mais frequentes quando se trata de deixá-lo comer sozinho.
Como saber que ele já pode comer sozinho?
Sim, entre os 8 e 10 meses, seu bebê estará desenvolvendo o movimento de “pinça” (quando pode pegar coisas utilizando seu dedo indicador e polegar ao mesmo tempo) e poderá segurar alguns alimentos com seus dedos, não obstante, levará mais tempo para que seu bebê domine a arte dos talheres (enquanto isso acontece... espere comida voando por todos os lados!).
Existem alguns bebês que se negam a comer se não for por si mesmos, neste caso ajudará muito deixá-lo explorar sua independência e aprender a comer sozinho. Outros bebês, por exemplo, se emocionam muito quando conseguem e é a hora que mais esperam do dia. Qualquer que seja o caso, seu bebê está contente e orgulhoso em comer sozinho.
Veja 6 dicas para que o seu filho coma sozinho em segurança
- Sim! Seu bebê está começando a querer ser independente, você deve deixá-lo e, claro, ajudá-lo! Somente deve ter alguns cuidados:
- Mesmo que esteja começando a comer sozinho, você nunca deve deixá-lo comer sem a sua supervisão, sobretudo se estiver sentado em um cadeirão.
- Evite os engasgos! Você deve cortar os alimentos que ele come de um tamanho proporcional à sua boquinha e seus dedos para que possa pegá-los e colocá-los em sua boca.
- Texturas: além de cuidar do tamanho das porções, você deve evitar texturas muito duras ou difíceis de mastigar para seu bebê. Logo seus primeiros dentinhos estarão dando as boas-vindas, assim, assegure-se que seja fruta ou alimentos fáceis de mastigar como cubinhos de maçã, pera, queijo branco, mamão, cereal ou massa.
- Seu bebê estará aprendendo a comer, ajude-o a não se engasgar e ensine-o a evitar acidentes. Uma porção por vez.
- Antes do seu bebê começar a comer, ensine-o como você faria para que seguir seus passos.
Uma vez que seu bebê tenha aprendido a comer por si mesmo desta forma, será mais fácil que passem para a colher e ao garfo.
Benefícios de deixar seu bebê comer sozinho:
- Melhora suas habilidades de coordenação
- O ajuda a desenvolver sua capacidade oral (em algumas ocasiões falam com mais rapidez)
- O ajuda a ser independente e comer sozinho com mais facilidade
- Seu bebê está em movimento!
Conte-nos: seu bebê começou a comer sozinho? Qual foi a sua reação? Como foi para você a experiência de ver seu bebê começar a ser independente?
Artigos relacionados