Meu bebê chupa o dedo, isso é ruim?
Saiba a idade correta para que os bebês parem de chupar o dedo e aprenda a ajudá-lo neste processo.
Veja se o hábito de chupar o dedo é ruim para o bebê
O hábito de chupar o dedo é um reflexo instintivo, que pode ser observado desde o útero. Muitos ultrassons podem mostrar como os bebês gostam de fazer isso, enquanto descansam na barriga da mamãe.
O bebê nasce com o instinto de sugar. É um reflexo que até agora foi a sua forma de se alimentar. Se você o amamentou durante os primeiros seis meses de vida, poderá lembrar que muitas vezes, depois de dormir, ele continuava sugando de forma rápida e superficial. Isso é chamado de sucção não nutritiva.
A sucção não nutritiva tem diferentes funções, uma delas é estimular o peito para produzir mais leite; enquanto a outra serve para acalmar os bebês: tranquilizá-los e ajudá-los a cair em sono profundo.
É por isso que, se você observar com cuidado, seu bebê chupará o dedo quando estiver nervoso, ansioso ou com sono. É sua forma de se autocontrolar e chegar a um estado de tranquilidade que, se não o fizer dormir todas as vezes, ao menos lhe trará calma e paz.
No entanto, prolongar este hábito - assim como o uso da chupeta, pode interferir no correto crescimento e alinhamento dos dentes. Por isso, recomenda-se que ele deixe este hábito antes que os dentes permanentes façam sua primeira aparição: depois dos cinco anos.
Fique tranquila: a maioria das crianças param de chupar os dedos antes dos 4 anos, devido a vergonha que ficam na companhia de outras crianças de sua idade ou mais velhas. Se ainda assim, se você quer que o seu bebê deixe este hábito desde já, recomendamos:
- Faça um diário dos momentos em que ele chupa o dedo, para que você possa analisar as razões por que faz isso.
- Adiante-se a estes momentos e o distraia com outras coisas: você pode carregá-lo, balançá-lo e cantar para ele uma canção de ninar.
- Troque o dedo por um brinquedo ou pelúcia com o qual possa se sentir seguro e tranquilo na hora de dormir.
para que deixe o hábito. Quanto mais você insistir para que ele não o faça ele irá fazê-lo. E isso pode se tornar motivo de grandes birras no futuro.
Artigos relacionados