Leite empedrado: o que fazer?
Leite empedrado, ou ingurgitamento mamário, é um problema que acomete principalmente as mães de primeira viagem.
O ingurgitamento mamário, popularmente conhecido como ‘leite empedrado’, acontece quando há acúmulo de leite nas mamas. O leite fica mais viscoso – daí a origem do termo ‘empedrado’.
Em outras palavras, isso ocorre, principalmente, quando a mãe não esvazia por completo a mama após a mamada. Essa prática de tirar todo o leite das mamas é muito importante, não só para prevenir o ingurgitamento, mas também para estimular a produção de leite materno.
Além disso, entre outros fatores, a técnica incorreta de amamentação – como a pega equivocada – e mamadas pouco frequentes também contribuem para o leite empedrado.
Principais sintomas de leite empedrado
Os principais sintomas de leite empedrado são:
- Mamas mais endurecidas;
- Dificuldade de saída do leite;
- Dor nos seios.
O ingurgitamento patológico
O ingurgitamento pode ser físico ou patológico. No primeiro caso, normalmente há saída do leite, diferentemente do tipo patológico, que inclusive pode causar febre e mal-estar. O estudo ‘Saúde da Criança: Nutrição Infantil’ menciona as características do patológico, que ocorre com maior frequência entre as mães de primeira viagem.
“Os mamilos ficam achatados, dificultando a pega do bebê, e o leite muitas vezes não flui com facilidade. [...] Leite em abundância, início tardio da amamentação, mamadas infrequentes, restrição da duração e frequência das mamadas e sucção ineficaz do bebê favorecem o aparecimento do ingurgitamento”, diz o estudo que lista as principais causas.
Nos casos em que não há melhora no quadro, é importante consultar um pediatra ou ginecologista para orientar o tratamento
Como prevenir o leite empedrado
Entre algumas medidas preventivas, estão:
- Amamentação na primeira hora de vida do bebê;
- Amamentação em livre demanda;
- Pega correta;
- Esvaziar as mamas após as mamadas;
- Massagens nas mamas.
Confira mais dicas de amamentação
O Nestlé Baby&Me tem uma série de conteúdos voltados a gestantes, lactantes e recém-nascidos. Além disso, você também pode conferir as recomendações dos especialistas da área da saúde no podcast Baby&Me. Acesse já!
As dicas não substituem uma consulta médica. Não deixe de consultar o seu profissional de saúde para obter orientações individualizadas.
Fontes:
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde da Criança: Nutrição Infantil. Disponível em: <bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_nutricao_aleitamento_alimentacao.pdf>. Acesso em: 09 de fevereiro de 2023.
Artigos relacionados