Introdução alimentar do meu bebê, e agora?

Introdução alimentar do meu bebê, e agora?

A partir dos 6 meses
Artigo
Nov 18, 2022
5mins

Veja dicas gostosas e práticas para te ajudar com a introdução alimentar!

Os primeiros anos de vida do bebê são recheados de descobertas diárias para os pais e para os pequenos – afinal, parece que mal piscamos e eles já aprenderam algo novo, não é mesmo? A cada etapa superada, nos sentimos mais orgulhosos e ansiosos pelos próximos passos (sejam eles literais ou não). E, com o passar do tempo, chegam as dúvidas sobre os cuidados: se antes as dores de cabeça apareciam por conta dos primeiros banhos e saídas com o bebê, após os 6 meses de vida a alimentação entra em foco, pois a introdução de novos alimentos já pode começar.

Se o seu bebê está entrando nessa fase, você provavelmente já deve ter ouvido uma série de palpites sobre como fazer a introdução alimentar do seu filho. Nessas horas, é bom lembrar que antes de oferecer qualquer alimento ao seu pequeno, não deixe de consultar um médico pediatra.

Para te ajudar a passar por esse processo com tranquilidade, você pode contar com as dicas de Baby&Me. Confira!

 

Introdução alimentar: primeiros passos

Segundo recomendações do Ministério da Saúde, até os 6 meses o leite materno deve ser a fonte exclusiva de alimentação de bebês, não havendo necessidade de ofertar água, chás ou semelhantes. A partir do 6º mês, é recomendada a introdução de alimentos complementares à dieta dos bebês – mas é importante que o processo seja gradual e conte com o acompanhamento de um pediatra ou nutricionista infantil. Além disso, é preciso analisar se o pequeno já apresenta os sinais de prontidão:

  • Consegue sustentar a cabeça sozinho;
  • Se senta com pouco ou completamente sem apoio;
  • Consegue explorar o ambiente;
  • Consegue levar os alimentos até a boca sozinho.

Para saber mais sobre os sinais de prontidão em cada fase da alimentação complementar, dos seis aos 18 meses do bebê, acesse o infográfico com todas as informações.

É importante destacar, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, que o leite materno é recomendado até os 2 anos ou mais, associado à alimentação complementar.

AVISO IMPORTANTE

"O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: APÓS OS 6 (SEIS) MESES DE IDADE, CONTINUE AMAMENTANDO SEU FILHO E OFEREÇA NOVOS ALIMENTOS"

Algumas dicas importantes para este momento

 

1. Preparar a rotina para receber esse momento

Uma das maiores preocupações para as mamães que desejam começar uma introdução alimentar é identificar qual é o melhor alimento para oferecer ao bebê – afinal, estamos falando do primeiro alimento sólido que ele vai consumir em toda a sua vida. Mas, mais importante do que decidir entre mamão, manga, banana ou qualquer outro alimento, é a disponibilidade dos papais para realizar esse processo com calma e a devida orientação de um profissional de saúde.

“Mas o que isso quer dizer?” Nós te explicamos!

A primeira refeição do bebê pode ser um processo um pouco complicado. Existem crianças que aceitam a comida prontamente, mas outras podem rejeitar a oferta e ainda fazer uma tremenda bagunça! Por isso, é indispensável que a mamãe e o papai estejam calmos, orientados pelo pediatra ou nutricionista, e com tempo para se dedicar a essa experiência em família. 

 

2. Não esperar que o bebê “limpe” o prato

Por já estarmos familiarizados com a comida, nós, adultos, tendemos a servir uma quantidade maior de alimento do que o bebê, de fato, precisaria comer. Então, se a criança indicar que não quer mais – afastar a colher, empurrar sua mão ou tentar sair do cadeirão –, é recomendado que se interrompa a oferta do alimento. Embora muitos de nós acreditem que bebê saudável é bebê que come “bem”, é fundamental respeitar os sinais de saciedade de cada criança, evitar situações de estresse e incentivar a criação de uma boa relação com a comida, que poderá perdurar até a vida adulta.

 

3. Variedade é fundamental!

É importante que o bebê possa explorar os alimentos. A partir das instruções do pediatra do seu filho, considere a oferta de alimentos variados, com texturas e sabores diferentes para ampliar o paladar. O profissional de saúde pode te orientar sobre os principais grupos de alimentos que devem compor o cardápio em cada etapa, incluindo grãos e cereais (arroz, milho, trigo, aveia), alimentos fontes de proteína (carne, peixe, ovos e leite) e frutas, vegetais e leguminosas.

Uma dica é permitir que o bebê toque os alimentos e “brinque” com eles, explorando as texturas e os sabores. Além de ser bom para o desenvolvimento, isso pode ajudar a aproximar os laços entre os pais e o bebê.

 

“E quanto à textura?”

O Ministério da Saúde recomenda alimentos com textura macia nos primeiros momentos da introdução alimentar, visto que a probabilidade de serem aceitos pelo organismo do bebê é maior. 

A partir dos 8 meses, podem ser oferecidos alimentos maiores, amassados, desfiados, picados ou cortados em pedaços pequenos. Nesta idade, o bebê pode ter contato com comidas mais sólidas, e alguns snacks saudáveis podem ser incluídos em sua dieta.

Assista ao vídeo abaixo para entender os sinais de prontidão dessa fase da jornada alimentar:

É importante que haja diversificação no cardápio para apresentar uma série de sabores e texturas aos bebês, pois esse período é importantíssimo para que a criança desenvolva uma boa relação com a comida na vida adulta. 

Lembre-se! As dicas não substituem uma avaliação profissional. Não deixe de consultar o pediatra ou nutricionista de seu filho para obter orientações individualizadas.

Referências

Alimentação Complementar e BLW, Posição da SBP sobre o Guia de Alimentação do Ministério da Saúde.

Alvisi, P., Brusa, S., Alboresi, S., Amarri, S., Bottau, P., Cavagni, G., Corradini, B., Landi, L., Loroni, L., Marani, M., Osti, I.M., Povesi-Dascola, C., Caffarelli, C., Valeriani, L., Agostoni, C., 2015.

Recomendações sobre alimentação complementar para lactentes saudáveis e a termo. J. Pediatr. 41, 36.

Ammon, J.E., Etzel, M.E., 1977. Organização sensório-motora no alcance e na preensão: um modelo de desenvolvimento. 57, 7–14.

Ayano, R., Tamura, F., Ohtsuka, Y., Mukai, Y., 2000. O desenvolvimento da alimentação normal e swal¬lowing: estudo da Universidade de Showa sobre a função de alimentação. Int. J. Miologia Orofacial 26, 24–32.

Berthier, N.E., Keen, R., 2006. Desenvolvimento do alcance na infância. Cérebro Res. 169, 507–518.

Blossfeld, I., Collins, A., Kiely, M., Delahunty, C., 2007b. Preferências de textura de lactentes de 12 meses e o papel das experiências precoces. 18, 396–404.

Carruth, B.R., Skinner, J.D., 2002. Comportamentos alimentares e outros desenvolvimentos motores em crianças saudáveis (2-24 meses). J. Am. Col. Nutr. 21, 88–96.

Carruth, B.R., Nevling, W., Skinner, J.D., 1997. Perfil de desenvolvimento e alimentação de lactentes filhos de mães adolescentes e adultas. J. Adolescente. Saúde 20, 434–441.

Carruth, B.R., Ziegler, P.J., Gordon, A., Hendricks, K., 2004. Marcos do desenvolvimento e comportamentos de autoalimentação em lactentes e crianças pequenas. J. Am. Assoc. Dietética 104, s51–s56.

Coulthard, H., Harris, G., Emmett, P., 2009. A introdução tardia de alimentos grumosos em crianças durante o período de alimentação complementar afeta a aceitação alimentar e a alimentação da criança aos 7 anos de idade. Maternidade. Criança Nutr. 5, 75–85.

Crook, C.K., 1978. Percepção do paladar no recém-nascido. Comportamento infantil. Dev. 1, 52–69.

Delaney, A.L., Arvedson, J.C., 2008. Desenvolvimento da deglutição e alimentação: pré-natal até o primeiro ano de vida. Res. Rev. 14, 105–117.

Gisel, E.G., 1988a. Ciclos mastigatórios em crianças normais de 2 a 8 anos: um perfil desenvolvimental.

Am. J. Ocupação. Ther. 42, 40–46.

Gisel, E.G., 1991. Efeito da textura do alimento no desenvolvimento da mastigação de crianças entre seis meses e dois anos de idade. Neurônio Infantil 33, 69–79.

Kopp, C.B., 1974. Habilidades motoras finas de lactentes. Neurônio Infantil 16, 629–636.

Le Reverend, B.J., Edelson, L.R., Loret, C., 2014. Aspectos anatômicos, funcionais, fisiológicos e comportamentais do desenvolvimento da mastigação na primeira infância. Irmão J. Nutr. 111, 403–414.

Naylor, A., Morrow, A., 2001. Prontidão para o desenvolvimento de lactentes normais a termo para a introdução do aleitamento materno exclusivo para a introdução de alimentos complementares: revisão da literatura pertinente sobre o desenvolvimento imunológico, gastrointestinal, motor oral e reprodutivo materno e lactacional do lactente. Washington, DC: Academia para o Desenvolvimento Educacional.

Noller, K., Ingrisano, D., 1984. Estudo transversal do desenvolvimento motor grosso e fino. Nascimento até 6 anos de idade. 64, 308–316.

Northstone, K., Emmett, P., Nethersole, F., 2001. O efeito da idade de introdução de sólidos grumosos sobre os alimentos consumidos e dificuldades alimentares relatadas aos 6 e 15 meses. J. Hum. Dieta 14, 43–54.

Ross., E, Capítulo 9 - Desenvolvimento Alimentar em Crianças Pequenas: Entendendo a Complexa Interação dos Domínios do Desenvolvimento, Editor(es): Jose M. Saavedra, Anne M. Dattilo, In Woodhead Publishing Series in Food Science, Technology and Nutrition, Early Nutrition and Long-Term Health, Woodhead Editora, 2017, páginas 229-262, ISBN 9780081001684, https://doi.org/10.1016/B978-0-08- 100168-4.00009-4

Selley, W.G., Ellis, R.E., Flack, F.C., Brooks, W.A., 1990. Coordenação da sucção, deglutição e respiração do recém-nascido: sua relação com a alimentação infantil e o desenvolvimento normal. Irmão J. Disord. Comuna. 25, 311–327.

Simione, M., Loret, C., Le Révérend, B., Richburg, B., Del Valle, M., Alder, M., Moser, M., Greene, J. Diferentes propriedades estruturais dos alimentos afetam o desenvolvimento do controle mandibular e da coordenação muscular em lactentes e crianças pequenas, Physiology & Behavior, Volume 186, 2018, Páginas 62-72, ISSN 0031-9384, https://doi.org/10.1016/j.physbeh.2018.01.009 Steeve, R.W., Moore, C.A., Verde, J.R., Reilly, K.J., Ruark Mcmurtrey, J., 2008. Balbuciar, mastigar, e sucção: coordenação oromandibular aos 9 meses. Res. 51, 1390–1404.

Tamura, F., Chigira, A., Ishii, H., Nishikata, H., Mukai, Y., 2000. Avaliação do desenvolvimento da coordenação das mãos e da boca ao levar alimentos para a cavidade oral. Int. J. Miologia Orofacial 26, 33–43.

Telles, M.S., Macedo, C.S., 2008. Relação entre o desenvolvimento motor do corpo e a aquisição de habilidades orais. 20, 117–122.

Wilson, E.M., Verde, J.R., 2009. O desenvolvimento do movimento mandibular para mastigação. 85, pp. 303–311.

Artigos relacionados

View details Por que os bebês precisam de mais ferro que os adultos?
Artigo
Por que os bebês precisam de mais ferro que os adultos?

Por que os bebês precisam de mais ferro que os adultos?

Conheça as diferentes etapas nas quais o ferro tem uma maior importância para manter uma boa saúde e assegurar um crescimento adequado.

2mins para ler

View details Regurgitação e Refluxo
Vídeo
Regurgitação e Refluxo

Regurgitação e Refluxo

O Dr. Mauro Sérgio Toporovski, explica tudo sobre regurgitação e refluxo no bebê. Acesse!

Dr. Mauro Toporovski, Gastroenterologista pediátrico

3mins para assistir

View details Introduzindo os primeiros alimentos para seu bebê? Esteja preparado com esse kit
Artigo
Introduzindo os primeiros alimentos para seu bebê? Esteja preparado com esse kit

Introduzindo os primeiros alimentos para seu bebê? Esteja preparado com esse kit

Confira essa lista com os itens essenciais para o primeiro kit de alimentação do bebê

3mins para ler

View details Dia Mundial da Obesidade: principais causas e como evitar
Artigo
garoto de vista frontal mordendo uma maça verde

Dia Mundial da Obesidade: principais causas e como evitar

O Dia Mundial da Obesidade acontece em 04 de março todos os anos. A data visa trazer conscientização à essa doença crônica. Entenda!

5mins para ler

View details Episódio 2 - Sinais de Prontidão
Vídeo
Episódio 2 - Sinais de Prontidão

Episódio 2 - Sinais de Prontidão

Neste segundo episódio, iremos abordar quais são alguns dos sinais e pontos de atenção que indicam o momento certo para o início da alimentação complementar!

5mins para assistir

View details Curva de Crescimento - Entenda O Que É e Como Funciona | Dra. Sandra Prado em Nestlé Baby&Me
Vídeo
Curva de Crescimento - Entenda O Que É e Como Funciona | Dra. Sandra Prado em Nestlé Baby&Me

Curva de Crescimento - Entenda O Que É e Como Funciona | Dra. Sandra Prado em Nestlé Baby&Me

Preocupado com o desenvolvimento do seu pequeno? Descubra tudo sobre a curva de crescimento e como acompanhar se seu filho está no peso e altura ideais para a idade dele!

1min para assistir

View details O que é a microbiota intestinal e qual sua relação com a saúde do seu bebê?
Artigo
O que é a microflora e por que afeta na cólica do meu bebê?

O que é a microbiota intestinal e qual sua relação com a saúde do seu bebê?

Saiba como as alterações na microbiota intestinal podem afetar a saúde do seu filho.

2mins para ler

View details Sintomas de intolerância ao glúten em bebês: saiba como identificar
Artigo
Foto de pai alimentando

Sintomas de intolerância ao glúten em bebês: saiba como identificar

Você sabia que a intolerância ao glúten também pode afetar bebês? Saiba como identificar e conheça sintomas desse problema.

5mins para ler

View details Constipação Intestinal
Vídeo
Constipação Intestinal

Constipação Intestinal

Saiba tudo sobre constipação intestinal com o Dr. André. Acesse e confira!

4mins para assistir

View details Pode fazer tatuagem amamentando?
Artigo
Pode fazer tatuagem amamentando?

Pode fazer tatuagem amamentando?

O aleitamento materno exige uma série de cuidados para que mãe e filho não sejam prejudicados. Confira as orientações do especialista.

2mins para ler

View details BLW: como iniciar a introdução alimentar a partir deste método?
Artigo
Saiba mais sobre o método BLW, introdução alimentar guiada pelo bebê e que possibilita a exploração da textura dos alimentos e estimula a independência na hora da alimentação.

BLW: como iniciar a introdução alimentar a partir deste método?

Saiba mais sobre o método BLW, introdução alimentar guiada pelo bebê e que possibilita a exploração da textura dos alimentos e estimula a independência na hora da alimentação.

4mins para ler

View details Os 4 erros mais comuns na Alimentação Complementar
Artigo
Os 4 erros mais comuns na Alimentação Complementar

Os 4 erros mais comuns na Alimentação Complementar

Saiba quais são para não cometê-los!

2mins para ler

View details Cólica em bebê: o que fazer?
Vídeo
Cólica em bebê: o que fazer?

Cólica em bebê: o que fazer?

A Dra. Denise Brasileiro explica tudo o que você precisa saber sobre a cólica em bebês. Acesse e saiba mais!

4mins para assistir

View details Escabiose em bebê: sintomas e tratamentos em 2023
Artigo
bebê com indício de sarna na testa

Escabiose em bebê: sintomas e tratamentos em 2023

A escabiose em bebê - também conhecida como sarna - pode contaminar crianças de todas as idades. Entenda como se prevenir, as causas, os sintomas e os tratamentos disponíveis.

4mins para ler

View details Alergias Vs intolerâncias alimentares - aspectos a ponderar
Artigo
alergias e ntolerancias do bebe

Alergias Vs intolerâncias alimentares - aspectos a ponderar

Veja algumas dicas sobre como identificar sinais de alergias versus sinais de intolerâncias, assim como outras questões a considerar.  

2mins para ler

View details Episódio 3 - Influência do Estilo Parental
Vídeo
Episódio 3 - Influência do Estilo Parental

Episódio 3 - Influência do Estilo Parental

O episódio 3 esclarece o fato da criança ser o reflexo do ambiente que está inserida, inclusive, no momento da alimentação!

7mins para assistir

View details Vitamina S: fortalecendo a imunidade!
Artigo
Duas crianças brincando com as mãos na lama e as roupas sujas.

Vitamina S: fortalecendo a imunidade!

Saiba o que é a "vitamina S" e a importância da exposição controlada à sujeira e aos germes para o fortalecimento do sistema imunológico das crianças!

4mins para ler

View details Dicas para uma amamentação afetiva e efetiva - Baby&Me Podcast
Artigo
Dicas para uma amamentação afetiva e efetiva - Baby&Me Podcast

Dicas para uma amamentação afetiva e efetiva - Baby&Me Podcast

Aproveite as dicas da nossa especialista Dra. Simone e saiba como conduzir esse momento tão importante no desenvolvimento dos pequenos.

Dra. Simone Silva Ramos, Pediatra e Consultora Internacional em Amamentação

19mins para ler

View details Sua primeira papinha: saiba o que esperar desse momento
Artigo
Sua primeira papinha: saiba o que esperar desse momento

Sua primeira papinha: saiba o que esperar desse momento

Seu bebê está crescendo muito rápido e suas necessidades nutricionais também, você deve ter certeza que está recebendo todos os nutrientes que precisa para continuar crescendo forte e saudável, e p

2mins para ler

Faça Parte do

  Faça Parte do

Tenha acesso aos benefícios!

Descontos

Parcerias

Opções exclusivas para você e seu bebê! Confira nossos parceiros!

Conteúdos

Conteúdos e Ferramentas

Conteúdos especiais e Ferramentas interativas para te apoiar em toda a jornada!

Informação

Teste Grátis Kinedu

Acesse conteúdos sobre o desenvolvimento do seu pequeno no aplicativo Kinedu!

Especialistas

Especialistas

Tire suas dúvidas com um especialista preparado para te atender!