Intolerância à lactose em crianças: quais os principais sintomas?
A intolerância à lactose é um distúrbio alimentar que tem ganhado atenção nos últimos anos. Ela é causada pela pouca quantidade, ou até mesmo pela falta, da enzima lactase no organismo de crianças e adultos.
É importante ressaltar que a intolerância à lactose não é a mesma coisa que a APLV, que é a alergia à proteína do leite, e tem sintomas e tratamentos diferentes da intolerância. Por isso, é sempre importante manter o acompanhamento pediátrico em dia e observar qualquer alteração no seu filho.
Intolerância à lactose em crianças: sintomas
A intolerância à lactose causa, principalmente, problemas digestivos logo após as crianças ingerirem leite e demais derivados lácteos. São eles:
- Cólicas intestinais;
- Desconforto abdominal;
- Gases;
- Diarreia;
- Vômitos;
- Assaduras na pele;
- Constipação.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, esses sintomas podem aparecer entre 30 minutos a duas horas após a ingestão do alimento.
A intolerância à lactose pode ter três causas diferentes
A Sociedade Brasileira de Pediatria classifica a intolerância Brasileira em três tipos. Conheça cada um deles.
Hipolactasia do “tipo adulto”: esse tipo de intolerância à lactose é uma doença genética e afeta pessoas com predisposição genética. Em crianças, costuma manifestar os sintomas a partir de três anos.
Intolerância congênita à lactose: esse tipo é o mais raro e o bebê apresenta sintomas ainda recém-nascido. O bebê não consegue ter o aleitamento materno exclusivo e precisa ser alimentos com fórmulas sem lactose.
Intolerância secundária à lactose: essa intolerância é quando ocorre um déficit de lactase temporário que pode ser causado por fatores diversos e depois os regulariza os níveis. Ela pode causar diarreia, doença de Crohn, gastroenterite viral e giardíases. Bebês prematuros podem apresentar essa intolerância, já que ainda não são capazes de produzir lactase suficiente.
Como identificar e tratar a intolerância à lactose?
Ao identificar algum sintoma no seu filho, os pais devem retirar os alimentos com lactose e observar se os sintomas desaparecem enquanto há a restrição. Caso perceba uma melhora no quadro, procure o pediatra e um nutricionista para o correto diagnóstico, relate o teste e siga a prescrição médica. Pais com filhos que têm intolerância à lactose precisam sempre estar de olho no rótulo dos alimentos para evitar que a criança coma alguma coisa que faça mal à saúde.
Artigos relacionados