Imunizações do bebê - um guia para os pais
Hora da imunização - gulp! As primeiras injeções do seu bebê podem ser perturbadores para os pais e para os bebês. Se você está ansiosa, o seu bebê pode perceber os seus sentimentos. Portanto, tente manter a calma. Leia o nosso guia útil sobre o que esperar.
Veja o que esperar sobre imunizações do seu bebê
- Após o seu bebê ser registrado com o seu médico, você deve receber lembretes sobre vacinas do bebê.
- As vacinas do bebê são dadas com 8 semanas, 12 semanas, 16 semanas, 1 ano, 2 anos e 3 anos.
- O seu filho receberá vacinas contra as doenças infecciosas mais comuns, como: Difteria, gripe, Haemophilus influenzae tipo b (Hib), hepatite B, sarampo, meningite B, meningite C, caxumba, pneumocócica, poliomielite, rotavírus, rubéola, tétano, coqueluche (pertússis).
- Você vai precisar de registros de vacinas do bebê. Em alguns países, é um livro vermelho com cada consulta para que a enfermeira possa registrar detalhes de qual vacina o bebê tomou.
- Vista o seu bebê com roupas soltas, rápidas e fáceis de remover e colocar novamente.
- Se o seu bebê tiver menos de 12 meses, a injeção geralmente é administrada na coxa, portanto, calças soltas ou um vestido são ideais.
- Reserve bastante tempo para chegar na clínica - você não quer sair com pressa ou estressado.
- Certifique-se de contar à enfermeira se o seu bebê não estiver bem recentemente, com febre, vômitos ou diarreia, uma vez que a imunização pode ser adiada por alguns dias.
- Leve uma lista de perguntas para a consulta, uma vez que a enfermeira irá lhe informar sobre o programa de imunização e responderá qualquer dúvida sua.
- Você será convidada a sentar com o seu bebê próximo a você em seu colo, mantendo as pernas dele mais quietas possíveis.
- A injeção é dada com uma pequena agulha - o seu bebê provavelmente chorará imediatamente, portanto, uma amamentação ou uma mamadeira podem proporcionar conforto. Ou tente distraí-lo com um pequeno brinquedo.
- As imunizações são fornecidas por injeção, spray nasal ou gotas por via oral, dependendo do tipo de vacina.
- Todos os medicamentos, incluindo vacinas, podem ocasionalmente causar efeitos colaterais - estes devem ser leves e podem incluir uma febre leve e algum inchaço e vermelhidão ao redor do local da injeção. Converse com o seu médico se você estiver preocupada com algum sintoma.
- O seu bebê pode receber mais de uma injeção em cada consulta, dependendo da programação de imunização.
- O médico ou as enfermeiras geralmente trabalham bem juntos para garantir que as injeções sejam dadas da forma mais rápida e indolor possível.
- Você provavelmente será convidada a permanecer na clínica por cerca de 10 minutos após as imunizações, apenas para ter certeza que o seu bebê esteja bem e não teve nenhum efeito colateral grave.
- Se o seu bebê desenvolver uma febre, trate-o imediatamente com muitos líquidos, mantendo-o refrescado e diminuindo a temperatura com paracetamol infantil. A enfermeira orientará você quanto a isso.
- A vacina para meningite B é dada com oito semanas, 16 semanas e um ano de vida. É mais provável que o seu bebê pegue uma febre com essa vacina, portanto, o seu médico pode recomendar paracetamol infantil após a injeção.
- Alguns bebês podem se sentir mal após vacina e podem precisar de um conforto à noite. Evite compromissos para o resto do dia para dar atenção especial e abraços.
Fontes:
Artigos relacionados