O que é gestação de alto risco e manual de como se cuidar
Ginecologista destaca o acompanhamento médico como principal caminho no tratamento de uma gravidez de risco
A gestação é um período que exige uma série de cuidados especiais, tanto para a mulher que está grávida quanto para o feto. No entanto, há casos singulares em que ambos podem apresentar problemas por conta de algumas características particulares, e por isso há maior probabilidade de evolução desfavorável. É o que os especialistas chamam de ‘gestação de alto risco’.
“Gestação de alto risco são todas as gestações acometidas por fatores que possam elevar os riscos para mãe ou para o bebê”, assim definiu a ginecologista Dra. Juliana Calcagno. A especialista, em conversa com o Nestlé Baby&Me, recomendou os cuidados especiais para a gravidez e destacou o acompanhamento médico como fundamental nos casos de risco.
Principais cuidados da gestação de alto risco
“O mais importante para uma gestante, que esteja ou não, passando por uma gestação de alto risco, é manter acompanhamento adequado do pré-natal. Escolher um médico obstetra atualizado, atencioso e acessível, que transmita confiança à gestante e às famílias é fundamental.
Os cuidados com alimentação, atividade física, suplementação e medicações são individualizados, e cabe ao obstetra conduzir de forma personalizada para cada binômio gestante - feto”.
O ‘Manual Técnico da Gestação de Alto Risco’, um documento publicado pelo Ministério da Saúde, reforça que a assistência pré-natal atua na prevenção e redução dos riscos da gravidez. É por meio do acompanhamento médico que os fatores geradores de riscos são identificados.
O pode causar uma gestação de alto risco?
“Existem vários tipos de fatores geradores de risco gestacional. Alguns desses podem estar presentes ainda antes da ocorrência da gravidez. A identificação nas mulheres em idade fértil permite orientações às que estão vulneráveis no que concerne ao planejamento familiar e aconselhamento pré-concepcional. Assim, é importante que as mulheres em idade reprodutiva, especialmente aquelas em situações de vulnerabilidade, tenham acesso aos serviços de saúde e oportunidade de estar bem-informadas e na melhor condição física possível antes de engravidar”, alerta o estudo do Ministério da Saúde.
Dentre esses fatores que podem gerar uma gestação de alto risco, estão:
- Histórico de parto prematuro;
- Idade avançada da mãe (mais de 35 anos);
- Gravidez múltipla;
- Aborto anterior;
- Complicações da placenta;
- Sangramento vaginal;
- Doenças como diabetes, hipertensão, obesidade ou sobrepeso;
- Pré-eclâmpsia ou diabetes gestacional em uma gravidez anterior.
Desde as primeiras consultas de controle pré-natal, o especialista pode ter noções da saúde da mãe e do bebê. Não deixe de consultar seu profissional de saúde para obter orientações individualizadas.
Saiba mais sobre cuidados gestacionais
No Nestlé Baby&Me, você confere uma série de conteúdos voltados aos cuidados necessários durante a gestação. Especialistas da área da saúde dão dicas e orientações sobre alimentação, hábitos saudáveis durante a gravidez, além de como deve ser feito o acompanhamento médico e as características de cada etapa da gestação.
Acesse já!
Artigos relacionados