
40 frases que toda mãe fala: por qual você quer ser lembrada?
Em um teste sobre frases que toda mãe fala: será que você gabarita? Confira algumas clássicas (e icônicas) expressões aqui!
Introdução
Sabe aquelas frases que toda mãe fala? Tem alguma que faz lembrar a sua mãe? Será que uma ou mais delas fazem seus filhos lembrarem de você?
A pedagoga e educadora parental Maya Engelman lançou a provocação em um post que viralizou no TikTok: como queremos ser lembradas pelas nossas crianças? No vídeo, ela apresenta um áudio de crianças citando frases que sempre ouvem das próprias mães. Bem, as frases lembradas não são das mais amorosas…
Aproveitamos a reflexão para listar algumas das frases mais faladas por mães de várias gerações. Longe de estereotipar ou de julgar quem já falou alguma delas, a lista é um convite para rirmos de nós mesmas, mas também pensarmos no que estamos repetindo com mais frequência.
Confira as frases mais icônicas e marque quantas você costuma dizer 😉
Frases que toda mãe fala quando está brava
“Tá online e não me responde por quê?”
“Quer me matar do coração?!”
“Você me respeite que eu sou sua mãe, garoto(a)!”
“Eu não te carreguei nove meses na barriga para isso!”
“Isso, quebra, mesmo! Não foi você que pagou!”
“Roberta Maria Ferreira da Silva!”
“Em casa a gente conversa”
“Não fez mais do que a sua obrigação!”
“É! Eu avisei.”
“Vou contar até três!”
“Você fica o dia todo nesse celular!”
“Se eu for aí e achar...” – e elas sempre acham!
“Eu não sou mãe de todo mundo!”
Frases que toda mãe fala quando está preocupada
“Vai sair pra onde? Quem é Roberto? Onde essa Claudia mora? De onde você conhece eles?” – um clássico, quando começamos a desbravar a vida noturna (ou simplesmente sair com os amigos).
“Pense bem nas coisas que você vai fazer!”
“O que vai ser de você amanhã?"
“Eu não vou estar nesse mundo para sempre, meu filho(a).”
“Não estou dormindo à noite por sua causa!”
“Pegou o casaco? Vai esfriar!” – como ela sabia?
Frases que toda mãe fala quando está cansada
“Um dia você vai sentir minha falta!”
“Se eu sumisse… você daria valor!”
“Um dia você vai ter filhos, aí vai me entender!”
Frases que toda mãe fala nas redes sociais
“Parabéns, filho(a)!!!!! ❤🧡💚💛💙💜💓💕❣💟💝💘🤍”
“Orgulho da mamãe“
“Mamãe ama tanto!“
“Amor da mamãe, eu que fiz 🥰🥰🥰"
Frases que toda mãe fala sobre o quarto dos filhos
“Isso aqui tá parecendo um chiqueiro!”
“Vou chamar seus amigos para verem seu quarto e você passar vergonha!”
“É bom você arrumar toda essa bagunça hoje!”
Frases que toda mãe fala quando está arrumando a casa
“Tudo eu nessa casa!”
“Você deixa tudo espalhado pela casa!”
“Deixou a luz acesa de novo? Tá achando que eu sou dona de uma empresa distribuidora de energia?!”
Frases que toda mãe fala para outras mães
“Meu filho tá tão respondão!”
“Com esse mundo tão violento, fico preocupada com o futuro do meu filho”
“Não sei você, mas eu não durmo enquanto meu filho não chega em casa!”
Frases que toda mãe fala tentando aplicar a educação positiva
“Eu entendo que você está frustrado/chateado, mas…”
“Quando nós estivermos mais calmos, conversamos”
“Você precisa de um abraço? Um colo?”
"Esta situação está difícil. Como podemos lidar com isso juntos?"
"Qual foi o nosso combinado?"
Importância das frases ditas pelas mães no cotidiano
Não existe jeito mais clássico de demonstrar carinho do que os clichês de mãe, como: “Leva o casaco”; “Come tudo pra ficar forte”; “Sai desse celular!!!”.
A verdade é que muitas das vezes temos uma sabedoria ancestral por trás dessas frases que toda mãe fala, um conhecimento popular que é passado de geração em geração.
Nem sempre esse conhecimento é explicado pela ciência, mas uma coisa que é garantida é que carinho na infância é determinante para a criança crescer saudável, mesmo que gripe não se pegue com friagem, como é em algumas frases que toda mãe fala.
O que faz diferença mesmo é a criança estar bem cuidada, recebendo carinho e apoio como todas as crianças merecem.
A preocupação das mães com a alimentação dos filhos
Entre os momentos e situações que mais vemos as famosas frases de mãe aparecendo está a preocupação com a alimentação dos filhos, desde pequenos até a fase adulta.
As mães fazem questão de oferecer tudo de melhor para seus filhos, e também de garantir que eles tenham tudo o que precisam para crescerem e se desenvolverem direitinho. Na hora de comer não é diferente, durante toda a vida elas criam as próprias maneiras de aproximar os filhos de uma alimentação saudável.
Mas a verdade é que o grande motivo para todas essas preocupações, se chama amor de mãe!
Preocupações sobre o uso excessivo de tecnologia pelos filhos
Além da alimentação, uma questão que tem tomado lugar principal nas preocupações das mães atualmente é a relação dos seus filhos com a tecnologia, que está cada dia mais presente e integrada no nosso cotidiano.
Não há mãe que não se preocupe com os efeitos do uso excessivo de tecnologia pelas crianças. “Larga esse celular!” está com certeza entre as frases que toda mãe fala. E a preocupação é realmente justificada pelos malefícios que o abuso de telas pode trazer.
A psicóloga Marluce Lima, do Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino, explica neste artigo o impacto desse excesso:
“A partir do momento que a criança precisa de uma interação para o desenvolvimento das habilidades e do próprio relacionamento interpessoal, esse contato mais próximo com as telas pode gerar transtornos como ansiedade, problemas de visão, dificuldades para dormir, problemas de aprendizagem, além de afetar a interação social e ter impactos cognitivos, afetivos e psicomotor”
O uso indiscriminado de tecnologias numa idade tão precoce pode prejudicar não somente os relacionamentos e o comportamento das crianças, mas também a saúde e o desenvolvimento infantil.
Como estimular a autonomia dos filhos
As frases de mãe são as formas mais puras de cuidado. É desejo de toda mãe que o filho se desenvolva da forma mais saudável possível e que ao longo da sua vida eles desenvolvam sua autonomia e independência, para aprenderem a lidar sozinhos com as questões do seu cotidiano.
Autonomia e organização são habilidades que são desenvolvidas, as crianças não nascem nem mais nem menos propensas a desenvolvê-las. Isso vai fazer parte da aprendizagem que a criança está recebendo dos adultos à sua volta.
É muito importante que elas sejam estimuladas desde bem novas a realizar tarefas de acordo com suas idades. Guardar brinquedos, manter a organização do quarto e material escolar, começar a desenvolver a noção do vestir-se, ir ao banheiro sozinha são habilidades que a criança deve ser incentivada a fazer o quanto antes.
O incentivo vem através das palavras que usamos, e também no nosso comportamento. Uma boa dica é oferecer ajuda para a criança realizar a tarefa que é responsabilidade dela e não o contrário.
Por exemplo: “Está na hora de guardar os brinquedos, mas eu te ajudo com isso alcançando as caixas” ao invés de “Me ajude a guardar os seus brinquedos?”.
Referências
Cartilha educativa para orientação materna sobre os cuidados com o bebê prematuro https://www.scielo.br/j/rlae/a/cvxznk95dcnYKhZ7kBYp7Wc/?lang=pt
Relação mãe-bebê e promoção de saúde no desenvolvimento infantil https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-1168…
Os dez passos para a alimentação saudável de crianças menores de 2 anos - Orientação prática para as mães https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cartilha_10passos_mae.pdf