Meu filho de 1 ano não quer comer! O que eu posso fazer?
Não se desespere. Aqui listamos alguns conselhos que podem ajudá-la a fazer seu filho comer mais e melhor!
Veja o que fazer quando seu filho de 1 ano não quer comer
Seu filho de 1 ano come em pequenas quantidades? Demora muito com a comida e se nega, veementemente, a comer certos alimentos?
Fique tranquila, nesta idade as crianças começam a se adaptar a um novo mundo de independência e autonomia. Por isso, é normal que você passe a "lutar" um pouco com seu filho na hora da comida.
Por princípio, devemos lembrar que, após completar 12 meses, os bebês passam a comer menos porque começam a crescer mais lentamente que antes. Desta forma, não precisam de tanta comida. Por outro lado, querem fazer as coisas por si mesmos: comer sozinhos e se sentirem autossuficientes.
Esta nova atitude pode causar:
- Uma maior bagunça na hora da comida.
- Lentidão para comer, porque estão aprendendo a pegar a comida com as mãos e/ou usar os talheres.
- Maior oportunidade para se negar a comer certos alimentos.
Para que a hora da comida deixe de ser um problema, e seu filho comece a comer desfrutando como antes, veja alguns conselhos que preparamos para você:
- Não dê lanches pouco antes das refeições principais. Lembre-se que o estômago do seu filho é pequeno e pode chegar à hora da comida sentindo-se satisfeito.
- Sirva pequenas quantidades de alimento: 1 a 2 colheres de cada. Se ele quiser mais irá pedir, mas ver muita comida no prato pode causar ansiedade e fazer com que coloque de lado, ou a jogue.
- As crianças adoram ter opções! Se quiser que comam alimentos saudáveis, deixe que elas escolham entre abóbora e brócolis, frango ou peixe, arroz ou massa.
- Comam em família, sem pressões e nem discussões de nenhum tipo. Um ambiente amoroso e tranquilo é ideal para que seu filho se sinta calmo e coma sem problemas.
- Não comam assistindo televisão ou com brincadeiras próximas. O ideal é que todos falem e seu filho participe da conversa.
- Se deseja que seu filho coma verduras, é importante que ele veja que você também as aprecia. Integre-as em seus alimentos favoritos e permita que ele os experimente. Talvez, no início, não agradem, mas se continuar oferecendo ele acabará experimentando e comendo algum dia. Não se preocupe, acontecerá!
Caso esteja muito preocupada com a alimentação do seu filho e precise de ajuda, procure o seu profissional de saúde de confiança para oferecer orientações personalizadas para seu filho.
Assista ao vídeo do pediatra Dr. Ricardo Barros para conhecer mais algumas dicas práticas:
Artigos relacionados