Faça uma massagem em seu bebê
Aprenda a massagear o seu bebê e aproveitem, juntos, um momento incrível de descanso, carinho e conforto.
Veja como fazer uma massagem no seu bebê
O contato físico com o seu bebê é uma das maiores demonstrações de carinho que ele pode sentir. Por isso, a massagem é uma excelente opção. Além de dar todo seu amor através do calor das suas mãos, relaxará seu bebê e permitirá que ele durma melhor.
Benefícios
A massagem pode fazer com que os bebês se acalmem, adquiram tranquilidade no sono, caiam no sono mais rápido e tenham um desenvolvimento psíquico positivo. Além disso, os abraços e o contato físico dão muita segurança ao seu bebê.
Isso acontece porque a massagem envolve todos os seus sentidos, causando sensação de bem-estar e prazer. Os bebês não só sentem o contato das mãos sobre sua pele, como também experimentam sensações através da audição, do olfato e da visão, permitindo que desenvolvam, da melhor maneira, todos os seus sentidos.
Você pode começar a aplicar massagens a partir do primeiro mês de vida: a ideia é que seja uma por dia. E para isso, você não precisa ser especialista.
A seguir, damos algumas dicas de como realizá-la:
- Relaxe suas mãos e concentre sua mente no seu bebê.
- Sente-se no chão com um colchonete, na cama ou de joelhos. Durante o exercício você deve olhar, conversar ou cantar constantemente para o bebê.
- O lugar que você realizar a massagem deve ter uma temperatura aconchegante ( entre 20 a 22°C), pois o ideal é que seu bebê permaneça sem nenhuma roupinha.
- Os melhores momentos para a massagem são entre as refeições, depois do banho ou antes de dormir.
- Consulte seu pediatra sobre quais óleos naturais, ou especiais para bebê, você pode usar para untar as mãos.
- Massageie de forma circular e com movimentos suaves de cima para baixo e do centro para fora, ou seja, da cabeça aos pés, passando pelo pescoço, troco, braços, mãos, barriguinha, pernas e dedinhos. Depois, pelas costas, do obro até os calcanhares, fazendo movimentos circulares.
- É conveniente começar pela parte da frente do corpo do seu bebê. Se ele estiver de barriga para cima pode ter contato visual com você e ver o que você faz com as mãos.
- Assim que acabar você deve vesti-lo imediatamente para que não fique resfriado. Se o seu bebê estiver resfriado, com febre ou diarreia, não é recomendado praticar esta terapia.
Artigos relacionados