Veja como estimular seu filho em casa
São muitos os benefícios que seu pequeno obterá através das atividades de estimulação precoce. O objetivo é estimular diferentes habilidades de seu filho como sua motricidade grossa (caminhar e engatinhar), motricidade final (movimento de pinça), a fala, entre outras. Se pergunta qual será a melhor opção e além disso for uma mãe das quais não tem tempo ou por alguma razão não pode ir a algum lugar, mas não quer que seu filho perca os benefícios, existem atividades que podem fazer juntos em casa!
1. Texturas
Nesta etapa as crianças aprendem muito bem através dos sentidos, sobretudo quando estão em contato com texturas. Você pode cortar letras do abecedário ou as vogais, reforçá-las com papelão de alguma caixa de cereal e depois agregar texturas como massa, areia, limpador de cachimbo, pompons, lantejoulas, massa de modelas... Existem muitas opções, use sua criatividade! Uma vez que estejam prontas, ensine seu filho o som de cada letra enquanto passa seus dedos indicadores na textura, isso a ajudará a aprender como são formadas as letras, mais adiante será mais simples aprender a ler e a escrever. Com estas atividades seu pequeno estará desenvolvendo suas habilidades cognitivas, da fala e a motricidade fina.
2. Atividades de organização
Escolha um lugar da sua casa que seja utilizado para guardar coisas (um closet, a dispensa ou a geladeira) e prepare pequenas caixas de papelão que possa reutilizar e coloque o nome das coisas que irão dentro dela. Estas atividades o ajudam seu filho a reconhecer conjuntos de objetos e símbolos que pertencem a um só grupo. Aos poucos, seu pequeno vai reconhecendo as letras e aprenderá a fazer as relações. Seu pequeno estará desenvolvendo sua capacidade cognitiva.
3. Brincar de explorador
Sua casa se tornará um campo para aventura: passagens entre os móveis, as almofadas com obstáculos, talvez passar por uma ponte para evitar um lago de lava na sala. As crianças adoram investigar e aprender sobre o mundo que os rodeia todo o tempo. Se forem ao supermercado juntos, peça que a ajude a encontrar produtos de uma só cor (por exemplo, tudo que for vermelho ou verde, e quando encontrar apontar). Também pode criar aventuras para que seu pequeno a ajude a encontrar desde uma fruta perdida da cozinha até as chaves do carro. Seu pequeno estará desenvolvendo sua motricidade grossa, motricidade fina e a fala.
4. Brincar com outras crianças
Ir ao parque, a um lugar com brinquedos para crianças, organizar algo em casa; existem muitas opções para que seu pequeno conviva com outras crianças. Enquanto estiverem brincando, inventarão histórias, personagens, além de movimentar todo o corpo para brincar. Além de estar ativo, estará trabalhando suas habilidades sociais além da coordenação. Isso o ajudará a estimular suas habilidades motoras grossas, melhorando sua coordenação, além de sua capacidade de comunicação e interação.
São muitíssimas as atividades que podem fazer juntos para estimular seus sentidos e capacidades motoras, conte-nos: seu pequeno tem estimulação precoce? Você o leva a algum lugar ou podem fazê-lo em casa? Quais conselhos daria a outras mães que estão para começar com ela?
Artigos relacionados